Quanto Vale Sua Alma?

Quanto vale sua almaTexto: Mateus 16:26

"Pois que aproveita ao homem, se ele ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?"

Introdução: Este versículo é frequentemente usado para ensinar a inutilidade dos bens materiais. E isso certamente é uma aplicação justa.

Mas olhando para as palavras de Jesus a partir de outra perspectiva, Mateus 16:26 também ensina o valor de sua alma.

O valor de sua alma excede o valor de todas as riquezas do mundo.

O que torna a sua alma tão valiosa?

I. Primeiro, sua alma é valiosa por causa da mão de obra.

1. Nós prontamente reconhecemos o fato de que o valor de um produto é determinado em grande parte pela pessoa que fez o produto. Certos quadros muitas vezes exigem um preço mais elevado, porque eles são os produtos de determinados artistas conhecidos. Um vestido pode ser valioso, porque é o produto de um estilista famoso. Sua alma é valiosa porque é um produto de Deus.

2. Antes que o homem fosse criado, Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem" (Gênesis 1:26). Davi escreveu: "Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; admiráveis são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem" (Salmo 139:14).

II. Em segundo lugar, sua alma é valiosa por causa da durabilidade.

1. Quando vamos comprar um item em particular muitas vezes temos a oportunidade de escolher entre diferentes marcas e modelos do item. Esperamos pagar mais por um que vai durar muito tempo, em comparação com um modelo mais barato que será gasto em um curto período de tempo.

2. Seu corpo físico pode envelhecer e apodrecer, mas sua alma vai durar para sempre. Salomão escreveu: "e o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus que o deu" (Eclesiastes 12:7).

III. Em terceiro lugar, sua alma é valiosa por causa de sua raridade.

1. Alguns itens de colecionador, como cartões de telefone ou discos de vinil raros, são valiosos porque não existem muitos deles. Quando um item pode ser encontrado em maior quantidade tem um valor menor.

2. Sua alma é valiosa por causa de sua raridade. Sim, é verdade, existem muitas almas. Mas só há uma alma como a sua.

IV. Em quarto lugar, sua alma é valiosa por causa de sua conveniência.

1. Empresários, muitas vezes se referem a este princípio, como a lei da oferta e da procura. Se não houver nenhum desejo ou procura, por um determinado item, esse item não tem nenhum valor. Sua alma é valiosa porque é amada e desejada por Deus. Jesus disse: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

2. Deus deseja para todos nós o passar a eternidade com ele no céu. Pedro escreveu: "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (II Pedro 3:9).

3. Deus fez tudo o que ele pôde fazer para torná-la possível para que possa estar no céu. Ele demonstrou seu amor por você dando seu filho a fim de que seus pecados possam ser perdoados. Deus lhe deu a Bíblia para que você possa aprender o que ele quer que você faça. Jesus fez tudo que pôde para tornar possível você ter uma casa no céu. A vida sem pecado de Jesus na terra serve como um exemplo para você. Jesus deu sua vida para que seus pecados possam ser perdoados.

Conclusão: Agora o que você deve fazer para ter uma casa no céu?
1. Você tem que acreditar que Jesus é o Filho de Deus (Marcos 16:16).
2. Você deve se arrepender de seus pecados (Atos 2:38).
3. Você deve confessar a sua crença de que Jesus Cristo é o Filho de Deus (Mateus 10:32-33).
4. Você deve ser batizado para receber o perdão dos seus pecados (Marcos 16:16, Atos 2:38).
5. Você deve, então, viver uma vida de fidelidade a Deus (Apocalipse 2:10).

Lembre-se sua alma é valiosa por inúmeras razões! "Pois que aproveita ao homem, se ele ganhar o mundo inteiro e perder sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?" (Mateus 16:26).

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem