A Porta da Oportunidade - Série: Igreja - Um modelo do Novo Testamento

A Porta da Oportunidade - Série: Igreja - Um modelo do Novo Testamento
Texto: Tito 2:11-15

Introdução: Hoje eu quero começar uma nova série intitulada: Igreja - Um modelo do Novo Testamento. Quando comecei a orar e preparar esta série, a primeira pergunta que eu sentia necessário responder era: como alguém pode ter acesso a igreja? No caso de haver alguma confusão, falo do corpo de Cristo, aqueles que receberam o Senhor através da salvação. A igreja não é o edifício em que nos encontramos, mas o corpo de crentes que se reúnem aqui. Então, o que se deve fazer para ganhar o acesso; onde é a porta do acesso à igreja? Espero responder a essa pergunta hoje.

Sabemos, de acordo com o apóstolo Paulo, que a salvação é pela graça através da fé, não das obras que realizamos ou das tradições que mantemos. Efésios 2:8-9 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Inúmeras passagens nas Escrituras revelam que a salvação é a porta da entrada na igreja. Jesus se descreveu como a porta. João 10:9 – “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”. Sabemos que a salvação é obtida pela graça através da fé em Jesus Cristo, a Porta da salvação.

Se a salvação é pela graça, passando pela Porta, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, então, quem tem acesso a essa porta? A quem a salvação está disponível? A passagem diante de nós trata lindamente com as doutrinas fundamentais da salvação pela graça através da fé em Cristo apenas como meio de salvação. Quero discutir: A Porta Da Oportunidade.

I. O acesso através da graça. V. 11

- “Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens”. Estou certo de que a maioria de vocês concordaria que a graça de Deus não é nada menos que surpreendente. Claramente Deus é superior ao homem em todos os sentidos. Isaias 55:9 “Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. Salmo 145:17 – “Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e benigno em todas as suas obras”.

- O homem nunca poderia obter a justiça de Deus. Todos pecaram e ficam aquém da glória de Deus. Não há nenhum justo, não, nenhum. Então, que esperança o homem tem se ele nunca conseguir a justiça de Deus? Ele tem esperança na graça! A graça de Deus não foi oferecida a alguns poucos ou a um grupo especial; foi oferecida gratuitamente a todos os que a receberão. Nunca houve uma alma tão perversa, um coração tão difícil, ou uma mente tão corrupta que Jesus não pode salvar. Ele alcançou as profundezas do pecado para salvar todos e cada um.

- A graça de Deus não se baseia em nossas obras de justiça; está disponível para quem quiser! Você pode pensar que Deus nunca poderia te amar, que sua vida está muito longe, e não há esperança para você. Querido amigo, nada poderia estar mais longe da verdade. 2 Pedro 3:9 – “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se”. O fato é que Deus está pronto para preencher sua vida com Sua graça hoje!

II. A Habilidade da Graça. V. 12

- “ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente”. Lembro-me de falar com um amigo sobre o Senhor. Ele entendeu que Jesus o amava e que ele morreu por ele, mas temia que não pudesse viver a vida cristã. Ele disse: "Eu vou me salvar quando eu puder viver a vida cristã". Não o tenho visto há anos, mas ele ainda não pode viver; nenhum de nós pode! Você pode estar pensando o mesmo hoje; Eu simplesmente não posso viver de acordo com o que Deus espera. Foi dito - Deus te ama do jeito que você é, mas Ele o ama demais para te deixar assim! A vida que vivo não é vivida na minha capacidade. Eu enfrento as mesmas tentações que você.

- A graça de Deus proporciona a capacidade de viver para Ele. Gálatas 2:20 – “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Você nunca viverá uma vida perfeita; todos cometemos erros, mas quando você é salvo, Deus mudará seus desejos. Você se encontrará querendo agradar ao Senhor.

- A graça mudará seu apetite - você terá fome e sede de justiça. Ela mudará sua atitude – Coloque seu coração nas coisas de cima, e não nas coisas da Terra. A graça mudará suas ações - Se você comer, beber ou fazer qualquer coisa, faça tudo para a glória de Deus. Você nem sempre viverá como quiser, mas não viverá como costumava viver. Você terá vontade de viver como se deve.

- A graça nos permite viver com sobriedade - praticando o autocontrole. É através da graça que abstemos de toda aparência de maldade e negamos a carne. A graça nos permite viver com justiça - viver uma vida que revele ao mundo que Cristo habita em nós. Também nos permite viver piedosamente - uma vida que é agradável a Deus. A graça oferece a capacidade de viver uma vida cristã.

- Agora, você pode estar pensando, o que eu recebo com tudo isso? Bem, escapar da condenação eterna no inferno é parte disso, mas não é tudo. Observe:

III. A Antecipação na Graça. V. 13

- “...aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”. Uma vez que você é salvo, você se torna uma nova criatura em Cristo. Você não está mais condenado, pertencente ao mundo, mas faz parte do corpo de Cristo. A graça oferece esperança que este mundo não pode dar! A graça de Deus enviou a Jesus pela primeira vez para conquistar o pecado, providenciando a nossa redenção, e a mesma graça enviará a ele a segunda vez para buscar a igreja. 1 Tessalonicenses 4:16-17 – “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor”.

- A graça de Deus excede todos os limites deste mundo. Não é afetada pelo tempo ou pela distância. Chegará um dia em que Jesus retornará, e os salvos pela graça passarão um dia eterno no céu! A graça nos permite olhar além das provações desta vida para um dia mais brilhante. Colossenses 3:4 – “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória”. 1 João 3:2 – “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos”.

- A graça proporcionou um lar para os redimidos. É o cumprimento de Sua graça que os salva para ver. Você deve aceitar Sua graça para que isso se torne realidade para você. Por que alguém poderia recusar uma graça tão maravilhosa?

- Você pode perguntar, como isso é possível? Observe:

IV. O autor da graça. V. 14

- “...que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras”. Eu lhe disse que a graça é um presente gratuito; é de graça, mas não foi barata! A graça oferecida a você hoje custou a vida do meu querido Salvador. Ele se deu para que possamos viver. Verdadeiramente a graça veio através do sacrifício de Cristo. Se não fosse pelo Calvário, a graça não teria efeito.

- Então, o que tudo isso significa para você? Observe por que Jesus se entregou – “para redimir-nos de toda iniquidade, e purificar para si mesmo um povo peculiar, zeloso de boas obras”. Ele morreu na cruz para limpá-lo de seu pecado. Romanos 6:23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”. A verdade é que Jesus amou você e eu o suficiente para se tornar nosso sacrifício.

- Espero que você perceba que você é amado. Jesus quer tirar a sua vida de pecado e desespero, e trocá-la por uma vida de alegria e vitória através de Sua maravilhosa graça. Ele pode corrigir tudo o que for errado em sua vida. Ele já pagou a dívida que seu pecado causou. Por que não vem a Ele para purificar e ter a esperança da vida eterna no céu. A graça fornece tanto ao crente, mas você nunca experimentará sua plenitude fora de Jesus!

Conclusão: O maior momento da minha vida foi quando recebi Cristo como meu Salvador. Sua graça foi estendida enquanto eu me via irremediavelmente perdido e separado dele. Reconheci minha necessidade e acreditei na obra consumada de Cristo na cruz. Entrei pela porta da salvação pela graça através da fé no Senhor.

O Espírito tratou com seu coração hoje em relação à salvação? Você sentiu a necessidade e desejo de se tornar parte do corpo de Cristo? Pois a graça de Deus que traz a salvação se manifestou a todos os homens. Por que não vir a Cristo pela fé hoje, entrar na porta da salvação e receber Cristo como seu Salvador?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem