A Bíblia e a Saúde Mental

A Bíblia e a saúde mental
Nosso mundo de problemas emocionais

Texto: Marcos 5:1-15

Introdução:

a. Cristo e seus discípulos atravessaram a costa oriental do Mar da Galileia e encontraram um homem que estava possuído por demônios.

b. Este homem vivia entre os túmulos. Homens tentaram prendê-lo com correntes, mas foram incapazes de fazê-lo porque ele quebrava as correntes. Este homem possuído vagava entre os túmulos e as montanhas, gritando e ferindo-se com pedras.

c. Quando Jesus encontrou este homem, Jesus expulsou os espíritos imundos (demônios). Os demônios pediram autorização para entrarem em uma manada de porcos nas proximidades. Quando os demônios entraram na manada de porcos, a manada correu para baixo em um monte íngreme para o mar e se afogaram.

d. Os homens que cuidavam dos porcos foi para a cidade e disse ao povo que o que havia acontecido. Naturalmente, as pessoas ficaram curiosas e saíram para ver o que tinha acontecido.

e. As pessoas ao encontrarem Jesus assentado com o homem, que agora estava "em perfeito juízo". Em vez de ficarem admiradas pelo poder do "milagre de Jesus, o povo pediu a Jesus para sair do território. Atualmente, muitas pessoas têm estupidamente privado-se de bênçãos, não permitindo Jesus em suas vidas.

f. Mas não devemos esquecer um ponto interessante - quando o endemoninhado encontrou Jesus, ele recuperou sua sanidade. Há solidez da mente em estar com o Filho de Deus!

I. Tempos Difíceis.

A. A doença mental é um dos principais problemas de saúde em nossa sociedade.

1. Estima-se que pelo menos metade das pessoas em leitos hospitalares estão lá sem nenhuma razão biológica, mas porque têm problemas emocionais.

2. A ciência médica reconhece que emoções como o medo, a tristeza, a inveja, o ressentimento e o ódio são responsáveis pela maioria das nossas doenças. As estimativas variam de 60 por cento a quase 100 por cento.

3. As páginas amarelas da lista telefônica em qualquer grande cidade está repletas de anúncios de psiquiatras e psicólogos.

B. Os psicólogos sugerem que, mentalmente, as pessoas se dividem em três classes em geral.

1. Normal - essas pessoas sentem a sua quota de problemas cotidianos, se cansam, ficam irritadas, ou com raiva de vez em quando, e tem seus altos e baixos.

2. Neurótico - Ele é capaz de viver em sociedade e trabalhar junto com outras pessoas. No entanto, essas pessoas muitas vezes experimentam ansiedade. Estas pessoas podem ser hipocondríacas e imaginar que estão gravemente doentes.

3. Psicóticos - esta pessoa tem um transtorno emocional que é tão grave que requer cuidados privativos de liberdade. Ela perdeu o contato com a realidade e pode estar sujeito a delírios ou alucinações. Ela às vezes se retira completamente da sociedade e não responde aos outros ao seu redor. Ele tende a viver em um mundo próprio.

II. Causas dos Distúrbios Emocionais.

A. Às vezes a origem destes distúrbios é orgânico, hormonal, ou químico. Pessoas afetadas desta forma necessitam de atenção médica.

B. Defeitos genéticos, alterações degenerativas que acompanham a idade avançada, o uso de álcool e outras drogas pode precipitar alterações físicas no cérebro que se manifestam no trauma emocional. Tal como acontece com o primeiro grupo, essas pessoas muitas vezes requerem atenção médica.

C. No entanto, nem todos os problemas mentais são de origem genéticas ou orgânicas. Os problemas emocionais de algumas pessoas são muitas vezes problemas espirituais. Elas se permitiram subir ao ponto em que essas pessoas simplesmente não podem desfrutar de uma vida feliz, e plena. Essas pessoas se tornam uma infelicidade para si e para aqueles ao seu redor. Pessoas que sofrem de problemas emocionais causados por problemas espirituais não necessitam do aconselhamento de psicólogos ou psiquiatras modernos nem precisam de tratamento medicamentoso.

D. O pecado coloca uma carga emocional enorme sobre aqueles que pecam. Observe o seguinte:

1. O pecado separa uma pessoa de um ser de pureza absoluta, Deus (Isaías 59:1-2). Ninguém pode apreciar a verdadeira felicidade enquanto ele é separado do seu Criador.

2. O pecado entristece. O filho pródigo estava em um estado de depressão, até que "caiu em si" e se reencontrou com seu pai (Lucas 15:11)

3. O pecado deixa cicatrizes. Mesmo quando uma pessoa sabe que foi perdoada de seus pecados, ela pode continuar a carregar o fardo do seu pecado. Muito tempo depois de sua conversão, Paulo se refere a si mesmo como o "principal dos pecadores" (I Timóteo 1:15).

4. O pecado azeda. Carregar o fardo do pecado podem levar uma pessoa a tornar-se negativa e crítica - "hostilidade mal dirigida"

5. O pecado adoece. O pecado pode produzir problemas cardíacos, úlceras e dificuldades emocionais.

6. O pecado endurece. Quando o pecado é deixado sem correção, torna o coração endurecido. Paulo falou daqueles que eram "sem sentimento" (Efésios 4:19).

III. Os Problemas Espirituais Têm Soluções Espirituais.

A. A psiquiatria moderna é muitas vezes incapaz de lidar com os problemas do homem.

1. A psiquiatria moderna é muitas vezes ateus e, portanto, humanista, vendo o homem como um mero animal.

2. A psiquiatria moderna frequentemente se esforça para ser moralmente neutra e se recusa a fazer julgamentos sobre os valores.

B. Há somente uma solução para os problemas emocionais que são espiritualmente causados.

1. Esta solução é a palavra de Deus - II Pedro 1:3.

2. A Bíblia é o melhor livro de psicologia do mundo. A Bíblia não só diagnóstica as fraquezas da humanidade, ele também oferece a cura.

Conclusão:

1. Assim como Jesus restaurou (através do miraculoso) a solidez da mente do endemoninhado, ele pode restabelecer a solidez da mente (através da sua palavra) para quem tem problemas emocionais devido a lapsos espirituais.

4 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Amei muito este esclarecimento é muito profundo Deus te abençoe por partilhar tamanho conhecimento

    ResponderExcluir
  2. Saudações em Cristo,

    Eu sou psicólogo humanista, reconheço e respeito a humanidade do homem como ele é, criado a imagem e semelhança de Deus. Venho de uma família de cristãos evangélicos pentecostais e me converti por livre e espontânea vontade ainda na infância, sendo assim também reconheço a pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo como Salvador da minha alma. Vocês dizem que muitas vezes os problemas emocionais são de origem espiritual, mas não apontam a referência sobre isso, estudos que já foram realizados, ou chegaram a uma conclusão por si próprios? Se for a última, é importante salientar que o texto é uma opinião própria. Eu compreendo a influência espiritual em relação a vida humana e até mesmo sobre algumas patologias, algumas, mas não concordo com a afirmação de que a pessoa com a doença, mesmo tendo influência espiritual, não seja tratada por profissionais capacitados. Quem fará o diagnóstico de que a doença é de cunho espiritual ou não? por exemplo, a depressão, a muito tempo vem se falando no meio religioso que esta doença é espiritual, pois bem, podem existir influências espirituais que atuam nesta doença? sim, então o melhor a se fazer é se isolar, pedir perdão dos pecados e orientação do pastor que não tem nem a 4ª série de ensino (sem menosprezar, mas é algo que tenho conhecimento já que sou de uma família de pastores e missionários) e nunca ouviu falar em psiquiatria ou psicologia, e aguardar sentado? Tenho uma filha com Epilepsia, até pouco tempo atrás esta doença era conhecida como doença sagrada ou do demônio, por causa das convulsões. Porém, hoje se sabe as causas e influências neurológicas na doença, e graças a Deus, existem medicações anticonvulsivante e antiepilépticas que promovem uma melhor qualidade de vida aos portadores de epilepsia. Com isso, quero dizer que vocês abordaram um importante tema, no entanto, de forma vulgar, utilizando apenas o senso comum, sem critérios e muito menos respeito aos profissionais, cristãos ou não, que atuam de frente com os transtornos mentais. Estes transtornos estão afetando até mesmo pastores, que já não conseguem lidar com seus problemas, crises existenciais e os problemas dos outros. Ou vamos apenas taxá-los de pecadores e que perderam sua espiritualidade? Ao mesmo tempo que este tipo de informação, pode ser relevante e contribuir para alguns, acaba se tornando uma trave nos olhos de quem realmente necessita de intervenção profissional. Paz de Cristo

    ResponderExcluir
  3. Sim, tudo que vem é resultado de semeadura, e a cura para a glória de Deus. Toda necessidade, fraqueza, doença física emocional e espiritual é uma oportunidade de viver a graça, a misericórdia e o milagre de Deus. O propósito de estarmos aqui é conhecer a Deus, ama-lo com todo o entendimento e amar ao próximo. Muitas doenças são curadas de maneira sobrenatural para a glória de Deus., muitas vidas são transformadas quando há dependência, reverência, súplicas, e pedido de perdão... Deus surpreende um adorador, para aumentar a sua fé e amor Nele, pq o destino final de todo homem é uma escolha de hoje estar ou não com Deus, na luz ou nas trevas. Deus é o alfa e o ômega. Todas as coisas, todas, todas, mesmo as doenças mensais são para a sua glória.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem