A Vida é Muito Curta

A vida é muito curtaTexto: Salmos 39 

Introdução: Este Salmo é todo sobre a brevidade da vida. O salmista faz uma pausa no meio de uma existência movimentada e começa a meditar sobre sua vida, seu Senhor, e a duração de seus dias. Quando se senta em silêncio, ele começa a pensar como a vida é curta, além disso, ele considera o quão importante é para o homem saber como a vida é curta (v. 4-7).

É na brevidade da vida que ele descobre que não há nenhuma esperança real fora do Senhor, pois ele é eterno. Ele começa a clamar a Deus por perdão dos pecados e a bondade de dias.

O tema deste salmo, entretanto, é v. 4-7. É nestes versos que o salmista realmente vem a compreender que a vida é muito curta.

Eu quero pregar sobre isso hoje, "A vida é muito curta"

A Palavra de Deus tem muito a dizer sobre este assunto, e eu quero compartilhar com vocês alguns versos:
- Gênesis 18:27, Abraão disse: "sou pó e cinza."
- I Samuel 20:3, Davi admite, "há apenas um passo entre mim e a morte"
- II Samuel 14:14, "Porque certamente morreremos, e seremos como águas derramadas na terra, que não se podem ajuntar mais”
- I Crônicas 29:15, "Porque somos estrangeiros diante de ti e peregrinos, como o foram todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há permanência"
- Jó 7:6-7, "Os meus dias são mais velozes do que a lançadeira do tecelão, e chegam ao fim sem esperança. Lembra-te de que a minha vida é um sopro".
- Jó 8:9: "Porque nós somos de ontem, e nada sabemos, porquanto nossos dias sobre a terra, são uma sombra”.
- Jó 14:1-2: "O homem, nascido da mulher, é de poucos dias e cheio de inquietação. Nasce como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece".
- Jó 17:1, "O meu espírito está quebrantado, os meus dias se extinguem, a sepultura me está preparada”.
- Salmo 22:29, "Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, os que não podem reter a sua vida"
- Salmo 103:14-16 "Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a erva; como a flor do campo, assim ele floresce. Pois, passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não a conhece mais".
- Salmo 144:4, "O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa”.
- Provérbios 27:1, "Não te glories do dia de amanhã; porque não sabes o que produzirá o dia”.
- Tiago 4:14-15: "No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”

A vida é muito curta... 

I. Para viver sem amor. I Coríntios 13:1-3, 13.

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria”. 13 “Agora, pois, permanece a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor”.

Jesus disse em João 13:34-35,"Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros"

A vida é muito curta para viver sem amor... 

A. A nossa família: Efésios nos ensina sobre os marido amar a sua esposa, mas muitas vezes perdemos o ponto desta escritura em que o homem é a cabeça de sua casa e o exemplo para o resto de sua família. Quando um homem ama a sua esposa, ele dá um exemplo para o resto da família para amar uns aos outros também. 

B. Os nossos amigos: Provérbios 17:17, “O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão”
Provérbios 27:10, "Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai... " Você pode ter muitos conhecidos, colegas, companheiros, camaradas, associados e companheiros com quem você é simpático, mas verdadeiros amigos são muito poucos e muito distantes entre si e devem ser entesourados! A vida é muito curta para vivê-la sem amor para com seus amigos! 

C. Nossa comunhão: A igreja local é um corpo de crentes que se reúnem com o propósito de adoração, comunhão e oração para a edificação dos santos, a evangelização do mundo, e a glória do Senhor até que Jesus venha. A vida é muito curta para vivê-lo com uma abordagem indolente para com a igreja! Foi importante o bastante para que Jesus morresse por ela! Deve ser suficientemente importante para nós, para que a amemos e nos dediquemos a ela!

II. Para vivê-la sem o Senhor. v. 7.

O salmista percebe que a vida é muito curta para vivê-la sem o Senhor. Salmos 73:24-26: "Tu me guias com o teu conselho, e depois me receberás em glória. A quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; do meu coração, porém, Deus é a fortaleza, e o meu quinhão para sempre"

A Bíblia nos dá uma orientação clara sobre isso... 

A. A história do rico insensato: Lucas 12:16-21 

B. A Escritura sobre o valor da alma: Mateus 16:26, "Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? ou que dará o homem em troca da sua alma?"

C. As palavras do pregador em Eclesiastes: Eclesiastes 12:13-14: "Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau" 

Conclusão: Estamos aqui hoje e amanhã não sabemos. É mais importante do que podemos imaginar tirar o máximo de nossos dias. Pai e mãe... tão curto como é a vida, sua chance de criar os filhos é ainda menor.

Não desperdice suas oportunidades com atividades tolas mundanas.

Tão curta como é a vida, suas oportunidades de demonstrar amor por seus pais, avós, amigos e outras pessoas que você ama é ainda menor, não desperdice suas oportunidades na busca de objetivos mundanos!

Tão curta como é a vida, sua chance de ser salvo é ainda menor, pois você só pode vir quando Deus está chamando você. Se ele está chamando hoje, é melhor você não desperdiçar esta oportunidade de acertar as coisas com ele.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem