Desonrando o Senhor


Desonrando o Senhor
Texto: Malaquias 1:6-10 

Introdução: O Senhor é grande (Salmo 145:3) sobre toda a terra. Aqui, o povo de Deus não lhe honraram corretamente. Desde que Israel devia temer a Deus e amá-lo de todo coração (Deuteronômio 6:3-5), a gravidade do seu estado espiritual era verdadeiramente alarmante.

Novamente, o Senhor lembra e repreende Israel.

I. A acusação de desrespeito. V. 6.

Em toda sociedade civilizada, é regra um filho honrar o pai e o servo temer o seu mestre. Deus era como um pai para Israel (Êxodo 4:22 - Oseias 11:1). O quinto dos dez mandamentos ensina que os filhos devem honrar os pais (Êxodo 20:12 - Deuteronômio 5:16). Os filhos rebeldes que desprezavam a disciplina eram apedrejados e mortos sob a lei mosaica (Deuteronômio 21:18-21)! Louvado seja Deus, estamos sob o período da graça do Novo Testamento! Eu gostaria de saber quantas crianças teriam morrido até hoje, se a lei do Antigo Testamento ainda estivesse valendo.

Deveria a nação que era considerada um "filho primogênito" de Deus ser menos obedientes e tão descuidados? Por isso a pergunta de Deus foi tão forte: "se eu sou pai, onde está a minha honra?" (1:6a - Isaías. 1:2)

Observe também que o Senhor é o Mestre de Israel (Isaías 44:1-2). Como poderia esta nação, que era serva escolhida do Senhor ser desrespeitosa para com Ele? A segunda pergunta do Senhor foi: "Se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo?" (1:6b - Isaías 1:3)

II. A pergunta de Israel sobre a acusação. V. 6c.

“Ó sacerdotes, que desprezais o meu nome..." (v. 6b).

Essa acusação era triste uma vez que, após o regresso do exílio, os sacerdotes eram responsáveis por ensinar ao povo a aliança de Deus e converter seus corações de volta para Ele (Malaquias 2:7 - Esdras 7:10). Se os sacerdotes não conseguiam honrar a Deus, o que se poderia esperar do povo?

III. A prova da acusação de Deus. V. 7-10.

A referência do Senhor a "pão imundo" deveria ter feito os sacerdotes se arrepender. Eles tinham diretivas específicas relativas aos sacrifícios defeituosos (Levítico 22:18-25). Eles foram estritamente alertados contra oferecer tais sacrifícios para que os sacerdotes não profanassem o nome de Deus (Levítico 21:6; 22:2,32). No entanto, os sacerdotes eram culpados do mesmo pecado que Deus os advertiu - oferecendo "pão imundo" a Deus (Malaquias 1:7).

Os sacerdotes perguntaram: "Em que desprezamos, ou profanamos o teu nome?" Os sacerdotes eram tão insensíveis ao pecado, que muitos não sabiam que tinham desprezado o Senhor através do trabalho muito santo que lhes havia designado para fazer!

Malaquias respondeu que havia contaminado a Deus, dizendo: "a mesa do Senhor é imunda, e o que nela se oferece, isto é, a sua comida, é desprezível..." (1:12). O fato de os sacerdotes chamarem a mesa do Senhor de desprezível era comprovado por suas próprias ações. Eles estavam tratando a mesa de Deus com desprezo, ao ignorar seus requisitos relativos à qualidade dos sacrifícios que deveriam ser colocados sobre ela. Além disso, o seu desprezo agravou-se a medida que eles próprios eram obrigados a comer os sacrifícios manchados. Isso fez deles muito culpados, merecedores da pena capital! (Levítico 24:9 - 22:8,9)

Malaquias 1:8a afirma que os sacerdotes traziam animais cegos, coxos e doentes como sacrifícios (cf. 1:13). Eu pergunto isso era correto? A resposta com base em Levitico 22:18-25 e Deuteronômio 15:21, é NÃO. Era para eles uma vergonha que tais coisas básicas tiveram de ser apontado para eles!
Malaquias 1:08b ironicamente, Malaquias sugeriu: "Ora, apresenta-o ao teu governador;..." A mesa do governador era um banquete ricamente preparado (Neemias 5:17-18a), incluindo as "ofertas de livre vontade" das pessoas. Qualquer governador não teria ficado satisfeito com alimentos preparados a partir de animais rejeitados. Na verdade, ele não iria certamente nem no pensamento aceitá-los.

Malaquias 1:10 que absurdo era esperar o favor de Deus, oferecendo sacrifícios defeituosos a Ele! Deus declarou que era inútil acender o fogo sobre o altar do holocausto e que todo o culto do templo poderia muito bem ser interrompido!

Conclusão: A lição para nós neste estudo da Bíblia é muito clara e simples - Deus como nosso Pai e Mestre nunca está satisfeito com qualquer cerimônia religiosa, formalidades e rituais. Deus só aceita o melhor do tempo, habilidades, talentos e ofertas de Seus filhos (Salmo 24:3-5).

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem