Comunhão - impossível sem amorTexto: I João 1:3 

“O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.”

Introdução:

1. A fim de; a verdadeira comunhão existir, alguns elementos devem estar presentes.
2. Um desses elementos é o amor.

I. O amor a Deus.

A. Nossa comunhão com os cristãos é dependente de nosso relacionamento com Deus.

B. Ninguém pode manter comunhão com os cristãos, sem manter comunhão com Deus. Observe I João 1:5-7. “Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”

C. Não se pode desfrutar da comunhão com os filhos de Deus sem ser filho de Deus. João 3:3-5, Romanos 8:13-17, - “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” Gálatas 3:26 - “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;”

II. O Amor à Verdade.

A. Aqueles que possuem um amor pela verdade, a palavra de Deus (João 17:17), vai aderir à palavra de Deus como a única autoridade em matéria de comunhão.

B. Como cristãos, devemos estender a comunhão unicamente para aqueles que ensinam a verdade. II João 9-11 – “Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más.”

C. Devemos marcar aqueles que praticam uma doutrina contrária à encontrada na Bíblia. Romanos 16:17-18 – “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos.”

D. Aqueles que praticam tal doutrina, põe em perigo a alma deles, assim como as almas dos outros.

III. O Amor a Igreja.

A. Paulo descreveu a igreja como uma virgem desposada com Cristo. II Coríntios 11:2 - “Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.” A igreja deve direcionar suas afeições para Cristo ao invés do mundo.

B. A igreja é para ser mantida santa e sem defeito, sem qualquer mancha, ruga, nem coisa semelhante. Efésios 5:27 - “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.”

C. A comunhão uns com os outros é possível porque nós (cristãos) somos todos membros de um corpo. I Coríntios 12:20 - “O certo é que há muitos membros, mas um
só corpo.”

IV. O amor ao próximo.

A. Somos ordenados a amar a irmandade. I Pedro 2:17 - “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.”

B. O amor ordenado, não uma emoção, mas um desejo de procurar e realizar o que está no melhor interesse do outro.

C. Devido a equívocos comuns sobre o amor, a ordem para retirar-se da desordem é frequentemente ignorado.

Conclusão:

1. A verdadeira comunhão não pode existir sem amor:
a. Para com Deus.
b. Para com a verdade.
c. Para com a igreja.
d. Para com o homem.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem