Jabez: Uma oração que mudou uma vidaTexto: 1 Crônicas 4:9-10

Introdução: "Jabez" (sofrimento) foi lhe dado esse nome ao nascer porque sua mãe sofreu muito, ao dar-lhe a luz. Ele foi o homem mais notável do seu tempo, a razão pela qual foi, talvez, é que quando ele orava, a sua oração era diferente da dos outros. Sua oração foi pedir a Deus para mudar a sua vida de uma maneira dramática.

Será a vontade de Deus responder uma oração como a de Jabez hoje?

Quão diferente foi a sua oração?

I. "Oh! Tomara que me abençoes"

1. É possível que Deus queira que sejamos "egoístas" em nossas orações e peçamos a Ele que realmente nos abençoe pessoalmente?
- "Abençoar", na acepção dos termos bíblicos é um favor sobrenatural.
- Não se trata de pedir o que poderíamos obter por nós mesmos (casa nova, carro novo, roupas novas e etc.)
- É pedir bondade de Deus.
- "A bênção do Senhor é a nossa maior riqueza, e ele não acrescenta dores." (Provérbios 10:22)

2. É deixar completamente para Deus decidir que bênçãos serão, onde, quando e como Ele nos abençoará.
- Pedir as bênçãos de Deus é lançar a si mesmo inteiramente na vontade de Deus e do Seu poder e propósito para nossas vidas.
- É tornar-se totalmente envolvido no que Deus quer fazer em nós, através de nós, e em torno de nós para a Sua glória.

3. O que poderíamos perder por não pedir que as bênçãos de Deus estejam sobre nós? Perderíamos o que deixamos de pedir.
- Jesus disse: "Pedi e vos será dado ..."
- Tiago disse, "Nada tendes, porque não pedis..."

4. É a natureza de Deus nos abençoar e as Suas bênçãos sobre nós são limitadas por nós, não por Deus, nem pelos seus recursos, seu poder ou qualquer outra coisa. Nós limitamos a Deus pela nossa incapacidade de pedir.

II. "E me alargues as fronteiras"

1. Você acha que Deus tem mais para você do que você está experimentando hoje? Então, peça a Deus para ampliar sua vida para que você possa, por sua vez fazer mais por ele.
- Peça mais influência, mais responsabilidade, mais oportunidade, mais serviço, mais habilidade, mais de tudo.
- Peça mais, a fim de trazer mais honra e glória a Deus, mas não para si mesmo.

2. Pense por um momento, o que você chama de "seu" é na realidade o que Deus lhe confiou.
- "Oh Deus, por favor amplie minhas oportunidades e minha vida de tal maneira que eu toque mais vidas para Tua glória, me permita fazer mais para ti".

3. A maioria de nós pensamos que já temos muito, mas quando fazemos esta oração e pedimos a Deus para aumentar, ampliar a nossa vida de serviço, coisas surpreendentes podem começar a acontecer.
- Ampliam-se as oportunidades, a capacidade aumenta, os recursos, as portas são abertas, novas pessoas entram na sua vida e mais coisas inesperadas acontecem.

4. Nenhuma pessoa já experimentou tudo o que Deus queria fazer através de sua vida. Na realidade, somos nós que determinamos o que é suficiente.
- "Pequenos" passos não exigem muito da ajuda de Deus, no entanto, quando pedimos a Deus para intervir e ampliar, a nossa vida, precisamos de toda ajuda que podemos obter de Deus.

5. Agora, peça a Deus para ampliar sua vida e seu ministério a fim de que Ele possa ser honrado.

III. "Que seja comigo a tua mão"

1. Todo mundo fica no "sobre sua cabeça", quando suas capacidades não são suficientes, temos então "um pedaço maior do que podemos mastigar". Isso é o que acontece quando pedimos a Deus para intervir e ampliar a nossa vida. As coisas acontecem tão rápido, as coisas que vão além da nossa capacidade de resolver, etc.

2. Quando Deus assume o controle de nossas vidas, Ele espera de nós coisas que nunca podemos lidar sozinhos.
- Nós falharemos a menos que Deus esteja autorizada a intervir, portanto, este terceiro pedido, "... e a tua mão for comigo ..."
- Temos que sair com fé para fazer as coisas que Deus coloca em nossas vidas. "Deus fez isso e ninguém mais!" "Deus levou-me, deu-me as palavras, me deu o poder ..."
- Jesus disse: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, e eis que estou convosco todos os dias ..."
- Lembre-se que a Igreja começou, no dia de Pentecostes, a descida do Espírito Santo?

3. Quando pedimos a mão de Deus sobre nós, os resultados que ocorrem podem ser explicados apenas como a mão de Deus.
4. Geralmente, quando intentamos as coisas para o Senhor, nós usamos a nossa própria força, capacidade, recursos, e ainda não aprendemos a deixar Deus tomar o controle.
- Se fizemos esta oração pedindo que Deus "nos abençoe, expandir e ampliar a nossa vida e serviço, então com certeza vamos precisar deste terceiro pedido: " ... e a tua mão for comigo"

IV. "E me preserves do mal"

1. Observe o texto, "e me preserves do mal" e não "me preserves através do mal"
2. Pedir a Deus para aumentar o seu ministério para Ele; também está pedindo para Satanás se envolver também.
- Quanto mais entramos em Deus ampliando nossas vidas e ministérios para Ele, os ataques de Satanás vai intensificar sobre nós e sobre nossas famílias.

3. A maioria de nossas orações são para que Deus nos ajude a "resistir os" ataques de Satanás. Nós raramente pedimos a Deus para nos manter longe da tentação e Satanás.
- A oração do Senhor nos lembra que devemos orar "... E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal ..."
- Pense nisso, quando foi a última vez que você pediu a Deus para livrá-lo da tentação?
- Sem a tentação, o pecado não é problema. Quando focamos em eliminar a tentação mais do que evitá-la, é um salto espiritual enorme para a frente.

4. A oração mais eficaz contra o pecado é orar para não termos de lutar contra tentações desnecessárias; em primeiro lugar, portanto, "E me preserves do mal".

Conclusão:

1. Para aqueles que sinceramente querem o que Deus quer.

2. Ao contrário do nosso modo de pensar, pedir a Deus para nos abençoar e expandir a nossa vida e ministério e serviço para Sua honra não é arrogância ou egocentrismo. Honrar a Deus é o que mais queremos, em primeiro lugar.

3. Como seria o seu dia se você soubesse que Deus iria abençoá-lo, ampliar sua vida e ministério de alguma forma; durante o dia Ele estaria lhe guiando através das coisas que iam acontecer, e manter todas as formas do mal e a tentação longe de você durante todo o dia?

- Isto é realmente o que Deus quer para você. Gostaria de tê-lo? ENTÃO PEÇA A ELE!
Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo:
Oh! Tomara que me abençoes
e me alargues as fronteiras,
que seja comigo a tua mão
e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição!
E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Achei maravilhoso esse site, vou participar mais e indicar para amigos de Ministério

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem