João Batista: O Início Do Evangelho

João Batista: O Início Do Evangelho
Texto: Marcos 1:1-8

Introdução: Mateus começa seu Evangelho, partilhando a genealogia de Jesus. Ele sente a necessidade de provar que Jesus é filho de Abraão e filho de Davi. Lucas começa falando sobre os eventos que levam até o nascimento do Senhor Jesus. O Evangelho de João começa na eternidade passada; lembrando-nos que Jesus é Deus na carne. Marcos não começa falando sobre a herança do Senhor ou o Seu nascimento. O desejo de Marcos é apresentar Jesus como um servo e um servo não precisa de uma genealogia. Marcos começa pulando direto para a ação.

A primeira frase de Marcos serve como um título para o livro e ela serve para nos mergulhar imediatamente no ministério terreno de Jesus. Marcos está compartilhando com seus leitores a boa notícia a respeito de quem é Jesus e o que Ele fez enquanto esteve aqui. Marcos chama o Senhor "Jesus Cristo, o Filho de Deus".

O nome "Jesus" é a transliteração grega do nome hebraico "Josué". Isso significa "Jeová é salvação". Jesus é um nome humano e revela a razão pela qual Jesus veio a este mundo. Jesus veio a este mundo para salvar os pecadores perdidos, Mateus 1:21; Lucas 19:10. O nome "Jesus", declara Sua Pessoa.

Ele é chamado de "Cristo". Isso identifica Jesus como o "Messias", ou "o Ungido". O nome "Cristo", declara a sua posição. Jesus é retratado como aquele que vai livrar o seu povo dos seus inimigos.

Então Marcos aumenta os riscos. Ele chama Jesus de "Filho de Deus". Marcos nos permite saber em termos muito claros que ele está escrevendo sobre um homem, que é um homem comum. Ele está escrevendo sobre um homem que é Deus em carne, João 1:1, 14. O nome "Filho de Deus", declara seu poder.

Assim, este título declara quatro verdades importantes sobre Jesus.

1. Ele é verdadeiramente humano - Ele tem um nome humano - Jesus.
2. Ele é verdadeiramente divino - Ele é o Messias prometido. Ele é o Filho de Deus.
3. Ele é verdadeiramente único - Ele é tanto humanidade como divindade em uma pessoa.
4. Ele é a verdadeira fonte da Boa Nova - só Jesus é a fonte da salvação!

Temos a introdução de Marcos do livro que leva seu nome. Vamos começar o processo de nos mover através destes versos. Vamos considerar o início do ministério de Jesus como Marcos escreve sobre o homem que foi enviado para preparar o caminho para a vinda do Senhor Jesus Cristo. Hoje nós vamos tirar alguns momentos para olhar para o ministério de João Batista

I. João Batista e sua missão. V. 2-3

Nos tempos antigos, os reis frequentemente enviavam as pessoas à frente deles para preparar o caminho para a sua vinda. O precursor tinha duas funções principais.

Em primeiro lugar, ele era para ter certeza de que as estradas eram transitáveis. Não deveria haver atrasos quando o rei passasse. Ele deveria ter uma rota clara, aberta através do reino.

Em segundo lugar, o precursor deveria fazer as pessoas saberem que o rei estava por vir. Ele ia ao longo da rota antes de o rei chegar e ele dizia ao povo para se preparar para a chegada do rei.

João Batista cumpriu ambos os deveres vistos no antigo precursor. Ele veio a este mundo com uma missão divina. João recebeu uma missão celeste, que ele cumpriu, enquanto ele estava aqui. Vamos examinar a sua missão.

Os versículos 2-3 também nos dizem que João era o cumprimento das duas profecias importantes do Antigo Testamento.

1. Isaías 40:3 - "Eis a voz do que clama: Preparai no deserto o caminho do Senhor; endireitai no ermo uma estrada para o nosso Deus"

2. Malaquias 3:1 - "Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos".

A. Isso envolveu preparação. V. 2 - João abriu o caminho para a vinda do Senhor, apelando diretamente ao povo. Os líderes religiosos judeus há muito tempo tinha esquecido o homem comum. João veio pregando para o povo, exortando-os a se arrepender, porque o Senhor, o Rei estava vindo para libertar seu povo.

B. Isso envolveu proclamação. V. 3 - João era uma voz solitária contra o legalismo morto dos judeus. Ele era um pregador duro em um dia escuro e Deus o usou para tocar uma geração.
João Batista pregou durante um período em que a religião judaica tornou-se nada mais do que a ortodoxia morta. O legalismo e o ritualismo governavam a época. Os judeus estavam na necessidade desesperada de um reavivamento espiritual. Os gentios tinham desistido de religião e visto as crenças religiosas como mais uma superstição e contos tolos. Ambos os grupos necessitavam apenas do que João pregava: a Verdade!

Estamos vivendo em dias semelhantes! Muitas igrejas têm abandonado as grandes doutrinas da Bíblia para pregar uma mensagem enraizada no humanismo ou legalismo. As pessoas nunca são desafiadas a respeito de seus pecados ou são exortadas com a Palavra de Deus.

Há uma grande necessidade de homens de Deus em nossos dias que se levantem, abram suas Bíblias, abram a boca e preguem a Palavra de Deus. Jesus está vindo em breve! Onde estão os precursores que estão preparando o caminho do Senhor e proclamando a Sua volta? Pregadores, nossa missão é a mesma que o João Batista recebeu. Temos que pregar a Palavra, 2 Timóteo 4:2. 

II. João Batista e seus métodos. V. 4-5

A. A pregação de João. V 4b - João era um pregador! Ele veio falando aos homens sobre a necessidade de arrependimento. Sua mensagem era uma mensagem de confronto. João veio confrontando o pecado e convidando as pessoas a se arrependerem. A palavra "arrependimento" significa "uma mudança de mente que resulta em uma mudança de ação". O povo tinha pecado e João exortou-os a mudar de opinião acerca do pecado.

João estava exortando-os a limpar suas vidas em preparação para o advento de Jesus! Ele estava dizendo: "O Senhor está chegando! O Salvador está chegando! Vocês precisam endireitar seus corações tortos. Vocês precisam ter o coração preparado para a vinda do Senhor".

A mensagem de João era também uma mensagem de mudança. João disse ao povo que o "arrependimento" deles resultaria na "remissão dos pecados". A palavra "remissão" significa "perdão ou indulto de pecados como se nunca tivesse acontecido". João disse ao povo que o arrependimento deles resultaria no perdão de Deus!

Essa é a mensagem que temos em nosso mundo hoje! Onde estão os pregadores que estão pregando o arrependimento e a remissão dos pecados? A maioria dos pregadores estão muito ocupados acariciando os egos das pessoas e fazendo cócegas em seus ouvidos. Eles estão muito ocupados construindo suas multidões, e seus próprios impérios religiosos.

Precisamos de homens de Deus nestes dias, homem que levantem suas vozes e trovejem contra o pecado! Precisamos de homens que não permitam que posição, prestígio, prosperidade ou popularidade fique entre eles e a proclamação da verdade. Precisamos de pregadores que digam às pessoas a verdade! Eu sei o quão difícil é pregar a verdade para as pessoas que determinam que tipo de casa que você pode comprar ou que tipo de carro você pode dirigir, mas eles precisam ouvir a verdade!

As pessoas precisam saber que o único caminho para o céu é através da pessoa do Senhor Jesus Cristo. As pessoas precisam saber que o pecado mata. As pessoas precisam saber que existe um verdadeiro inferno para evitar e um Céu real para conquistar. As pessoas precisam saber que Deus ainda olha para os corações arrependidos e vidas transformadas. As pessoas precisam da verdade!

Nem todo mundo quer ser embalado para dormir com uma pregação fraca, anêmica destes dias! Algumas pessoas ainda querem ouvir a verdade. Algumas pessoas ainda querem ser confrontadas com os fatos da Palavra. Essas pessoas querem ser alimentadas. O resto, aqueles que não querem ouvir a verdade, precisam ser confrontados! Há uma abundância de pessoas lá fora que não querem ouvir a verdade. A Bíblia nos diz que vai ser assim no fim dos tempos, 2 Timóteo 4:3-4.

A necessidade de um profeta de Deus como João Batista nunca foi maior do que é agora! Oremos pelos homens que ainda levam a mensagem para a glória de Deus! 

B. A prática de João. V. 4a - João fez outra coisa que não era comum em sua época, ele batizava judeus. Pessoas naquela parte do mundo vinha praticando o batismo por um longo tempo. Quando um gentio se tornava um judeu convertido, essa pessoa era batizada como um símbolo de sua vida transformada. O batismo não era novo, a forma que João usava, era nova.

João não batizava as pessoas para deixá-las bem com Deus. A frase "pregar o batismo de arrependimento para a remissão dos pecados" não significa que as pessoas estavam sendo batizado para ter seus pecados perdoados. Elas estavam sendo batizadas, porque os seus pecados haviam sido perdoados. Elas iam até João e eram imersas no rio Jordão declarando publicamente que as suas vidas foram transformadas pelo poder de Deus. Elas eram batizadas para dar glória a Deus que tinha perdoado seus pecados e tornando-os limpos. Em outras palavras, esse batismo era sobre uma mudança de vida! 

Isso ainda é o que o batismo representa. As pessoas não são batizadas para serem salvas; elas são batizadas porque elas foram salvas. O batismo é uma imagem de uma pessoa que está morrendo à velha vida de pecado e ressurgindo para uma nova vida de santidade.

De maneira que todos que vem a Jesus e é salvo por Sua graça será uma nova criatura, 2 Coríntios 5:17. Elas vão viver um novo tipo de vida. Elas terão novos desejos. Elas serão diferentes. Jesus transforma cada vida que Ele toca! 

C. O poder de João. V. 5 - Somos informados de que muitas das pessoas que viviam naquela região foram a João Batista para serem batizadas. Essas pessoas fizeram uma ruptura com seu passado e foram transformadas pelo poder de Deus. Alguém estimou que até 300 mil pessoas podem ter sido batizadas por João e seus discípulos.

Aqui está o ponto, essas pessoas viajavam cerca de 20 milhas a pé. Quando elas chegavam onde João estava, ele as tratava como se fossem gentios. Ali estava aquele pregador dizendo que eles não eram melhores que os gentios. Quando elas eram confrontadas com os seus pecados, elas viram os seus pecados e se arrependeram. Quando o fizeram, Deus os perdoou!

João apenas pregava a Palavra de Deus e Deus honrava a Sua Palavra. As pessoas respondiam à pregação do Batista e elas aproximavam-se dele confessando os seus pecados e afastando de seus estilos de vida pecaminosos.

Claro, nem todo mundo estava feliz com o ministério de João. Os fariseus e saduceus vieram ver que barulho era aquele. Eles chegaram a criticar João e sua mensagem. Quando os viu chegando, ele os repreendeu por sua hipocrisia e exortou-os a arrepender-se, também, Mateus 3:7-10. Eles recusaram o apelo de João e continuaram em seus pecados. 

Estamos vivendo em tempos difíceis espiritualmente. Há uma tendência de pregadores mais amistosos, para se sentir bem com a religião. Os pregadores que chamam o pecado pelo que ele é chamam as pessoas ao arrependimento são cada vez menos hoje em dia. Mas, ainda estamos operando em um tempo em que Deus vai abençoar Sua Palavra. Se a Sua Palavra é pregada como está escrito, Deus honrará esta Palavra, Isaías 55:11. As pessoas ainda precisam ouvir que elas são pecadoras. As pessoas ainda precisam ser confrontadas com a necessidade de arrependimento genuíno. As pessoas ainda precisam ser abaladas de vez em quando!
   
Ele ainda está trabalhando. Ele ainda está honrando a Sua Palavra. Portanto, temos de manter o curso e continuar para a Sua glória até que Ele venha!

III. João Batista e seu estilo. V. 6

A. Sua moda. V. 6 - João não usava as roupas finas que adornavam os corpos dos fariseus e dos saduceus. Ele não gravitava em torno das coisas boas da vida. Sua roupa era áspera como sua mensagem. Ele era um homem do deserto e ele se vestia como um homem do deserto. Ele estava fora do passo em seu senso de moda.

B. Sua comida - Ele evitava os alimentos finos do palácio e favorecia os alimentos do habitante do deserto. Ele obtinha seu mel das rochas e vivia em coisas que ele poderia confiar no Senhor para oferecer. Ele era um homem comum, que não ia após as seduções e atrações deste mundo. Certamente, sua dieta era equilibrada. Gafanhotos e mel são proteína é carboidratos. João era um homem equilibrado que estava satisfeito com o básico da vida.

O estilo de João era tão incomum quanto a sua mensagem. João Batista era um homem estranho, até mesmo para sua época. Imagine como este homem deve ter parecido para as pessoas que o viram. Ele era um Nazireu, Lucas 1:15. Isso significa que seu cabelo e sua barba nunca tinha sido cortados. Os Nazireus frequentemente levavam a barba em sacos em torno de sua cintura para evitar pisar nela. Seu cabelo era trançado em sete tranças e pendurado para baixo suas costas, tocando o chão. Como poderíamos reagir se João viesse pregar em nossa igreja?

Ele saiu do deserto vestido com as roupas ásperas de um profeta. Ele veio para o povo de Israel com o mesmo espírito de confronto que habitava em Elias 800 anos antes. Ele veio pregar com poder! Na verdade, João era tão incomum que ele nunca foi convidado para pregar no templo e sinagogas. Eles não tinham nenhuma utilidade para um homem como ele! Eles não queriam ser confrontados. Eles tinham tudo sobre controle e eles não queriam um maluco para destruir o pequeno império religioso que tinham construído.

João veio com uma aparência estranha. Ele veio com uma mensagem forte. Ele estava fora de sintonia com seu tempo, mas Deus estava com ele. Deus usou João Batista, em uma forma incrível para levar a cabo um ministério poderoso.

Se João nos ensina alguma coisa hoje, ele nos ensina a verdade que não temos que nos moldar a este mundo. Ele nos ensina que tudo bem ser diferente. Podemos vestir diferente. Podemos falar diferente. Podemos viver diferente. E, isso não significa que somos estranhos; isso simplesmente significa que nós temos um desejo de caminhar com o Senhor e honrá-Lo.

Está tudo bem se você não viver como o mundo vive. Está tudo bem se você não fizer as coisas que o mundo faz. Tudo bem se você não beber, xingar, usar drogas ou ser um degenerado. Tudo bem se você se casar virgem. Tudo bem se você vai à igreja três vezes ou mais por semana; entrega seus dízimos; vai a Escola Dominical e vive como um santo. Tudo bem se você canta, ora e testemunha. Tudo bem ser diferente se Jesus fez você diferente! E, se Ele salvou sua alma, Ele fez exatamente isso, João 3:3,7.

Nunca devemos permitir que este mundo nos force a seu molde, Romanos 12:1-2. Devemos nos entregar ao Senhor, separar deste mundo, 2 Coríntios 6:17, e permitir que Ele molde-nos à sua imagem! Nunca tenha vergonha de quem você é e nunca tenha vergonha de quem você não é!

IV. João Batista e sua mensagem. V. 7-8

Estes versículos nos mostram o conteúdo da mensagem de João. Ele não pregou para construir seu nome e sua reputação. João pregou para apontar as pessoas para outro. Ele pregou para apontar os homens a Jesus. Estes versículos nos dizem qual era a mensagem de João Batista.

A. A mensagem de um servo humilde. V. 7 - João Batista era um pregador ousado. Ele trovejou contra o pecado e exortou as pessoas a se arrependerem. Mas, quando ele começou a falar sobre Jesus Cristo, João tornou-se um pregador muito humilde. Ele disse as pessoas que o ouviram pregar que em comparação com Jesus, ele era um ninguém! Ele lhes diz que ele não era sequer digno de fazer o trabalho do menor escravo doméstico. João diz: "Eu não sou nada, mas Ele é tudo!" João diz: "Eu não vim para chamar as pessoas para mim; eu vim para apontar as pessoas para Ele!" Essa é uma humildade que falta nestes dias.

Isso destaca uma das razões que as pessoas se recusam a lidar com os seus pecados. As pessoas muitas vezes se comparam com o padrão errado. Se você olhar ao redor, você pode sempre encontrar alguém que vive pior do que você vive. Você pode apontá-los e dizer: "Veja, em comparação com essa pessoa, eu não pareço muito ruim". Isso pode ser verdade, mas se você honestamente comparar sua vida com Jesus Cristo você iria ver o quão ruim você realmente é.

As pessoas estavam se reunindo para ouvir João. Ele tinha os ouvidos da nação. Ele tinha as pessoas comendo em sua mão. Mas, quando João viu Jesus, João viu como João era carente! Quando João viu Jesus, João viu que não era nada e Jesus era tudo.

É por isso que João estava disposto a renunciar para que Jesus pudesse brilhar, João 3:30.
É por isso que João magnificou Jesus! Ele sabia que se as pessoas pudessem apenas ver Jesus, elas veriam como elas realmente eram. Se elas se vissem como realmente eram, veriam sua necessidade de Jesus. Elas gostariam que Ele fosse o seu Salvador e Senhor. Então, João apontou os homens a Jesus.

Essa é a mensagem que as pessoas precisam neste dia! Se as pessoas puderem ver Jesus, sejam salvas ou perdidas, eles teriam um desejo de humilhar-se diante dEle. Elas estariam dispostas a se curvar diante dEle para salvação, entrega e serviço.

B. A mensagem de um Santo Salvador. V. 8 - João também lhes disse que quando Jesus viesse Ele faria um trabalho espiritual em seus corações. Você observa que, João estava usando um elemento material, água, para batizar seus corpos. Jesus usaria um elemento espiritual, o Espírito Santo, para batizar suas almas. João estava tomando-os e colocando-os sob a água em um símbolo de arrependimento. Jesus iria levá-los e Ele lavaria seus pecados no seu sangue e lhes daria uma vida nova.

João não estava chamando as pessoas à religião. Elas tinham o suficiente. João Batista estava apontando as pessoas para um salvador que poderia salvar suas almas, perdoar os seus pecados e mudar suas vidas. Por esse caminho, Jesus ainda pode fazer essas coisas! Todos aqueles que vêm a Ele pela fé serão salvos, transformados e perdoados. E, é tão fácil como chamar a Ele pela fé, Atos 16:31; Romanos 10:9, 13. 

Conclusão: A mensagem que João Batista pregava era uma mensagem incomum. Ele não pregava para conquistar o favor dos homens. Ele não pregava para crescer um grande ministério. Ele não pregava para atrair uma multidão. Ele pregava uma mensagem simples sobre um Salvador maravilhoso chamado Jesus. Ele pregava uma mensagem simples sobre a necessidade de as pessoas lidarem honestamente com os seus pecados. Ele pregava uma mensagem que aquelas pessoas precisavam ouvir e pregava uma mensagem que precisamos ouvir também.

O Senhor tem falado com vocês através desta mensagem? Você sente a necessidade de ir a Jesus para ser salvo? Se assim for, você pode. Se você vir a Ele e se arrepender de seus pecados e clamar a Ele pela fé, Ele irá salvar sua alma, perdoar seus pecados e mudar sua vida.

Talvez você tenha se afastado do Senhor e não está tão perto dele como você já esteve uma vez. Você pode voltar para casa! Deus permite segundas chances.

Talvez você se tornou autoconsciente sobre a forma como você tem sido ensinado. Talvez você está ouvindo o canto de sereia das igrejas modernas chamando você para longe dos antigos caminhos. Se você precisa vir e concertar algumas coisas com Deus, você pode fazer isso.

Quaisquer que sejam as suas necessidades, hoje, elas podem e vão ser supridas pelo Senhor Jesus, se você as entregar a Ele!

Pr. Aldenir Araujo

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Muito obrigado Pastor. Me edificou bastante. Que o Senhor abençoe sua vida ricamente. Em nome de Jesus. Amém

    ResponderExcluir
  2. que maravilha de mensagem que Deus continua usando o pastor.em nome de jesus.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem