A Importância da Bíblia na Vida do Homem

A importância da Bíblia na vida do homemTexto: Salmos 119:105

Introdução: Por milênios Deus se revelou ao homem através de suas obras, isto é, a Criação (Romanos 1:20; Salmos 19:1-6).

Porém, segundo seu propósito, chegou o tempo em que Ele desejou alcançar o homem com uma revelação maior, o que fez em forma dupla:

a) através da Bíblia - A Palavra Escrita, e
b) através de Jesus Cristo - A Palavra Viva (João 1:1).

Esta dupla revelação é muito especial e tornou-se necessária devido à queda do homem

Desse modo o estudo das Escrituras se impõe como o principal meio do homem natural conhecer Deus e a Sua vontade para com a sua vida, bem como do crente conhecer o propósito santificador de Deus para si e para com todos os salvos.

I. O Alcance do Estudo da Bíblia

O estudo da Bíblia é uma necessidade que se impõe ao crente por causa do grande alcance que o livro divino tem. O seu estudo:

1. Prepara o crente para responder àqueles que lhe pedem a razão da fé, que nele há (I Pedro 3:15). Isto implica no fato de que o testemunho cristão só é válido quando Fundamentado – no conhecimento e prática da Palavra de Deus.

2. Faz o obreiro aprovado. Quanto ao correto manejo da palavra da verdade (II Timóteo 2:15). Homens e mulheres que manejam bem a Palavra de Deus! Eis uma das grandes necessidades da Igreja do senhor neste século!

3. Acresce a fé do crente quanto ao fato de que as Escrituras são a infalível Palavra de Deus (Isaías 34:16). O valor espiritual das Escrituras tende a arraigar-se em nossa convicção à medida da nossa aplicação à sua leitura.

4. Dá luz e entendimento aos simples (SI 119.130). A ignorância espiritual do crente não se dá pela ausência de formação acadêmica, mas pela falta de apego à revelação divina manifesta nas Escrituras.
Ninguém é tão sábio como pensa quando ignora o valor da Palavra de Deus, nem tão indouto como possa imaginar quando ama o livro da lei do Senhor.

II. Porque Estudar a Bíblia?

Dentre outras razões por que o crente deve ler e estudar a Bíblia poderíamos destacar as seguintes:

1. A Bíblia é o manual do crente. Sendo a Bíblia o livro texto do cristão, é imperioso que este a maneje bem para o eficiente desempenho de sua missão (2 Timóteo 2.15). Um bom profissional sabe empregar bem as ferramentas de seu oficio. Essa eficiência não é automática; vem pelo estudo e pela prática. Assim deve ser o crente em relação à Bíblia Sagrada. Entre as promessas de Deus àqueles que conhecem devidamente a sua Palavra, temos a de Isaías 55.11: "Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”

2. A Bíblia alimenta nossas almas (Mateus 4:4; Jeremias 15:16; 1 Pedro 2:2). Não há dúvida que o estudo da Palavra de Deus traz nutrição e crescimento espiritual. Ela é tão indispensável a alma, como o pão é ao corpo. Nas passagens citadas, ela é comparada ao alimento, porém, este só nutre o corpo quando é absorvido pelo organismo. O texto de 1 Pedro 2.2 fala do intenso apetite do recém-nascido; assim deve ser o nosso apetite pela Palavra divina. Bom apetite pela Bíblia é sinal de saúde espiritual.

3. A Bíblia é o instrumento do Espírito (Efésios 6:17). Se em nós houver abundância da Palavra de Deus, o Espírito Santo terá o instrumento com que operar. É preciso, pois meditar nela (Salmos 1:2; Josué 1:8). É preciso deixar que ela domine todas as esferas da nossa vida, nossos pensamentos, nosso coração, e assim molde todo o nosso viver diário. Em suma: precisamos ficar saturados da Palavra de Deus.

4. A Bíblia enriquece a vida do cristão (Salmos 119:72). Essas riquezas vêm pela revelação do Espírito Santo, primeiramente (Efésios 1:17). A pessoa que procurar entendimento bíblico somente através da capacidade intelectual, muito cedo desistirá. Só o Espírito de Deus conhece as coisas de Deus (I Coríntios 2:10).

III. Como Estudar a bíblia

Como a divina e inspirada Palavra de Deus, a Bíblia é um livro singular, do qual maior proveito tirará aquele que melhor souber estudá-lo. E é exatamente com o propósito de ajudá-lo a tirar o máximo de proveito do estudo da Bíblia que lhe damos os cinco passos seguintes a serem seguidos:

1. Leia a Bíblia conhecendo o seu Autor. Isto é de suprema importância. É a melhor maneira de estudar a Bíblia. Ela é o único livro cujo Autor está presente quando o lemos. O autor de um livro pode explicá-lo como ninguém. A Bíblia é um livro fácil e ao mesmo tempo difícil; simples e ao mesmo tempo complexo. Não basta ler suas palavras e analisar detidamente suas declarações. É preciso conhecer e amar a Deus, o seu Autor.

2. Leia a Bíblia diariamente. (Deuteronômio 17:19). Esta regra é excelente. É estimado que 90% dos crentes não leem a Bíblia diariamente; portanto não é de admirar haver tantos deles frios e infrutíferos no testemunho e no serviço cristão. Mais do que isto: são anãos, raquíticos, mundanos, carnais e indiferentes, nervosos e iracundos. Não basta assistir aos cultos, ouvir sermões e testemunhos, assistir estudos bíblicos, e ler boas obras de literatura cristã. É preciso ler a Bíblia individualmente. Há crentes que só comem espiritualmente quando lhe dão comida na boca. Ê a colher do pastor, do professor da Escola Dominical, etc. Se ninguém lhe der comida, ele morrerá de inanição espiritual.

3. Leia a Bíblia com a melhor atitude. Ler a Bíblia com a melhor atitude mental e espiritual é de capital importância para o êxito no estudo bíblico. A atitude correta é a seguinte:
a. Estudar a Bíblia como a Palavra de Deus, e não como uma obra literária qualquer.
b. Estudar a Bíblia com o coração e em atitude devocional, e não apenas com o intelecto,

4. Leia a Bíblia meditando. Assim têm feito os servos de Deus no passado, a exemplo de Davi (Salmos 119:15,16), Daniel (Daniel 9:2-4). O caminho ainda é o mesmo. Na presença do Senhor, em oração, as coisas incompreensíveis são esclarecidas (Salmos 73:16,17). A meditação aprofunda o sentido. Muitos leem a Bíblia para estabelecer recorde de leitura somente. Ao leres a Bíblia, aplica-a primeiro a ti próprio, senão não haverá virtude nenhuma.

5. Leia a Bíblia toda. Há uma riqueza insondável nisso. É a única maneira de conhecermos a verdade completa dos assuntos tratados na Bíblia, visto que a revelação de Deus mediante ela é progressiva. Como o irmão pensa compreender um livro que nem sequer leu ainda? Podemos ler a Bíblia toda, porém jamais a compreenderemos toda. Sendo a Palavra de Deus ela é infinita! Mesmo as mentes mais férteis do mundo são incapazes de abarcá-la completamente. Não há no mundo ninguém capaz de esgotar ou dissecar a Bíblia.

IV. A Aplicação da Bíblia

A diferença básica entre a Bíblia e os outros livros que lemos ao longo da vida, é que não temos nenhuma obrigação moral de obedecer ao que estes ensinam, enquanto que a Bíblia é um livro escrito não apenas para ser lido, mas também, e principalmente, para ser obedecido e aplicado.

1. Aplique a Bíblia à sua vida. Você sabia que é de nenhum valor conhecer a letra das Escrituras, contudo não se dispor a obedecê-la? Satanás conhece a Bíblia e é capaz de citá-la decoradamente como fez diante de Jesus enquanto o tentava no deserto (Mateus 4:6). Acontece que esse conhecimento do tentador não é capaz de diminuir, ainda que por um pouco, a impiedade e maldade do seu vil coração. Aplicando a Bíblia à nossa vida, sem dúvida poderemos dizer como disse o salmista Davi: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (Salmos 119:11).

2. Aplique a Bíblia às necessidades do mundo. O conhecimento acadêmico tem ajudado os estudiosos do comportamento humano a detectar os problemas que afligem a nossa sociedade. No entanto, tem fracassado na análise das causas e na aplicação de soluções a estes problemas. Por exemplo: é impressionante ver como homens que ignoram a Bíblia atribuem a violência e outras anomalias que afligem a sociedade contemporânea, a causas, como a pobreza e o analfabetismo. Eles não conseguem olhar o mundo e ver as pessoas como Deus as vê: caídas, espiritualmente pobres e carentes de Deus. No contexto de toda esta confusão, o crente e estudioso da Bíblia tem grande vantagem sobre as demais pessoas. Com o jornal da cidade numa das mãos e a Bíblia na outra, ele é capaz de detectar tanto os problemas quanto de aplicar eventuais soluções a eles. Ele vê o mundo moribundo, espiritualmente enfermo. "Toda a cabeça está enferma e todo o corpo fraco. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo" (Isaías 1:5,6). Tudo isto porque, como disse João: “... todo o mundo está no maligno" (I João 5.19).

Conclusão: Se a Bíblia é o que dizemos ser para a nossa vida, guardemo-nos da atitude farisaica de lê-la e, inclusive, proferi-la sem que ela seja parte inseparável do nosso caráter.

No princípio da Obra Pentecostal no Brasil, era muito comum ouvir pessoas não crentes se referirem aos pentecostais como "os Bíblias", decorrente do apego ao livro e à prática da Bíblia. 

Deveríamos nos penitenciar diante de Deus pelo nosso gradual afastamento das verdades e virtudes do Evangelho propugnadas na Bíblia.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem