Por Que Coisas Ruins Acontecem A Pessoas Boas?

Por Que Coisas Ruins Acontecem A Pessoas Boas?
Texto: 2 Coríntios 11:16-33

Introdução: Quando olhamos para esta passagem, nos perguntamos: "Se Deus está no controle, e Ele está; e se Deus é todo poderoso, e Ele é; por que Ele deixou que todas essas coisas acontecessem ao seu Servo Paulo?

Se Deus está no controle, por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?

A pergunta feita por muitos, dentro e fora da igreja. "Se Deus está no controle, por que coisas ruins acontecem a pessoas boas?"

Agora, eu não conheço a mente de Deus, portanto, eu não posso compartilhar todas as suas razões, mas esta noite eu gostaria de compartilhar com você, 7 razões da Palavra de Deus, por que coisas ruins acontecem a pessoas boas.

I. Por Que Coisas Ruins Acontecem A Pessoas Boas?

1. Coisas ruins acontecem porque vivemos em um mundo caído - Leia Gênesis 3:1-19
Se você se lembra, nos capítulos iniciais da Bíblia, o homem e a mulher viviam no Jardim do Éden, um paraíso virtual. Não havia dor, nem sofrimento, nem angustias, nem morte. Então Adão e Eva pecaram. Por causa do seu pecado, o mundo inteiro foi amaldiçoado. As mortes que temos à nossa espera um dia, a solidão, a doença, a dor e as doenças que suportamos hoje, tudo veio por causa do pecado do homem. As pessoas perguntam: "Como um Deus amoroso poderia deixar as pessoas ficar doentes?

Como Ele pode permitir câncer e acidentes vasculares cerebrais e Alzheimer? "Meu amigo, se você comprar um carro novo, e sair e alguém bater na traseira e destruí-lo. Você não culpa o fabricante. Isso é dividido como o resultado de suas ações. As doenças e enfermidades que suportamos hoje, as tempestades e tornados, secas e inundações, a luta no trabalho e a dor no parto, tudo veio como resultado do pecado do homem. Ele desobedeceu. O mundo não é como Deus o criou.

Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? Elas acontecem porque vivemos em um mundo caído.

2. Coisas ruins acontecem a pessoas boas por causa dos pecados dos outros. - Leia 2 Samuel 11:14-17
Se você se lembra, o Rei Davi cometeu adultério com a mulher de Urias e ela ficou grávida. Quando Davi descobriu, ele tentou cobrir seus rastros por ter seu fiel soldado Urias voltado do campo de batalha. Davi recebeu-o, e depois mandou-o para casa para estar com sua esposa, pensando que Urias dormiria com sua esposa e depois não saberia que ele não era o pai. Mas, Urias não dormiu em casa. Ele não iria desfrutar do prazer de um teto sobre sua cabeça e a companhia de sua esposa, quando seus companheiros soldados ainda estavam no campo de batalha e enquanto a Arca da Aliança estava lá também. Já houve um homem mais inocente e comprometido do que Urias?

Uma vez que o seu primeiro plano falhou, Davi matou Urias, um homem inocente, para cobrir seus rastros. Meus amigos, coisas ruins, muitas vezes acontecem a pessoas boas por causa dos pecados dos outros. Pense nas famílias que ficam sem comer, porque seus pais são viciados em jogos de azar, drogas ou álcool. Pense nos inocentes que são mortos em nossas estradas a cada ano porque os outros dirigem bêbados. Pense nos mortos nos atentados terroristas por causa dos pecados dos outros. Coisas ruins acontecem a pessoas boas, porque vivemos em um mundo caído.

3. Coisas ruins acontecem a pessoas boas para ensinar e preparar-nos. Leia 1 Samuel 17:31-36
Você se lembra que um gigante chamado Golias, saía todos os dias e ficava na frente dos israelitas e desafiava-os para uma luta. Todos os dias, os soldados tremiam de medo. Isto é, até um jovem chegar e dizer que iria lutar contra o gigante. Quando o rei Saul ouviu falar sobre a oferta do menino, ele chamou a Davi e disse que ele era muito jovem e inexperiente para lutar contra o gigante. Davi disse-lhe: "Eu já lutei um leão e um urso. Deus me protegeu, e Ele vai me proteger agora"

Imagino que houve momentos, enquanto observava as ovelhas, o jovem Davi se perguntou por que Deus não protegeu ele e as ovelhas dos ataques desses animais selvagens. Eu imagino que ele tinha dificuldade para entender por que Deus permitiu que esses problemas atingissem sua vida. Logo ele entendeu que Deus estava preparando-o para um desafio ainda maior, quando Deus iria usá-lo para destruir o maior inimigo de Israel. O leão e o urso foram apenas uma parte do campo de treinamento de Deus, destinado a preparar Davi para desafios maiores mais tarde.

Meu amigo, Deus às vezes permite que coisas ruins apareçam no seu caminho, para que você seja preparado para atuar de forma maior mais tarde.

4. Coisas ruins acontecem a pessoas boas para trazer glória a Deus. Leia Jó 1:8-12
Você se lembra? Deus estava falando da fidelidade de Jó ao Diabo. O diabo disse: "Se você me deixar atacá-lo, ele vai virar as costas para você". Então Deus permitiu que coisas ruins acontecessem com Jó, homem inocente, assim Deus seria glorificado. É fácil, às vezes, começar a pensar que o mundo gira em torno de nós, acreditar que Deus foi feito para nós e não o contrário. Nós muitas vezes acreditamos que Deus nos deve a vida sem dor. Pense na glória que Deus recebeu por causa do testemunho de Estevão. Pense na glória que Deus recebeu através da vida de Policarpo e tantos outros mártires do cristianismo. Meus amigos, temos de superar a ideia de que Deus existe para nós, e lembrar que somos chamados para dar glória a Deus.

Coisas ruins acontecem a pessoas boas ...

5. Coisas ruins acontecem a pessoas boas para lembrar-nos a confiar em Deus.
Muitos de nós dependemos de nossas próprias habilidades. Finalmente chegamos ao ponto onde descobrimos que precisamos de alguém. Meu amigo, é muito fácil nós começarmos a nos sentir autossuficientes. É muito fácil acreditamos que não precisamos de nada e ninguém, até que o desastre aconteça em nosso caminho. É então, quando já não podemos lidar com as coisas por nós mesmos, que muitas vezes nos vemos forçados a recorrer a Deus que temos ignorado. Muitas vezes, é então que começamos a orar com palavras que realmente significam. Às vezes, Deus permite que coisas ruins acontecem a pessoas boas, para lembrá-los de confiar nele. Muitas vezes ele permitiu que isso acontecesse aos israelitas.

É fácil falar sobre como Deus é grande. É fácil falar sobre como nós confiamos nele, mas é muitas vezes só quando temos a quem recorrer, que começamos a dizer o que dizemos.

6. Coisas ruins acontecem a pessoas boas, para ajudar outras pessoas.
Por que coisas ruins acontecem a pessoas boas? Às vezes elas acontecem para que outras pessoas possam ser ajudadas.

7. Coisas ruins acontecem a pessoas boas para nos lembrar que não estamos em casa ainda. Leia João 16:33
Neste versículo Jesus diz: "Você vai ter sofrimento neste mundo”. Muitas vezes, estamos tão ocupados na construção das nossas casas, cuidando de nossas famílias, e trabalhando, que nos esquecemos que este lugar não é o nosso lar. Muitas vezes esquecemos que Jesus está agora mesmo preparando um lugar para nós. Meus queridos, não estamos em casa ainda.

O lugar que vamos, não tem nenhuma dor, não tem sofrimento, não tem nenhuma separação, e não há lágrimas. O lugar que estamos indo, tem ruas de ouro, portões de joias e alegria enchendo o ar. Meus amigos, nós não estamos em casa ainda. Este lugar não é sequer uma pálida sombra do que Deus tem preparado para nós.

Há um lugar melhor esperando por nós, mas neste mundo, coisas ruins vão acontecer a pessoas boas. Agora, uma pergunta permanece sem resposta. Quando coisas ruins acontecem a pessoas boas, como é que as pessoas boas, como é que o povo de Deus responde?

II. Pessoa Boas Pessoas Respondem A Coisas Ruins:

1. Confiando em Deus - Leia Romanos 8:28, 31-32
Muitas vezes, quando a dor e dificuldade vem em nosso caminho, a primeira coisa que precisamos fazer é lembrar que Deus está no controle, e depois confiar nele. Lembro-me, algum tempo atrás, eu estava passando por algumas lutas. Nós encontramos reveses e por uma temporada parecia que o mundo estava começando a desmoronar. Foi então que o Senhor me levou para fora e comecei a andar para cima e para baixo na minha calçada cantando, "Deus está no controle, acreditamos que Seus filhos não serão abandonados. Deus está no controle, vamos sempre lembrar e nunca seremos abalados. Não há poder acima ou ao lado dele que conhecemos. Oh oh oh. Deus está no controle". Uma e outra vez eu cantei essa música, e quando eu fiz, as lágrimas começaram a rolar pelo meu rosto enquanto eu me lembrava e comecei a confiar novamente.

Deixe-me perguntar-lhe meu amigo, você está confiando esta noite que Deus está no controle?

2. Lembrando o Amor de Deus - Leia Romanos 8:35, 37-39
Lembre-se de que Deus lhe ama mais do que você pode imaginar ...

3. Olhando para o futuro - Leia 1 Coríntios 2:9
“Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”.

Algo melhor está por vir. Pense no lar que está lhe esperando. Pense na reunião que vamos ter.

A história é contada do pregador que foi visitar uma mulher idosa da igreja, apenas algumas horas antes de ela falecer. Quando ele se inclinou sobre sua cama, ela sussurrou algo em seu ouvido. A senhora mais tarde faleceu. Aqueles que participaram do funeral ficaram surpresos ao descobrir que a mulher, tinha em seu caixão, uma colher em suas mãos. Quando o pregador se levantou para pregar no funeral, ele explicou.

"Pouco antes de nossa querida irmã partir, ela fez um pedido especial. Ela me pediu para colocar uma colher no caixão com ela. Em seguida, ela me pediu para explicar. Quando ela era pequena, no final de cada refeição da noite, quando os pratos estavam sendo tirados da mesa, sua mãe sempre dizia às crianças para segurar suas colheres porque algo melhor estava por vir. Nossa irmã queria ser enterrada com a colher, porque ela queria que você se lembrasse que, no meio de suas provações, no meio de suas lutas e dor que "algo melhor está por vir".

Pr. Aldenir Araujo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem