A Mensagem da Cruz


A mensagem da cruz
Texto: I Coríntios 1:18-31

Introdução: Ilustração: Era uma vez uma menina que usava sempre uma cruz brilhante, ao redor do pescoço, que orgulhosamente exibia para todos verem. Um dia, ela foi abordada por um homem que lhe disse: "Menina, você não sabe que Jesus morreu em uma cruz que não era bonita como a que você está usando? Era uma coisa feia, de madeira. "A menina esperta respondeu:" Sim, eu sei. Mas você não sabe que o que Jesus toca, muda?"

Paulo escreveu esta primeira carta a igreja em Corinto para corrigir muitos problemas que tinha surgido entre eles.

Divisão, orgulho, imoralidade sexual e irmão processando o outro eram apenas alguns dos problemas que Paulo aborda. Paulo procurou corrigir esses problemas, dirigindo a atenção deles para a cruz. Dirigiu-lhes que "a mensagem da cruz", é o poder de Deus.

A palavra grega que no verso 18 é logos, que significa "palavra". Embora algumas versões traduzam "pregação da cruz" é traduzido mais precisamente "a palavra ou a mensagem da cruz"
Paulo muitas vezes mudou seu estilo de pregação. (1 Coríntios 9:22) Mas ele nunca mudou sua mensagem. (Gálatas 1:8) Há apenas uma mensagem. (1 Coríntios 2:2)

I. A Loucura da cruz

A. A "sabedoria" do homem procura Deus conforme a sua imagem. I Coríntios 1:22a
1. Os judeus perderam a mensagem da cruz, porque eles estavam procurando por um rei terreno. João 1:11
2. Muitos hoje perdem a mensagem da cruz, porque eles tentam fazer com que Deus se encaixe em sua imagem.
B. A "sabedoria" do homem pretende complicar a mensagem da cruz. 1 Coríntios 1:22b
1. A simplicidade do evangelho foi corrompido pela sabedoria do homem.
2. Atos 17:21
C. A "sabedoria" do homem falha quando confrontado com a cruz. 1 Coríntios 23-25

II. O poder da Cruz

A. Ilustração: Um pastor conhecido estava viajando pela Austrália, ele deu o seguinte conselho sobre os seus esforços evangelísticos: "Não diga às pessoas sobre a cruz, não funciona. É por isso que tantos esforços evangelísticos falham, eles focam muito na cruz. Basta dizer-lhes que Deus os ama e tem um plano para eles, continuou, "A mensagem de um judeu crucificado é ridículo para a mente moderna... Então, passe para algo melhor. Um Messias crucificado é estúpido, mas prometer-lhes a prosperidade, dar-lhes experiências emocionais, dar-lhes autoestima, você vai encher os bancos da igreja”
1. Sem a cruz, a bíblia é apenas mais um livro de “pura” história.
2. Sem a cruz, o cristianismo não é mais que um seminário de autoajuda.
B. Foi na cruz que Deus mostrou seu poder e sabedoria. Romanos 1:16
C. A obra de Cristo na cruz é o instrumento da nossa salvação. 1 Coríntios 1:30, João 3:16-17

Conclusão: O mundo diz:
• Não é racional acreditar que uma virgem pode dar à luz uma criança.
• Não é racional que um Deus todo-poderoso deixou sua casa no céu para se tornar humano.
• Não é racional que Deus iria permitir que o Seu Filho sofresse a vergonha, desprezo e morte de cruz.
• Não é racional um homem que foi morto e enterrado por três dias voltar à vida.
Todas as coisas nesta vida mudam, há uma que ainda está "inviolável" Você não pode mudar Jesus Cristo. "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente" Hebreus 13:8
A Mensagem da Cruz diz: "Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” Romanos 5:6-8

3 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Segundo Tozer, "Se Jesus tivesse pregado a mesma mensagem que muitos ministros de hoje pregam, ele nunca teria sido crucificado." A cruz deve ser o centro da nossa fé.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida caro colega. Foi na cruz que Deus mostrou seu poder e sabedoria.

    Obrigado pela participação.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Na cru ele nos perdoou.na ressurreição ele nos justificou.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem