Um Maior do Que Salomão Está Aqui

Um Maior do Que Salomão Está Aqui
Texto:
Mateus 12:38-42; - 1 Reis 10:1-13 

Introdução: Jesus Cristo fez algumas declarações surpreendentes enquanto estava aqui na terra. Ouça estas citações clássicas dos lábios do Senhor Jesus. 

“Antes que Abraão existisse, eu sou...", João 8:58. 

"Eu e o Pai somos um." João 10:30.

"... Aquele que tem vê a mim vê ao Pai ...", João 14:9. 

"... Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim", João 14:6.

"... Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome e quem crê em mim jamais terá sede" João 6:35. 

Através de declarações como estas, Jesus afirmou claramente quem ele era. Mas, seus inimigos não estavam satisfeitos com sua palavra.

Em nosso texto, eles exigiram um sinal. Eles não queriam ouvir o que ele tinha a dizer, o que eles queriam e que ele fizesse um milagre para provar que Ele era o Messias.

Sua resposta a eles é clara. Eles não irão receber nenhum sinal, mas o sinal de Jonas. Assim como Jonas passou três dias no ventre do peixe, Jesus ia passar três dias no coração da terra. Ele cumpriu esse sinal quando Ele ressuscitou dos mortos!

Então, Jesus pronunciou julgamento sobre eles. Disse-lhes que os homens de Nínive iriam testemunhar contra eles no julgamento. Nínive se arrependeu com a pregação de Jonas, mas alguém maior do que Jonas tinha chegado e eles não quiseram ouvi-Lo. Ele então lhes disse a rainha de Sabá iria testemunhar contra eles também. Ela viajou uma grande distância, com grande esforço e com grande despesa, para ouvir as palavras de Salomão, mas um maior do que Salomão tinha chegado e os judeus se recusaram ouvir o que ele tinha a dizer. Eles não têm que se deslocar para ouvi-lo, ainda assim eles não quiseram ouvir. Quando Jesus disse que uma rainha gentia tinha mais fé do que eles, eles se enfureceram!

Quero aproveitar esta declaração de Jesus, "Um maior do que Salomão está aqui", e mostrar-lhe que ainda hoje é verdade. Jesus Cristo era e é maior do que Salomão.

Vamos voltar ao 1 Reis 10:1-13 e examinar os fatos relacionados ao rei Salomão. Vamos ver o que a Bíblia tem a dizer sobre a glória de Salomão e como Jesus é maior. Eu quero pregar sobre o tema: Um maior do que Salomão está aqui. 

I. Jesus é maior do que Salomão em seus caminhos

(Sabá estava, provavelmente, em algum lugar em torno da Etiópia. Esta rainha pagã ficou sabendo em seu país, através dos marinheiros e comerciantes, da grandeza do rei Salomão).

A. Soube de sua riqueza. V. 7 - Ela ouviu das grandes riquezas que fluíam para o reino de Salomão - 1 Reis 9:28 (31.500. Valem cerca de US $ 2,5 bilhões), 1 Reis 10:14-15 (50.000 libras. vale cerca de 38,3 bilhões dólares). 1 Reis 10:18-20 - trono de Salomão! 
(Jesus é maior do que Salomão, em sua riqueza: Ele pode satisfazer todas as necessidades, seja ela física, material ou espiritual! Salomão poderia fornecer alimentos; Jesus pode multiplicar pães e peixes. Salomão podia comprar qualquer coisa que ele desejasse; Jesus pode através do seu poder pegar água e torná-la em vinho puro! Salomão sentou em um trono construído, fornecido e confirmado pelo homem. Jesus ocupa um trono eterno, e Ele nunca será forçado a sair dele, Salmos 45:6).

B. Ela ouviu falar de suas obras. V. 6 - Ela ouviu do grande reino que ele havia construído, 1 Reis 5-9. Ela ouviu do Templo que ele tinha construído para o seu Deus. Ela ouviu do grande palácio que ele tinha construído para si. 
(Jesus é maior do que Salomão, em suas obras: Salomão construiu casas de pedra e madeira. Jesus é a construção de uma família da fé, Efésios 2:12-22! Salomão deu a sua riqueza para comprar as coisas, Jesus deu a sua vida para resgatar os pecadores. Salomão chegou ao final de sua vida e morreu, 1 Reis 11:43. Jesus morreu na cruz e levantou-se ao terceiro dia, Mateus 28:1-6. Salomão era nada mais do que um ser humano fraco; seu poder era terrestre e temporários. Jesus é o sobrenatural, eterno Filho de Deus, Seu poder é eterno, Ef. 3:20. Salomão foi limitado em seu poder. Jesus tem todo o poder e ele pode mover montanhas, saciar a sua sede e salvar sua alma, Mateus 28:18!)

C. Ela ouviu da sua sabedoria - v. 1-3, 6-7; 4:29-34; 10:24 - Ela tinha ouvido falar da sua capacidade intelectual e que ele poderia responder a perguntas profundas. Ela veio prová-lo. Ela veio para começar suas perguntas respondidas! 
(Jesus é maior do que Salomão em sua sabedoria: Salomão pode ter sido sábio, e ele pode ter possuído imenso conhecimento, mas Jesus criou tudo o que Salomão sabia!
Ele detém todas as respostas para todas suas perguntas. Na verdade, ele é a resposta a todos os enigmas, problemas e questões de vida!)

D. Ela soube da sua adoração a Deus. V. 1 - A fama de Salomão estava na mente desta mulher; "sobre o nome do Senhor." O que impressionou mais do que a sua posição, mais do que o seu poder, mais do que sua prosperidade e mais o seu prestígio, era o seu relacionamento, pessoal poderoso com seu Deus. Quando soube que o Deus de Salomão foi o responsável por sua glória, ela quis saber mais! Ela queria saber sobre essa ligação que ele tinha com Deus. A história diz que Salomão tinha uma passarela coberta ligando o seu palácio com a Casa de Deus. Ela viu adoração e viu os sacrifícios que ele fez ao seu Deus e ela ficou espantada, 1 Reis 8:63; 1 Reis 9:25. Ela estava interessada no Deus de Salomão! 

Jesus é maior do que Salomão, em sua adoração: Salomão pode ter conhecido como ir ao templo para fazer um sacrifício, mas Jesus sabe como salvar pecadores perdidos, guardá-las por sua graça e trazê-los à presença de Deus!

(Vamos adorá-lo na eternidade – Apocalipse 4:10-11; 5:9!) Jesus nos reconcilia com Deus, 2 Coríntios. 5:18. Ele permite que aqueles que foram separados de Deus pelos seus pecados possam entrar na presença de Deus para adorar!

II. Jesus é maior do que Salomão em suas riquezas

(Quando a rainha de Sabá chegou a Jerusalém, foi surpreendido com a grandeza da riqueza deste rei, v. 5)

A. Ela viu as suas posses. V. 4, 13 - Ela viu sua casa e sua riqueza. 
(Jesus é maior do que Salomão, em suas posses - Salmos 24:1; Salmos 50:12, Jó 41:11. Ele é dono de tudo e Ele pode cuidar de seu povo! Não há falta com ele!)

B. Viu suas Provisões. V. 5 - Era necessária uma quantidade enorme de alimentos para alimentar aqueles que comiam da sua mesa, 1 Reis 4:22-23. 
(Jesus é maior do que Salomão, em suas provisões - Não só ele tem tudo, mas Ele está disposto a compartilhá-lo com todos aqueles que se alimentam de sua mesa, Filipenses 4:19; Salmos 37:25! Salomão tinha suficiente à sua mesa para alimentar aqueles que comiam da sua mesa, talvez uma centena de anos. O Senhor Jesus tem o suficiente para dar todos os Seus filhos o pão diário "!)

C. Ela viu o seu povo. V. 5 - Ela viu como seus servos o serviam. Ela notou como eles se sentavam em sua presença, ouviam a sua voz. Ela ficou espantada com a alegria em que eles serviam! 
(Jesus é maior do que Salomão em seu povo, Tito 2:14, Efésios 2:10. Seu povo ama e quer estar ao seu redor para ouvir a Sua Palavra e fazer o seu lance. Aqueles que conhecê-Lo e amá-Lo quero servi-Lo! (Por que eles amam - Efésios 2:1-9!)

D. Quando a rainha de Sabá viu a riqueza do rei Salomão, ela ficou totalmente espantada! Ela disse, "não há ninguém como você!" Mas, eu quero lembrar que há um maior do que Salomão entre nós hoje!

III. Jesus é maior do que Salomão em suas maravilhas

(A rainha de Sabá tinha ouvido falar de Salomão, mas ela não acreditava nisso até que ela viu com seus próprios olhos, v. 7. O que ela viu quando ela veio a Salomão a deixou pasma!)

A. Sua descoberta pessoal - Sua viagem a Jerusalém levou-a algumas conclusões pessoais. 
1. Ele era mais rico do que ela tinha ouvido falar - Ela recebeu mais dele do que ela lhe deu. 
2. Ele era mais sábio do que ela tinha ouvido falar - Ele foi capaz de responder a cada um de seus enigmas, v. 1, 3. (Jesus deu sentido à vida. Tudo faz sentido com Jesus!)
3. Ele era mais maravilhoso do que ela tinha ouvido falar - Ela concluiu que ela não tinha sequer ouvido falar da metade da sua glória e grandeza! (Não importa o que dizem sobre ele, que nunca podem esgotar a sua glória, Seu poder e a Sua maravilha!) 

(Toda pessoa que já ouviu falar de Jesus Cristo e reagiu, vindo a Ele para a salvação pode dizer como a rainha de Sabá, não me disseram metade. Ele vai sempre dar-lhe de volta muito mais do que você tem dado a ele! Ele irá revelar a você as respostas para os enigmas e problemas da vida. Ele sempre vai revelar-se muito mais glorioso! Ele vai te deixar perplexo, atônito e surpreso! Todo mundo que me falou sobre Jesus mentiu para mim! Ele é muito melhor do que eles disseram! A outra metade nunca foi contada!)

B. Sua profunda Declaração - Ela tinha algumas coisas a dizer a Salomão, sobre o que viu. 
1. No que diz respeito a seus servos - Ela comentou sobre a natureza feliz de seus servos! 
2. A respeito de seu Deus - Ela comentou sobre a grandeza do Senhor de Salomão! Ela se gabava de sua bondade e de seu amor. Ela estava convencida de que não havia ninguém como Salomão e ninguém como o Deus de Salomão! 

(Uma das razões porque eu posso dizer "Um maior do que Salomão está aqui" é porque aqueles que o conhecem são um povo feliz! Pode haver preocupações e pode haver problemas, mas eles possuem uma "alegria indizível e cheia de glória" no fundo de suas almas! Ele faz isso através da Sua graça! Aqueles que conhecem aquele que é maior do que Salomão; gostam de exaltar e adorar o seu nome!) 

Conclusão: Você conhece quem é maior do que Salomão? Se o conheces, então você sabe por que Ele é maior do que Salomão ou qualquer outro. 

Se você o conhece, eu o desafio a cair diante dEle em adoração. Curvar-se diante dEle e chamar o seu nome e louvá-lo por quem Ele é e por tudo que Ele fez por você.

4 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Parabens pastor que Deus continue a te usando com poder e gloria de seu discipulo alxandre - londres

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, fico feliz de saber que tenho você como discípulo,rrsssrrss. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Ele disse essas palavras pelo seu conhecimento das expunções que o rei Salomão fazia e de sua aliança, por isso que Deus evocou a loucura no final de sua vida, essa historia fas parte dos ensinamentos maçons, poderia essa a historia que eles teriam encontrado embaixo do templo de Salomão

    ResponderExcluir
  4. Ele disse essas palavras pelo seu conhecimento das expunções que o rei Salomão fazia e de sua aliança, por isso que Deus evocou a loucura no final de sua vida, essa historia fas parte dos ensinamentos maçons, poderia essa a historia que eles teriam encontrado embaixo do templo de Salomão

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem