Desonrando o Senhor


Desonrando o Senhor
Texto: Malaquias 1:6-10 
Introdução: O Senhor é grande (Salmo 145:3) sobre toda a terra. Aqui, o povo de Deus não lhe honraram corretamente. Desde que Israel devia temer a Deus e amá-lo de todo coração (Deuteronômio 6:3-5), a gravidade do seu estado espiritual era verdadeiramente alarmante. Novamente, o Senhor lembra e repreende Israel.

I. A acusação de desrespeito. V. 6.

Em toda sociedade civilizada, é regra um filho honrar o pai e o servo temer o seu mestre. Deus era como um pai para Israel (Êxodo 4:22 - Oseias 11:1). O quinto dos dez mandamentos ensina que os filhos devem honrar os pais (Êxodo 20:12 - Deuteronômio 5:16).[post_ad]Os filhos rebeldes que desprezavam a disciplina eram apedrejados e mortos sob a lei mosaica (Deuteronômio 21:18-21)! Louvado seja Deus, estamos sob o período da graça do Novo Testamento! Eu gostaria de saber quantas crianças teriam morrido até hoje, se a lei do Antigo Testamento ainda estivesse valendo.
Deveria a nação que era considerada um "filho primogênito" de Deus ser menos obedientes e tão descuidados? Por isso a pergunta de Deus foi tão forte: "se eu sou pai, onde está a minha honra?" (1:6a - Isaias. 1:2)
Observe também que o Senhor é o Mestre de Israel (Isaías 44:1-2). Como poderia esta nação, que era serva escolhida do Senhor ser desrespeitosa para com Ele? A segunda pergunta do Senhor foi: "Se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo?" (1:6b - Isaias 1:3)

II. A pergunta de Israel sobre a acusação. V. 6c.

“Ó sacerdotes, que desprezais o meu nome..." (v. 6b).
Essa acusação era triste uma vez que, após o regresso do exílio, os sacerdotes eram responsáveis por ensinar ao povo a aliança de Deus e converter seus corações de volta para Ele (Malaquias 2:7 - Esdras 7:10). Se os sacerdotes não conseguiam honrar a Deus, o que se poderia esperar do povo?

III. A prova da acusação de Deus. V. 7-10.

A referência do Senhor a "pão imundo" deveria ter feito os sacerdotes se arrepender. Eles tinham diretivas específicas relativas aos sacrifícios defeituosos (Levítico 22:18-25). Eles foram estritamente alertados contra oferecer tais sacrifícios para que os sacerdotes não profanassem o nome de Deus (Levítico 21:6; 22:2,32). No entanto, os sacerdotes eram culpados do mesmo pecado que Deus os advertiu - oferecendo "pão imundo" a Deus (Malaquias 1:7).
Os sacerdotes perguntaram: "Em que desprezamos, ou profanamos o teu nome?" Os sacerdotes eram tão insensíveis ao pecado, que muitos não sabiam que tinham desprezado o Senhor através do trabalho muito santo que lhes havia designado para fazer!
Malaquias respondeu que havia contaminado a Deus, dizendo: "a mesa do Senhor é imunda, e o que nela se oferece, isto é, a sua comida, é desprezível..." (1:12). O fato de os sacerdotes chamarem a mesa do Senhor de desprezível era comprovado por suas próprias ações. Eles estavam tratando a mesa de Deus com desprezo, ao ignorar seus requisitos relativos à qualidade dos sacrifícios que deveriam ser colocados sobre ela. Além disso, o seu desprezo agravou-se a medida que eles próprios eram obrigados a comer os sacrifícios manchados. Isso fez deles muito culpados, merecedores da pena capital! (Levítico 24:9 - 22:8,9)
Malaquias 1:8a afirma que os sacerdotes traziam animais cegos, coxos e doentes como sacrifícios (cf. 1:13). Eu pergunto isso era correto? A resposta com base em Levitico 22:18-25 e Deuteronômio 15:21, é NÃO. Era para eles uma vergonha que tais coisas básicas tiveram de ser apontado para eles!
Malaquias 1:08b ironicamente, Malaquias sugeriu: "Ora, apresenta-o ao teu governador;..." A mesa do governador era um banquete ricamente preparado (Neemias 5:17-18a), incluindo as "ofertas de livre vontade" das pessoas. Qualquer governador não teria ficado satisfeito com alimentos preparados a partir de animais rejeitados. Na verdade, ele não iria certamente nem no pensamento aceitá-los.
Malaquias 1:10 que absurdo era esperar o favor de Deus, oferecendo sacrifícios defeituosos a Ele! Deus declarou que era inútil acender o fogo sobre o altar do holocausto e que todo o culto do templo poderia muito bem ser interrompido!

Conclusão: A lição para nós neste estudo da Bíblia é muito clara e simples - Deus como nosso Pai e Mestre nunca está satisfeito com qualquer cerimônia religiosa, formalidades e rituais. Deus só aceita o melhor do tempo, habilidades, talentos e ofertas de Seus filhos (Salmo 24:3-5).

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!