O desenvolvimento da autoestima nas crianças

O desenvolvimento da autoestima nas criançasTexto: Provérbios 22:6
“Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele”!
Como adultos, nós entendemos que a nossa autoestima depende da forma que entendemos o que Deus pensa a nosso respeito. Ele nos fez um pouco menor que os anjos, e nos deu o Seu Filho para nos salvar. Isto significa que somos importantes para Deus, e Ele tem nos dado grande valor.
Então, como podemos incutir em nossos filhos a autoestima saudável?
Devemos tratar nossos filhos como presentes do Criador.
O salmista escreveu: "Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão" (Salmo 127: 3). As crianças são importantes porque são presentes de Deus.[post_ad]Isto é fato se você está falando de filhos biológicos ou adotados. Deus nos dá os nossos filhos. Devemos reconhecer e entender isso.
Não devemos esperar deles mais do que eles podem realizar.
Em Colossenses 3:21, Paulo escreveu aos pais cristãos em Colossos: "Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados" Há uma linha entre incentivar nossos filhos a serem melhores e fazer melhor e esperar mais do que eles podem dar. Às vezes os pais podem ser impacientes, não permitindo que seus filhos cresçam e amadureçam. Às vezes, esperamos que uma criança de 10 anos de idade se comporte e pense como uma pessoa de 20 anos de idade. Claro, isso não é uma abordagem realista.
Devemos prover um lar estável, que é funcional e pacífico.
Se quisermos que os nossos filhos tenham uma autoestima saudável, precisamos fortalecer nosso casamento. Nossos filhos vão desenvolver uma abordagem sobre a vida, sobre os outros e sobre si mesmos, observando a maneira como o pai e a mãe interagem. Você respeita seu cônjuge? Você escuta o seu cônjuge? Quando você e seu cônjuge têm um desacordo, discutem sem respeito e compreensão? Se o seu cônjuge se aborrece por algo relativamente sem importância, seu filho vai entender que você também vai se aborrecer com ele por algo irrelevante. Isso cria uma baixa autoestima. Eles vão hesitar em fazer alguma coisa, porque eles sentiram medo de errar e ser repreendidos. Uma família funcional cria uma criança saudável.
Isso nos leva a um ponto importante. Especialmente o pai é responsável por criar um ambiente saudável para a família, não só fisicamente, mas também emocionalmente, psicologicamente, socialmente e espiritualmente. Se o seu filho sabe que você quer o melhor para ele, então você pode transmitir a ele amor, coragem e respeito. Como resultado, ele terá uma autoestima saudável. O ensino frequente da Bíblia também ajuda a desenvolver a "estima de Deus" que seus filhos precisam. Eles precisam ter um relacionamento com Deus, e a maneira de alcançar este objetivo é ensinando-lhes a Palavra de Deus.
Devemos deixar as crianças serem crianças.
As crianças precisam de tempo para brincar e relaxar. Às vezes pensamos que nossos filhos devem estar ocupados desde o momento que saem da escola até o momento em eles vão dormir. Temos uma programação para elas. Elas são forçadas a pensar e agir de forma constante.
Devemos focar nos pontos fortes dos nossos filhos ao invés de suas fraquezas.
Pode ser o caso de que somos fortes na área que eles são fracos, para que possamos comparar (injustificadamente) com eles. Considere-os como pessoas únicas, feitas à imagem de Deus, com uma mistura de pontos fortes e fracos. Deixe-os formar a sua própria personalidade, e foque e enfatize seus pontos fortes.
Devemos lembrar que as crianças também são seres humanos.
Sou mais velho do que meu irmão. Lembro-me de quando éramos pequenos, meu pai de vez em quando perguntava sobre o meu irmão: "Por que ele fez isso?". Minha mãe então respondia: "Porque ele tem apenas ___ anos" Minha mãe estava permitindo que meu irmão se comportasse como uma criança crescesse e cometesse seus erros. Seja rápido para perdoar seus filhos. Se eles precisam se disciplinados por quebrar alguma coisa, tudo bem. Mas não se envolva na ideia do equilíbrio das boas e más ações, ensinando seus filhos a fazer uma boa ação para cada má ação que eles fizerem. Se você tem de punir, faça isso. Então os perdoe e continue.
Quanto as suas debilidades, devemos ensiná-los a superar os obstáculos.
Superar obstáculos é uma ótima maneira de desenvolver a autoestima. Você pode fazer uma lista de soluções. Em seguida, avaliar as soluções para ver qual funcionará sob as circunstâncias dadas. Escolha uma solução; Se isso não funcionar, tente algo diferente. Se você ajudar seus filhos a avaliar e escolher as soluções que podem funcionar, uma vez que eles encontrarem a solução, eles vão se sentir bem sucedidos.
Devemos discipliná-los com amor.
Emocionalmente, psicologicamente e espiritualmente, as crianças precisam de instrução e disciplina. Observe os seus filhos, o que eles gostam, e use essas coisas para ensinar a disciplina. Isso talvez não funcione ou não seja recomendado para todas as crianças; mas, por exemplo, no caso do meu filho, quando eu lhe digo que não terá acesso ao vídeo game até que não faça algo, então isso lhe motiva a fazer uma tarefa em particular!
Finalmente, devemos ajudá-los a desenvolver um sentimento de filiação.
Deixe-os saber que você está feliz que eles estão em casa depois de terem ido à escola, etc. Deixe-os saber que você é grato por estar juntos. Deus diz que todo cristão é uma parte vital do corpo. Você também precisa ensinar aos seus filhos quanto a sua família física, e deve garantir que eles sintam o mesmo a respeito. Tarefas domésticas ou outras tarefas ajudam as crianças a se sentirem uteis e valiosas.
A minha oração é para que Deus nos ajude a preparar os nossos filhos para passar a eternidade no céu com Ele.

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

O desenvolvimento da autoestima nas crianças Reviewed by Aldenir Araujo on segunda-feira, dezembro 01, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.