Quando o ministério se tornar um peso...Texto: Salmos 51:12 "Restitui-me a alegria da tua salvação".
(Uma Mensagem Para Pastores)

Introdução: Cada novo trabalho começa com muita alegria, entusiasmo e expectativa.
Cada novo ministério começa com sonhos maravilhosos e planos. Mas o que acontece quando as realidades de lugares difíceis, as pessoas difíceis, e os problemas difíceis tiram o ar do seu balão espiritual? O que acontece quando o ministério não é mais uma satisfação? O que você faz quando a alegria se foi da sua peregrinação cristã e / ou sua missão celestial? Certamente não significa que você não é espiritual ou que não ama o Senhor. Também não significa que Deus não está agindo em sua vida. Significa simplesmente que você é humano e é hora de...
[post_ad]

1. Retorne à sua Betel.

Betel foi o lugar onde Jacó teve a visão de anjos subindo e descendo por uma escada celestial, onde, depois de 20 anos, ele voltou, de acordo com seu voto, a criação de um altar, Gênesis 35:2-7. Volte atrás quando você foi salvo e, posteriormente, chamado para o ministério e lembre-se a maravilha de ser escolhido para anunciar a mensagem do Evangelho glorioso. Quando o ministério se torna um peso, eu volto para o meu Betel.
Quando o ministério se tornar um peso...

2. Abasteça Seu Espírito.

Isaías 40:31 nos lembra: "Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias, correm e não se fatigarão, e eles andarão, e não se fatigarão." Quando Davi estava nas trevas do desespero, ele esperou diante do Senhor e clamou ao Senhor, Salmo 40:1. O perigo do ministério é o perigo de um navio empobrecido, sempre dando, mas não recebendo. Quando o ministério se torna um peso, eu reabasteço meu espírito.
Quando o ministério se tornar um peso...

3. Descanse seu corpo.

Neemias descobriu que "a força dos carregadores era decadente", Neemias 4:10, e a obra parou. A fadiga física é solo fértil para o desânimo emocional, físico e espiritual. Quando o ministério se tornar um peso, tire umas férias, saia e refresque a cabeça. Uma boa noite de descanso e algum tempo para renovação física pode fazer uma grande diferença.
Quando o ministério se tornar um peso...

4. Renove sua visão.

Quando Paulo foi questionado perante Agripa porque ele estava tão comprometido com Cristo, ele respondeu: "Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial" Atos 26:19. Muitos pastores têm sofrido a perda da visão de seu ministério e seu local de serviço. Os "matadores de visão" têm roubado seus sonhos. Quando Deus te chamou Ele te deu uma missão celestial. Volte para a cruz e renove sua visão. Peça a Deus para lhe dar uma nova visão para o seu local de serviço.
Quando o ministério se tornar um peso...

5. Reestabeleça suas prioridades.

Paulo disse: "Uma coisa eu faço..." Filipenses 3:13. Andar com Deus, pregar a Palavra, o amor de sua família, cuidar do seu povo, cuidar de si mesmo. Estabeleça metas claras, discipline-se a perseguir essas metas, e não deixe as interrupções desviar você. Quando o ministério se tornar um peso, restabeleça suas prioridades.
Quando o ministério se tornar um peso...

6. Alegre-se nas ricas bênçãos do Senhor.

Às vezes não conseguimos ver a terra que mana leite e mel, porque temos os nossos olhos nos gigantes. "Conta as muitas bênçãos... nomeá-las uma por uma, e irá se surpreender o que o Senhor tem feito" Paulo disse: "Eu aprendi a viver contente em qualquer situação." Filipenses 4:11.
Quando o ministério se tornar um peso, faça uma pausa para agradecer ao Senhor pelas muitas e ricas bênçãos que Ele tem livremente concedido a você.
Quando o ministério se tornar um peso...

7. Reafirme as promessas de Deus.

A. A promessa do Seu poder, Filipenses 4:13, I Coríntios. 10:13.
B. A promessa da sua perfeita provisão, Filipenses 4:19.
C. A promessa de Sua presença, Hebreus 13:5.
D. A promessa de Seu propósito, Romanos 8:28, Gálatas 6:9.
E. A promessa de Sua paz, João 14:27.
F. A promessa do paraíso, João 14:1-4.
Quando o ministério se tornar um peso...

8. Estenda a mão a alguém.

Onesíforo encontrou uma grande alegria no ministério de Paulo e foi um incentivador maravilhoso para ele, II Timóteo 1:16-18. Uma das delícias do meu ministério é o de tentar ser um incentivador para os meus irmãos pregadores.
Quando o ministério se tornar um peso...

9. Lembrar os que vos precederam.

Hebreus 12:1 nos lembra da grande nuvem de testemunhas que foram fieis seguiram suas carreiras e agora estão aplaudindo-nos do céu. Eles passaram o bastão do Evangelho para nós para que possamos executar fielmente a nossa carreira. Lembre-se que somos chamados para ser fiel, mesmo quando o ministério se torna um peso.
Quando o ministério se tornar um peso...

10. Alegre-se que seu nome está escrito no céu.

Isso é o que Jesus disse em Lucas 10:20. Nossos maiores dias de celebração estão por vir, quando a alegria será para sempre! Que possamos fixar os nossos olhos em Jesus, Hebreus 12:1. "Vai valer a pena tudo isso quando vir Jesus face a face!"

Conclusão: Que nunca nos esqueçamos de que a fonte da nossa alegria é Jesus e não um lugar especial de serviço. Deleita-te também no Senhor. Oro ao Senhor para que o seu ministério se torne prazeroso de novo. Senhor restaure a alegria da nossa salvação... e o nosso prazer de servir.

Pr. Aldenir Araújo