Avivamento: Mais do que a História de um Grande Peixe

Avivamento: Mais do que a História de um Grande Peixe
Princípios de Preparação Para o Avivamento

Texto: Jonas 1: 1-6, 17; 4:11

Introdução: Será que vamos escolher fazer a diferença ou optar por simplesmente ignorar a queda livre moral ao nosso redor? O que tem que acontecer para que haja um despertar espiritual sem precedentes? Assim como Deus preparou um grande peixe para despertar Jonas, Deus está preparando uma circunstância global, maior do que todos nós juntos. Ele despertará aqueles que estão dormindo para os perigos iminentes dos juízos de Deus. No livro de Jonas, avivamento é mais do que uma história de um grande peixe. Trata-se do maior avivamento espiritual na história. No dia da inauguração, quase um milhão de pessoas dedicaram suas vidas a Deus. É um retrato do que Deus pode realizar através de seus servos que optaram por preparar-se para se tornarem agentes do avivamento.
 
Nesta mensagem vamos rever uma história muito conhecida e aplicar vários princípios práticos, mas profundos para nos preparar para o maior avivamento da história. O primeiro princípio de preparação é que devemos:

I. Conferir Nossa Bússola (1:1-2)

Deus chama pessoas para determinados lugares particulares para fins particulares. No caso de Jonas, encontramos Deus chamando-o a Nínive para pregar contra o pecado. Mas quando Deus chamou Jonas, ele respondeu: "Eis-me aqui... Envia outro. Eu estou no meu caminho para Társis!" Deus disse: "Vá!", E Jonas disse: "Não!" Alguma vez você já disse "não" à vontade de Deus? É importante estar indo na direção certa. O que é mais importante, um relógio ou uma bússola? Que aproveita uma pessoa para estar no momento em que ela está indo na direção errada? Se desejamos ir na direção certa, nós precisamos de:
 
A. Uma bússola pessoal (vv. 1-2a)
Deus havia levantado outros ministérios proféticos, mas não os havia chamado para ir a Nínive. Mesmo que Amós, Habacuque, e Obadias eram contemporâneos capazes, Deus não os comissionou para ir a Nínive. A vontade de Deus era para Jonas. Deus chama cada um de nós ao nosso Nínive. Deus colocou cada um de nós em nossa própria igreja e comunidade para serem agentes de despertar espiritual. Deus está dizendo: "Vá para Nínive”. Onde você está indo? Existem apenas duas estradas nesta vida: um caminho leva a Társis, enquanto o outro caminho a Nínive. Um leva ao avivamento enquanto que o outro leva a ruína. Se estamos determinados a avançar na direção certa, não só precisamos de uma bússola pessoal, mas precisamos de:
 
B. Uma bússola apontada (v. 2b)
Era como se Deus pegasse um mapa e circulasse Nínive e dado a Jonas. Deus foi específico com Jonas. Nínive era uma cidade da antiguidade. Ninrode fundou-a pouco depois da confusão de línguas na Torre de Babel. Era uma das cidades mais antigas do mundo antigo. Você conhece os costumes e tradições da sua Nínive e seu povo?
 
Nínive também era uma cidade grandiosa no que hoje é o Iraque moderno. Suas ruas eram de 20 milhas de comprimento. Suas paredes eram de cem pés de altura. Foi a capital da Assíria. Quase um milhão de pessoas viviam em e em torno desta megalópole.
 
Nínive era uma cidade de grande iniquidade. Jonas sabia sobre sua crueldade e brutalidade. Seu povo era conhecido por sua selvageria. Eles queimavam filhos vivos e torturavam adultos esfolando-os e os deixando morrer sob o sol escaldante.
 
Leia também: Sete razões para buscar um avivamento pessoal
 
Nós, também, vivemos em um mundo cruel e brutal. As coisas que usávamos para nos fazer rir agora nos faz chorar. Os efeitos terríveis do pecado têm cauterizada a consciência da nossa cultura. Nós já não governar de acordo com o que é certo e errado, mas de acordo com o que funciona e o que dá dinheiro. Nossa crença é a ganância e o nosso deus é ouro. As coisas que antes nos surpreendiam agora nos diverte. As coisas que nos envergonhava agora nos entretém. Nossa cultura vendeu sua alma ao materialismo, encheu quase todos os setores com o liberalismo e tem como tema "se você se sente bem, então faça". Se nós queremos ir na direção certa, nós também devemos ter:
 
C. Uma bússola com proposito (v. 2-c)
Deus chamou Jonas para pregar contra Nínive por causa de seus pecados. Certamente Deus está chamando mais pessoas para pregar contra os pecados da nossa cultura hoje. O cruzeiro do vigésimo primeiro século para Társis é lotado com aqueles que desejam viver em uma boa nação sem serem bons! Temos substituído a ganancia e o glamour pela santidade e piedade. Deus tem uma bússola apontada e com proposito pessoal para cada um de nós.
 
Em que direção você está indo? Você está indo para Nínive ou Társis? Se desejamos continuar a se mover na direção certa para a nossa Nínive, então temos de verificar a nossa bússola encontrada na Palavra de Deus. O segundo princípio da preparação para o maior despertar espiritual na história é que devemos:

II. Considerar Nossas Consequências (1: 3-6, 15, 17)

Jonas não considerou as consequências de desobedecer a vontade de Deus. A desobediência é sempre para baixo, não para cima. Ninguém cai para cima. Sempre caímos para baixo. Observe a digressão descendente de Deus. Quando alguém desliza para longe de Deus, ele vai:
 
A. Descendente na decisão (v. 3-a)
Algumas das palavras mais tristes na Bíblia são: "Mas Jonas se levantou para fugir para Társis..." Você poderia pensar que Jonas foi o homem mais humilde e desafiado de sua época. Ele teve a oportunidade dada por Deus para pregar a toda uma cidade e experimentar um despertar espiritual.
 
Jonas estava em uma encruzilhada em sua peregrinação com Deus; então ele fez uma escolha para baixo. Talvez alguns de nós estão de pé na esquina da "tentação" e "desejo" prestes a tomar a decisão errada no caminho para a morte. Outros podem estar contemplando deixar a vontade de Deus para a família, casamento, negócio, igreja ou futuro. Uma vez tomada uma decisão para baixo, então a pessoa vai:
 
B. Descendente na direção (v. 3b-f)
As decisões determinam a direção e o destino. A Escritura diz que Jonas descendo a Jope, olhou para um navio indo para Társis, comprou uma passagem e entrou no navio. Quando alguém toma um caminho para longe do Senhor, é premeditado.
 
Leia também: As marcas do verdadeiro avivamento
 
É muito perigoso justificar a desobediência só porque as coisas parecem cair no lugar. Jonas achou um navio que, sem dúvida, estava operando no tempo favorável. O clima, ventos e ondas estavam muito provavelmente favorável. Jonas contou o seu dinheiro e após o bilheteiro dizer o preço da tarifa para Társis ele descobriu que tinha o suficiente para a viagem.
 
Algumas pessoas pensam que só porque estão em um navio e o tempo está favorável, então deve ser a vontade permissiva de Deus. Se Deus te chama para Nínive e você vai para Társis, há uma tempestade e mais cedo ou mais tarde você vai ser lançado ao mar. É incrível como as pessoas justificam o seu pecado aos seus próprios olhos.
 
A verdade é que quando nós queremos desobedecer a vontade de Deus, haverá um navio para nos levar na direção oposta e ele vai estar em execução no momento. Satanás se assegura de ter sempre um transporte esperando para tirar a pessoa da presença amorosa de Deus. A Escritura diz por duas vezes que Jonas estava "fugindo da presença do Senhor" (vv. 3a, 3-F). Você sabia que você não pode fugir da presença de Deus? Se você tentar fugir de Deus, então você acabará por fugir para Deus. Deus não tem que ir a algum lugar para chegar a algum lugar. Ele já está lá. Ele está em toda parte ao mesmo tempo. Quando uma pessoa vai para baixo em suas decisões e direção, ele vai:
 
C. Descendente no discernimento (vv. 4-6)
Quando a tempestade veio, a tripulação ficou frenética e orou a seus falsos deuses. No entanto, Jonas estava dormindo no meio da tempestade. Isso geralmente acontece com os homens e mulheres que deixam Deus. Enquanto os outros estavam lutando por suas vidas, Jonas estava dormindo no meio da tempestade. Jonas deveria estar à frente daquela reunião de oração. A falta de oração é uma das principais características das pessoas que passaram a dormir espiritualmente e perderam o seu discernimento do juízo iminente de Deus.
 
Por que precisamos de um despertar espiritual hoje? Porque as pessoas estão dormindo e perderam a consciência da presença impressionante de Deus. Há um grande número de cristãos dormindo no meio da tempestade hoje. Assim muitos de nós parecem estar à vontade, enquanto o navio está afundando. Nossa sociedade está navegando em uma tempestade terrível, enquanto a maioria das pessoas nem percebe a gravidade da tempestade que se aproxima.
 
É interessante que nós realmente não sabemos quando estamos dormindo. Quando estamos dormindo pensamos e sonhamos com as coisas que não podíamos fazer ou nunca iriamos fazer enquanto acordados. Quando estamos dormindo podemos realmente achar que estamos acordados até que verdadeiramente acordamos.
 
Quando estamos em um sono profundo, não gostamos do som do despertador. Queremos continuar confortável. Você já usou o botão de soneca no seu despertador? O botão de soneca nos permite dormir um pouco mais. Assim, muitas pessoas vivem suas vidas com o botão de soneca pressionado. Eles preferem dormir mais do que discernir os problemas de sua vida pessoal, família, empresa e nação. Por muitos anos Deus está soando o alarme e as pessoas vêm pressionando o botão de soneca e voltando a dormir. Se não acordarmos e nos levantarmos, vamos perder nossa cultura de forma permanente.
 
No meio da tempestade Deus estava dizendo: "Acorda Jonas! Acorda Jonas!" No entanto, Jonas nem sequer ouvir a tempestade ou a voz de Deus. Ele estava dormindo, inconsciente dos perigos à sua volta. Aqueles marinheiros pouco ortodoxos eram mais conscientes de sua desgraça iminente do que Jonas. A medida que a história continua, as decisões de Jonas, direção e discernimento o levou a ir:
 
D. Descendente em trevas (v. 17)
Já imaginou as condições fedorentas, escuras e desesperadas de viver três dias dentro da barriga de um peixe? Há constante movimento. Um peixe vai para cima e para baixo e para trás e para frente. Jonas deve ter se sentido um miserável. O peixe levou-o até o fundo do oceano. Quando Jonas foi lançado ao mar, o peixe estava lá dentro do cronograma. Deus colocou Jonas em um "colchão de espuma de gordura" e sacudiu todo o sono dele! Deus preparou o peixe especialmente para Jonas.
 
É incrível o quão longe algumas pessoas escolhem cair antes de acordar para a presença e o plano de Deus. No capítulo dois, Jonas finalmente acordou e orou de dentro da barriga do peixe. Ele tinha se tornado espiritualmente despertado para a presença de Deus. Ele pediu uma segunda chance para fazer a vontade de Deus. Se não fosse a segunda, terceira, quarta ou centésima chance de fazer a vontade de Deus, muitos nunca tornariam a Nínive.
 
Você já reparou que tudo no Livro de Jonas obedeceu a Deus, exceto Jonas? Pense nisso. As ondas, tempestade, peixes, videira e o bicho, todos obedeceram a Deus. Levou mais tempo para Jonas se arrepender diante de Deus do que toda a cidade de Nínive. É interessante notar que, no capítulo três, quando Jonas mudou de ideia, o povo de Nínive mudou de ideia, e Deus mudou de ideia e não enviou o seu juízo.
 
Quanto tempo passará antes de obedecer à vontade de Deus? O terceiro princípio de preparação para o maior despertar espiritual na história é que devemos:

III. Contar Nossos Custos (1:3e, 4:11)

Jonas pago a tarifa antes de ele embarcar no navio para Társis. Todos pagam a sua própria tarifa quando fogem do Senhor. O resto da história nos mostra que a viagem foi mais cara do que Jonas sempre sonhou. Você já considerou o custo de não buscar o reavivamento em sua igreja e cidade?
 
Nós ou vamos pagar o preço baixo agora para um despertar espiritual ou o preço inflacionário para um despertar espiritual mais tarde. Muitos cristãos acreditam que uma hora mais conveniente virá para nos buscarmos a face de Deus em favor de nossas famílias, igreja, vizinhança e cidade. No entanto, quanto mais tempo demorar a se tornarem agentes de avivamento, maior o preço será para nós. Nunca será mais fácil ir a Nínive que hoje, agora.
Deus mantém a alimentação dos peixes até que seu povo lhe obedeça. Qual será o tamanho das circunstâncias que Deus tem que usar antes de irmos para a nossa Nínive e crer nele para o maior despertar espiritual na história? Verdadeiramente, o avivamento é mais do que uma história de um grande peixe. Trata-se de Deus amando os salvos e os perdidos demais para permitir que a nossa cultura siga seu próprio caminho sem um despertar espiritual.
 
Quem vai pagar o preço mais alto se não houver um despertar espiritual em nossa geração? Será nossos filhos. Deus perguntou a Jonas: "E eu não deveria ter compaixão de Nínive, a grande cidade em que existem mais de 120 mil pessoas que não sabem a diferença entre a sua mão direita e esquerda, assim como muitos animais?" Jonas tinha perdido sua perspectiva relativa à importância do avivamento. Ele estava reclamando sobre as coisas erradas. Quando o despertar espiritual veio a Nínive, ele estava fora da cidade. Ele deveria estar dentro da cidade ajudando as pessoas em sua oração e arrependimento diante de Deus.
 
Em uma ocasião, eu estava fazendo um passeio no cemitério e observando sepulturas ponderando sobre as prioridades mais importantes na vida. Enquanto eu lia tanto o nascimento como a data da morte nas lápides, comecei a refletir sobre os milhões de crianças que nascem a cada ano. Eles são nascidos em uma cultura sem Cristo com pouca esperança da vida eterna. Se não tivermos um despertar espiritual em todo o mundo, os nossos filhos vão sofrer mais nos próximos anos. Eles vão amadurecer em uma cultura que tem se esquecido muito dos caminhos do Senhor. Se não estamos dispostos a ir a Nínive por nós mesmos, então devemos ir para o bem dos nossos filhos.
 
Conclusão: Parece que a maioria das pessoas no século XXI ouvem uma frequência diferente da de Deus. Em vez de ter os seus corações em sintonia com o Espírito Santo, eles têm as frequências da carne, o mundo e o diabo penetrando seus corações, mentes e almas. Os sons do mundo os atrai para um sono profundo e espiritual até que eles não tenham conhecimento do perigo iminente e desgraça ao redor deles. O que tem que acontecer para que a geração do século XXI mude a sintonia e ouça a voz de Deus? Eu acredito que Deus está preparando circunstâncias grandes o suficiente para, eventualmente, acordar milhões de pessoas à presença de Deus.
 
Em última análise, o despertar espiritual não depende da outra pessoa, mas é uma questão individual. Todo o nosso mundo, nosso país, cidade, igreja e família pode dizer "não" para o avivamento, mas individualmente, podemos dizer "sim" para a presença revigorante de Deus. Se você pretende se tornar um agente do maior despertamento espiritual na história, então você deve verificar sua bússola, considerar as suas consequências, e contar o seu custo. Será que Deus está preparando um peixe para você?
 
Pr. Aldenir Araújo

2 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. MUITO BOM ESTE ESTUDO!DO JEITO QUE EU GOSTO!HOJE A MAIORIA DOS CRENTES PENTECOSTAIS E NEO PENTECOSTAIS, AO SE FALAR EM AVIVAMENTO, PENSAM EM RETETÉ E CAIR NO ESPÍRITO, E RODOPIAR COMO UM PINHÃO, OU SOPRAR E O POVO CAIR, E OUTRAS COISAS SEM A MÍNIMA BASE BÍBLIA! QUEM SERIAM MAIS AVIVADOS QUE JESUS E SEUS DISCÍPULOS? NINGUÉM! MAS PAULL GOWDEN INVENTOU O CAI CAI...NA IGREJA DO AEROPORTO DE TORONTO HÁ MAIS DE 25 ANOS ATRÁS E NEM ELE MESMO QUE CRIOU ESTA PRÁTICA COM SEUS COLEGAS PASTORES, NEM ELE CONSEGUE TIRAR DAS CABEÇAS DOS CRENTES QUE ISSO NÃO VEM DO VERDADEIRO ESPÍRITO!

    OBRIGADA PELO MARAVILHOSO ESTUDO!

    ResponderExcluir
  2. Avivamento genuíno. Palavra . Oração . Novidade de VIDA. Regeneração . Os críticos só crítica, fala de retete . Cair . Gira gira . Que Deus abençoe. Jonas deixou um legado pra nois . Ótimo estudo .

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem