Estevão: O Poder de um Homem Piedoso

Estevão: O poder de um homem piedoso
Texto: Atos 6:8 - 7:60

Introdução: Os exemplos verdadeiros de vida são inspiradores, porque eles são reais e eles nos mostram que conquistar; não é algo falso e irreal.
A. Então, vamos olhar para Estevão hoje. Ele foi escolhido como um dos primeiros diáconos da Igreja, e recebeu a responsabilidade de supervisionar a "distribuição diária de alimentos" (6:1)
B. Esta era a necessidade naquele momento. Eles precisavam de pessoas para “servir a mesa", disse aos discípulos. Algumas das necessidades foram ignorados.
C. Eles não precisavam apenas de ajudantes, mas de pessoas "cheias do Espírito e de sabedoria" (6:3).

Então o capitulo 6:5 diz que elegeram Estêvão, "homem cheio de fé e do Espírito Santo"

A. Novamente Lucas (autor) nos diz no versículo 8 que ele era "cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo"
B. Ele era um homem de Deus. O espirito de Deus estava nele.
C. Ele era apaixonado por pessoas - ele foi encarregado de distribuir alimentos (para os pobres); e então nós o vemos pregando um sermão forte, instando as pessoas a se arrependerem.

Alguém diz que ele era um cristão "grande mandamento" e um cristão “grande comissão".

A. Ele se preocupava com as necessidades das pessoas - alimentando os famintos, visitando os doentes e aqueles na prisão (como o que o Senhor diz) - "amar o próximo como a ti mesmo"
B. E ele também era um cristão "grande comissão" - sentimos isso no sermão que ele prega, e, eventualmente, pelo que morreu.
C. Todos nós somos chamados para ser um cristão "grande mandamento" e um cristão "grande comissão", cuidando tanto das necessidades físicas como espirituais do povo.

Sua paixão pelo Senhor fez dele um alvo primordial para o Sinédrio.

A. Eles queriam detê-lo, mas "não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava" (6:10)
B. "Então todos os que estavam assentados no sinédrio, fitando os olhos nele, viram o seu rosto como de um anjo" (6:15)
C. A presença do Senhor era tão intensa que se mostrava. Assim como Moisés quando ele desceu do Monte Sinai depois de passar tempo com o Senhor (Êxodo 34) - seu rosto brilhava. Você vê, as pessoas podem sentir se você esteve com o Senhor!

Isto é o que nós aprendemos nos últimos capítulos - a obediência a Deus não significa que não haverá problemas - isso só quer dizer que Deus está com você.

A. Quando obedecemos a Deus, estamos fazendo Sua vontade e Ele está conosco. Ele nos dá a força e a coragem para atravessar os tempos difíceis.
B. Eu não acho que Estevão compreendia sua situação, mas ele confiava em Deus. As coisas não eram fáceis para ele, mas ele estava disposto a pagar o preço.

Deus fará a Sua parte, vemos isso posteriormente. Nós não precisamos ter que entender a parte de Deus; só precisamos confiar Nele.

Estevão pregou o sermão mais longo em Atos, e tornou-se o sermão marco.

A. Isso mostra que Estevão conhecia as Escrituras muito bem. Ele viu a obra e os caminhos de Deus no Antigo Testamento como parte do plano redentor de Deus, e aponta em última análise, a Jesus Cristo.
B. Não é de admirar que ele era um homem de fé. Ele foi capaz de ver a mão de Deus na história. Ele foi capaz de ver Deus nas Escrituras. A fé vem através da Palavra.

E Estevão morreu pregando. Ele morreu com a mesma atitude de Jesus - pedindo a Deus para perdoar seus inimigos.

A. Agora sabemos por que ele foi capaz de fazer isso - ele estava cheio do Espírito Santo, diz a Bíblia. A capacidade de amar os nossos inimigos não vem de nós; é o trabalho de Deus em nosso coração.
B. O Senhor não o deixou, apesar da escuridão do pecado que ele via ao redor. E ele provou isso - o céu se abriu e "ele olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus ..." (7:55)
C. Deus está cuidando de Seu servo. Isto é verdade para nós também. Você pode estar em uma situação muito difícil e se sentindo sozinho. Nada muda do lado de Deus. Ele ainda está lá cuidando de você.
D. A luz de Deus brilha, mesmo no, mundo pecaminoso louco como o nosso hoje. Nós só precisamos ver com os olhos da fé.

Por que seu sermão se tornou um marco? Ele marca uma virada na história da igreja.

A. O sermão de Estevão o levou à morte e uma intensa perseguição a igreja.
B. Ele marca o início de um novo marco para a igreja - leia Atos 8:1-2. Os crentes foram forçados a sair de Jerusalém e ir para as regiões mais além.
C. Atos 11:19 "Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estêvão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus"
D. Deus transformou um evento aparentemente ruim em um impulso para a sua igreja se mover para fora, e para além da sua zona de conforto.

Assim, o discurso de Estevão irritou-os. E isso se tornou a faísca que fez com que o fogo se acendesse.

A. Mas Estevão não viveu para ver. Ele não conheceu o fruto do seu trabalho. Na verdade, o que ele viu foi apenas uma multidão enfurecida e pedras voando.
B. Deus tem a última palavra. Ele sempre tem.

Lucas quer os leitores como nós saibamos que Saulo estava lá. E a morte de Estevão causou uma profunda impressão em Saulo.

A. Paulo disse em Atos 22:20 "e quando se derramava o sangue de Estêvão, tua testemunha, eu também estava presente, consentindo na sua morte e guardando as capas dos que o matavam"
B. Agora você pode medir o impacto do testemunho de Estevão? Ele semeou uma semente que o Espírito Santo usou para dar frutos em regiões distantes e em Saulo de Tarso.
C. Olhe a imensa obra de Paulo na primeira geração da igreja, e vemos um vislumbre do impacto do testemunho de Estevão.

Estevão não morreu em vão. Nenhum servo de Deus jamais morrerá em vão.

A. Deus vai usar a nossa vida como um testemunho para Si mesmo, se permitirmos que Ele o faça.
B. Os nossos sacrifícios de hoje são as sementes que Deus usa para plantar Sua obra e cumprir Sua vontade.
C. O sangue dos mártires tornou-se a semente da igreja.

Estevão causou um grande impacto em sua geração. Assim como Jesus, que morreu jovem, mas eles viveram suas vidas para o melhor.

A. As qualidades que caracterizam Estevão são estas - cheio de fé, cheio do Espírito Santo, cheio de graça e poder de Deus.
B. Este é o espírito do homem, e Lucas (autor) faz questão de enfatizar.
C. Precisamos prestar atenção ao nosso homem interior. Que tipo de espírito nós temos? De fé, que descansa seguro em Deus, de confiança e obediência? É o que está dentro que nos faz ou nos destrói.

Esse espírito de Estevão explica sua calma diante de uma multidão enfurecida.
Esse espírito explica sua coragem em meio ao apedrejamento.
Esse espírito explica por que ele usou seu último respirar para orar pedindo perdão por seus assassinos.

O foco de Estevão estava somente no Senhor.

A. Ele não tinha nenhum desejo por fama e reputação. Ele não desejava os tesouros deste mundo. Ele encontrou sua maior alegria em conhecer e compartilhar Cristo. E ele O viu no final.
B. Estevão era sem medo por causa de sua confiança em Deus. Sua segurança estava nele, não em si mesmo, e não nos resultados de seu trabalho. Sua esperança estava em Deus.

Lucas disse que Estevão era um homem "cheio do Espírito Santo" (6:5).

A. Não é de admirar que ele tinha a fé, a coragem e a força para servir, e até mesmo morrer por Cristo.
B. O Espírito Santo capacitou ele. Não é de admirar que "o seu rosto era como o rosto de um anjo" (6:15)

O que está dentro de nós, nos torna fortes. Prestemos atenção ao nosso homem interior. Alimente essa fé em Deus, e esse amor por Ele.

A. Enchei-vos do Espírito, Paulo disse. "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito" (Efésios 5:18).
B. Ser cheio do Espírito é uma parte necessária do crescimento e maturidade espiritual. Se Paulo coloca isso dessa forma, então ...
1. Não é uma opção, mas um imperativo. Não é uma boa ideia cristã de que podemos decidir ter ou não. Precisamos ser preenchidos (constantemente) pelo Seu Espírito.
2. É algo que deve ter lugar em nossas vidas regularmente. O verbo é um imperativo presente, de modo que poderia ser traduzido, "estar cheio do Espírito"
3. Não é algo que você faz, mas é algo que Deus faz dentro de você. Nossa parte é permitir - ou seja, você está disposto a deixar que Ele seja o Senhor de sua vida? Existe alguma coisa que está obstruindo-O.

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. muito bom. uma Palavra Edificante, abriu bem meu entendimento sobre a vida de Estevão
    Deus os abençoe

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem