Quando a teologia atrapalha o caminho

Quando a teologia atrapalha o caminhoEu não sou muito de chorar, mas ultimamente eu encontrei-me emocionalmente movido ao ponto de derramar lágrimas várias vezes.

O que está causando uma reação tão forte emocional?

A retórica e o tom que alguns cristãos evangélicos usam quando eles diferem com outros evangélicos na teologia ou na metodologia de ministério.

Eu não estou falando sobre as principais doutrinas da ortodoxia histórica. Quando tais ensinamentos fundamentais estão comprometidos, somos instruídos a defender a fé, ensinar a correção, guardar a doutrina (1 Timóteo 4:16). Eu também adoro argumentos robustos e discussões divertidas sobre nossas diferenças como evangélicos.
[post_ad] 
As disputas teológicas que me aborrecem e me fazem sentir vergonha de nós; são quando os evangélicos se envolvem em argumentos destrutivos sobre Calvinismo ou Arminianismo. Ou se um interpreta Gênesis acreditando que a Terra foi criada em um período de tempo literal de seis dias ou ao longo de bilhões de anos. Ou quando disputam metodologia: Não defendemos mega-igrejas com muito de pessoal pago ou uma igreja orgânica composta quase exclusivamente com voluntários?

Usamos liturgia tradicional ou pop contemporânea e música rock?

Pregamos topicamente ou versículo por versículo?

Não é tempo de discórdia

O fluxo consistente de negatividade, o tom de crítica, e o tempo e energia gastos apontando por que um é errado e o outro é o certo é algo que eu acredito que um dia poderemos olhar para trás e se envergonhar. Nós não estamos vivendo em um momento em que temos a liberdade de lutar assim.

Se há um momento na história, quando precisamos estar ligando as mãos, apoiando um ao outro, defendendo outros evangélicos, que podem ter diferentes pontos de vista teológicos ou metodológico dentro da ortodoxia histórica, este é o momento.

O mundo precisa de Jesus mais do que nunca, e há cada vez menos pessoas, na maioria de nossas igrejas. As gerações emergentes têm opiniões horríveis dos cristãos, como podemos ver em algumas pesquisas. Estamos vendo muitas igrejas evangélicas envelhecendo e morrendo. Quando olhamos o crescimento de nossas igrejas, é muitas vezes as pessoas que estão apenas mudando de igrejas, e não crescimento de conversão ou discípulos novos que estão sendo feitos através do evangelismo.

Há uma necessidade urgente de esforço evangelístico, mas nós estamos gastando um tempo precioso, emoções e energia alfinetando outros evangélicos sobre os seus diferentes pontos de vista sobre questões secundárias. Se não estamos alfinetando, então passamos o tempo lendo sobre o assunto e comentando sobre isso.

Unidos pelo Evangelho

É como o Titanic que está afundando e estamos seguros em barcos de nossa vida, mas, em vez de nos unir na desesperada missão para resgatar aqueles que ainda não estão seguros, nós remamos ao redor para encontrar outras pessoas que compartilham nossas crenças e práticas específicas ou formas que acreditamos que a "igreja" deve ser. E nós gastamos o tempo precioso criticando aqueles em barcos diferentes da vida enquanto as pessoas estão se afogando.

Evangélicos que dedicam tempo e energia sendo críticos e negativos sobre outros evangélicos que pensam diferentes ou desenvolvem o ministério de forma diferente; eles precisam parar.

Devemos ter nenhuma tolerância para com os evangélicos intolerantes que se importam mais com áreas doutrinarias de menor importância e metodologia ministerial do que com as pessoas que não conhecem Jesus ainda.

Devemos estar torcendo e orando por outros evangélicos que podem fazer as coisas de forma diferente do que nós, mas estão evangelizando e vendo as pessoas se convertendo a Jesus.

Então, eu encontrei-me sobrecarregado com tristeza, porque temos tempo para discordar, mas não temos tempo para evangelizar.

Que possamos definir o ritmo de outros mais focados em evangelismo ao invés de sermos o tipo de cristãos que muitas vezes impedem as pessoas de estarem interessados ​​no cristianismo.

E que possamos nos unir, seja arminiano ou calvinista; quer usa vestes compridas ou não que apresenta a mensagem com música pop com luzes giratórias ou não; se casa igreja ou mega-igreja.

Vamos alimentar e animar uns aos outro e orar um pelo outro em nossos esforços evangelísticos.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Quando a teologia atrapalha o caminho Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, julho 27, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.