Lições da Pérola


Lições da pérola
Texto: Mateus 13:45-46

Introdução: Nesta parábola o mercador é Jesus, a pérola é a igreja, e o grande preço é a morte de Jesus na cruz.

As pérolas têm sido usadas durante séculos como objetos de beleza.

Vamos dar uma olhada na pérola e perceba como ela ilustra várias lições espirituais maravilhosas sobre o Senhor Jesus Cristo e Sua igreja.

1. A pérola é produto do sofrimento

A. A pérola é formada quando uma ostra recebe um grão de areia presa na carne macia dentro de sua concha. Este pedaço de areia irrita a ostra e então ela responde pelo revestimento do grão com camadas de saliva e de cálcio.

B. A igreja foi formada a partir de terríveis dores e a morte de Cristo pelos pecadores sobre a cruz! (Efésios 5:25 - Apocalipse 1:5)

2. A pérola é formada de matérias inúteis

A. A pérola é formada por todos os tipos de lixo. Pedaços de areia, fragmentos de ossos de peixes mortos, e outros resíduos no fundo do mar.

B. A composição da igreja saiu de pecadores condenados e presos ao inferno! (Mateus 9:12-13 - Efésios 2:1-3)

3. A pérola é uma coisa composta

A. É uma combinação de várias coisas. Há pelo menos três materiais utilizados na formação de uma pérola - o material irritante, saliva da ostra e o cálcio.

B. A Igreja é composta de todos os tipos de pessoas de todas as raças e origens (Gálatas 3:26-28). Eles têm uma coisa em comum - a salvação pela graça mediante a fé em Cristo!

4. A pérola cresce gradualmente

A. Depois que um grão de areia entra na ostra, pode levar até 3 anos para a ostra produzir uma pérola magnífica.

B. Deus tem forma lenta e gradual de edificar a sua igreja neste mundo. Ela vem crescendo há dois mil anos enquanto o Espírito Santo convence os pecadores e chegam assim a um conhecimento salvífico de Jesus Cristo (Efésios 2:21-22).

5. A pérola é um trabalho oculto

A. A pérola cresce escondida na ostra submersa na água.

B. Além do aspecto físico numérico, ninguém pode realmente ver o crescimento espiritual real da igreja. Nós só podemos ver a igreja local visível, mas não o corpo espiritual invisível que forma a vastidão de toda a igreja (Efésios 1:22-23).

6. A pérola é um objeto muito valioso

A. As pérolas podem valer uma fortuna. De fato um colar de pérolas pode realmente valer milhões de dólares.

B. A igreja valeu o tesouro do céu, para Deus! Ele pagou o preço mais elevado, o melhor do Céu - Seu Filho amado, Jesus Cristo, para salvar a Igreja do inferno! (Romanos 5:6-8)

C. A igreja é realmente muito valiosa para o mundo, mesmo quando o mundo realmente não aprecia isso. A igreja serve como força de contenção contra o mal que um dia varrerá todo o mundo. Portanto, ela vale a pena todo o preço e os esforços que precisamos dar para se manter viva, ativa e forte no Senhor. Vale a pena todas as nossas orações, nossa doação, nosso trabalho, nosso sacrifício. A igreja vale a pena tudo o que podemos dar a ela!

7. A pérola é uma unidade

A. A pérola é a única gema conhecida pelo homem que não pode ser cortada. Grandes diamantes são cortados e realizados em vários menores, pedras mais valiosas. A pérola não pode ser dividida, sem destruir seu valor natural e beleza.

B. A igreja local pode ser dividida aos olhos do homem, mas a verdadeira igreja (o verdadeiro corpo de Cristo, composta de ambos mortos e vivos em Cristo) será para sempre um (Filipenses 1:27).

C. Quando qualquer igreja local é dividida, ela perde o seu valor e beleza para o mundo ver! Portanto, há uma grande necessidade para que sejamos de uma mente e de um acordo por causa do testemunho! Não é bom quando o povo de Deus não pode se dar bem uns com os outros!

8. A pérola reflete a luz

A. Uma das qualidades mais notáveis da pérola é a sua capacidade de refletir a luz. A Igreja é chamada para refletir a verdadeira luz do mundo - o Senhor Jesus Cristo (João 8:12; 9:5).

B. A Igreja, como a lua reflete a luz do sol durante a noite, isto é para refletir a luz do Senhor Jesus Cristo a este mundo espiritualmente escuro (Filipenses 2:15).

Conclusão: E assim vimos que a pequena pérola ensina várias grandes verdades da Bíblia sobre Cristo e Sua igreja. Vamos aprender uma lição com as qualidades da pérola - a partir de sua beleza e valor ao dono! A próxima vez que você vê uma pérola medite sobre estas verdades maravilhosas!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem