Nossa Intimidade com Deus

Nossa intimidade com Deus
Texto: Salmo 63:1-8 

Introdução: Você tem uma conexão íntima com Deus? Deus nos criou com a capacidade emocional e espiritual de ter um relacionamento amoroso e pessoal com ele. 

O rei Davi sabia como ter um relacionamento íntimo com o Senhor. Embora ele estivesse longe de ser perfeito, Davi tinha aprendido que só o amor do Pai poderia satisfazer os anseios mais profundos do seu coração (Salmo 63:3).

O rei apaixonadamente buscou a Deus através da oração, do arrependimento, e da obediência. A partir de seu exemplo, você e eu podemos aprender a desfrutar da intimidade com Deus.

I. A relação do homem com Deus.

A. Direta. O Senhor é a autoridade máxima sobre todos e a vida de cada pessoa, mesmo aqueles que se recusam a reconhecer a Sua soberania.

B. Distinta. Se você tem confiança na morte de Jesus na cruz para pagar a divida dos seus pecados, você se tornou um dos filhos de Deus e têm uma relação única com ele.

C. Distante. Às vezes, os filhos de Deus permitem que seu relacionamento com Deus se desgaste. Eles podem ir à igreja, mas não leem a Bíblia fielmente ou não sabem como se relacionar com o Senhor em oração. Como resultado, eles desculpam o pecado em suas vidas e não têm um sentido de unidade com ele.

D. Progressiva. Alguns crentes apaixonadamente buscam relação com Deus em um contínuo e cotidianamente, independentemente das circunstâncias da vida.

III. Requisitos para um relacionamento íntimo com Deus.

A. Um foco espiritual. Para a maioria das pessoas, a palavra "intimidade" está associada principalmente com a sexualidade. Mas comunhão genuína com Deus envolve relacionar com Ele em um nível emocional e espiritual, em vez de físico.

B. Envolvimento pessoal. O Senhor criou os seres humanos à Sua imagem, para que todas as pessoas pudessem relacionar com Ele numa base individual. O Espírito Santo vive dentro de cada crente, dando a cada um a capacidade de desenvolver uma amizade pessoal com Cristo.

C. Confiança. A intimidade não pode existir sem confiança. Se você se recusa a render-se e obedecer a Deus, não pode esperar ter um relacionamento íntimo com ele.

D. Amor. A intimidade com Deus deve ser motivada por amor, não pela obrigação. Lembre-se que Deus nos perdoou em função da morte de Cristo na cruz. Você não tem que ganhar sua afeição. Deixe esse fato motivá-lo livremente e genuinamente dedicar-se a conhecê-lo melhor.

E. Abertura e Transparência. Confessar os pecados e deficiências específicas para o Senhor. Seja honesto com Ele, e a intimidade vai crescer.

F. Comunicação de duas vias. Pedir a Deus para mostrar-lhe como ouvir a Sua orientação para sua vida, e reservar um tempo para ouvi-lo.

G. Tempo e esforço. Você deve dedicar-se a conhecer o Senhor, se você quiser experimentar a plenitude da amizade com ele.

IV. Benefícios da intimidade com Deus.

A. Estabilidade. No meio das tempestades da vida, um relacionamento sólido com Deus é a sua âncora.

B. Segurança. Você pode ter a certeza de que Ele está sempre com você, pronto para ajudar em qualquer situação ou circunstância.

C. Serenidade. A intimidade lhe dá tranquilidade e paz em seu espírito, não importa o que aconteça. Você pode confiar que o Senhor irá guiá-lo através de dificuldade.

D. Sensibilidade. Deus lhe dará maior compreensão espiritual e aumento da consciência para as necessidades dos outros.

V. Barreiras à intimidade.

A. Orgulho. Alguns colocaram a sua confiança em si mesmos e buscam relacionamentos, realizações ou posses, em vez de intimidade com o pai.

B. Rebelião. Quando deliberadamente desobedecemos ao Senhor, não podemos ter intimidade com ele.

C. Pressa. Algumas pessoas nunca encontram intimidade com Deus, porque eles estão sempre impacientes. 

Conclusão: Eu oro para que o seu relacionamento com Deus seja caracterizado pela unidade, entrega e alegria. Mas se você não está tendo intimidade com o Senhor, Ele deseja revelar-se de uma maneira pessoal para você. Deixe de lado o orgulho, confesse o seu pecado e rebelião, e dedique-se a um relacionamento com ele. Davi escreveu: "Na tua presença há plenitude de alegria; em sua mão direita há prazeres para sempre" (Salmo 16:11). Só Deus pode satisfazer os anseios mais profundos do seu coração. Reserve um tempo para descobrir a profundidade impressionante de amor de Deus por meio de um relacionamento íntimo com ele.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem