Sete coisas que o dinheiro não pode comprar
Texto: Números 22:1-7
Introdução: Balaque, rei dos moabitas, queria contratar os serviços de Balaão para orar e lançar uma maldição sobre a nação de Israel. Ele ofereceu-lhe "recompensas de adivinhação". 
O dinheiro nunca deve ser o principal fator nas decisões que tomamos. Deus não pode ser comprado. (Nem o voto do povo de Deus)!
Gostaria de observar com vocês sete coisas que o dinheiro não pode comprar: 

1. Intimidade com Deus.

[post_ad]· Quando Balaão foi chamado para lançar uma maldição sobre o povo de Israel, entrou em seu quarto de oração.
· Mesmo antes de ele começar a falar com Deus, Deus estava falando com ele! Isso é intimidade. O dinheiro não pode comprar intimidade com Deus.
· O pecado destrói a sua intimidade com Deus.

2. Um bom nome.

· Balaão tinha estabelecido uma reputação de ser um "homem de Deus."
· Dinheiro não pode comprar-lhe um bom nome.
· O pecado destrói o seu bom nome.

3. Credibilidade.

· Balaque disse pelo que quer que fosse que Balaão tinha orado "aconteceu". Ou seja, o que Balaão dissesse poderia ser acreditado como credível.
· O pecado faz você perder a sua credibilidade com os outros.

4. Poder de Deus.

· O poder do cristão é a intimidade que tem com Deus na sua vida de oração.
· O pecado lhe rouba o poder de Deus.

5. A lealdade de seus amigos.

· Quem era o melhor amigo de Balaão? Digo a vocês que era a jumenta.
· Após o pecado de a ganância estar tão agarrado ao coração de Balaão e ele ameaçou matar sua jumenta com uma faca no encontro com o anjo, eu sinceramente duvido que a jumenta falou com Balaão novamente!

6. Uma boa noite de sono.

· A primeira vez que Balaão recebeu a proposta de "dinheiro" dos servos de Balaque, ele disse "não". Ele dormiu "bem" naquela noite.
· No dia seguinte, os servos voltaram e ofereceram mais dinheiro a Balaão. Ele não dormiu bem naquela noite. Ele levantou-se cedo na manhã cheio de cobiça.
· Garanto a vocês que Balaão não dormiu bem para o resto de sua vida. Ele havia falhado miseravelmente com o Senhor!
· O pecado lhe rouba o sono.

7. Uma casa no céu.

· Tudo o que o dinheiro pode comprar é trapos imundos. Mais tarde na vida, Balaão seria listado como sendo morto com o inimigo.
· No livro de Judas, somos advertidos a fugir do erro ganancioso de Balaão.
· O dinheiro não pode comprar uma casa no céu.
Entretanto!

Há sete coisas que o sangue de Cristo pode comprar:

1. Intimidade com Deus.

João 15:4 – “Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim”

2. Um bom nome.

Atos 11:26 – “tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja, e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”

3. Credibilidade.

Tiago 5:12 – “Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para que não caiais em condenação”

4. Poder de Deus.

Filipense 4:13 – “Posso fazer todas as coisas naquele que me fortalece”

5. A lealdade de seus amigos.

Provérbios 18:24 – “O homem que tem amigos pode congratular-se, mas há um amigo que é mais chegado que um irmão”

6. Uma boa noite de sono.

Romanos 8:1 - “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”

7. Uma casa no céu.

João 3:16 - “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
O que o sangue de Jesus pode comprar: Isaías 61:10 – “Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas joias”

Conclusão: Que roupa você está vestindo, o vestuário trapo imundo comprado com o dinheiro, ou o manto da justiça comprado para nós pelo sangue de Cristo? 

O que você achou desse esboço de sermão? Você acha que o dinheiro pode comprar tudo? Dê sua opinião.

Pr. Aldenir Araújo