Estou a Procura de Uma Igreja - A igreja Que Meu Coração Deseja

Estou a procura de uma igreja - A igreja que meu coração desejaA cada dia que passa, eu me encontro mais desanimado com o estado das coisas na igreja organizada e acho que está ainda mais difícil encontrar a "igreja remanescente", onde Cristo é verdadeiramente glorificado como Rei, Senhor e Cabeça do Seu corpo. Por anos eu sonho com uma igreja que experimenta e compartilha a plenitude do Senhor Jesus Cristo vivo.

Eu ainda não a encontrei em sua totalidade apesar de eu ter tido lampejos de vez em quando.

Deixe-me ser rápido para dizer que: Eu acredito que a igreja, como Cristo imaginou, é verdadeiramente uma parte do plano de Deus e ocupa um lugar de grande importância para ele. Por esta razão, não posso abandonar minha busca. É perto do coração de Deus.

Eu acredito que a igreja, como Cristo imaginou, pode ser uma força poderosa em espalhar o reino do seu Filho amado. Eu vejo Sua igreja como sendo um posto avançado do seu reino para a Sua glória onde quer que seja fielmente operativo.

Eu acredito que a igreja institucional, tal como existe hoje, em sua maior parte, está muito longe daquilo que Ele comprou com o Seu sangue. (Atos 20: 28). Eu tenho certeza que ele não iria reconhecer Suas impressões digitais no que chamamos de igreja cristã organizada. Também não estou certo de que iria reconhecê-la se ele fisicamente se manifestasse em nosso meio.

Creio que Cristo tem uma igreja na terra e todos que entregam o seu coração a Cristo, pela fé, se torna membro desse corpo. Seu povo pode ser encontrado em muitas denominações e "não denominações". Eu acredito que a Bíblia ensina que Cristo salva indivíduos, corpos; não igreja, embora a igreja se constitua de salvos de toda língua, tribos e nações. Acredito que nenhuma igreja ou denominação tem toda a verdade nem tem o monopólio da única igreja verdadeira. Estou confiante de que não há nenhum grupo a quem o Senhor pode confiar toda a verdade. Acredito que é por isso que precisamos uns dos outros.

Pessoalmente, eu posso adorar e se beneficiar de qualquer reunião da igreja onde Cristo é reverenciado como Salvador e Senhor e onde a Palavra de Deus é a única autoridade.

A Igreja Que Meu Coração Deseja

Ao longo dos anos tenho desenvolvido a minha lista mental do que eu estou procurando e o que eu mais desejo que esteja presente em Seu povo. Claro que eu percebo que a chamada não é minha para fazer e não são as minhas preferências que realmente importa. Estas são as coisas que são importantes para mim e creio que coincide com o Seu plano, propósito e destino para a Sua Igreja.

1. Estou à procura de uma igreja onde o Senhorio de Jesus é uma realidade viva.

Oh, eu sei que nós confessamos o Senhor em nossos credos e congregações. Nós cantamos "Jesus é o Senhor" e "Todo poder está no nome de Jesus", mas não há mais do que isso? Será que Ele não quer ser o Senhor de todos os aspectos da vida da igreja? Ele é realmente consultado como o Senhor vivo em todas as decisões? Não deveríamos esperar por Ele e à Sua palavra antes de dar qualquer passo? (2 Coríntios 4:5, Filipenses 2:11)

2. Estou à procura de uma igreja onde o governo de Deus é totalmente abraçado.

Muito de nós somos culpados de escolher as partes que gostamos e desconsiderar as partes que nos incomodam. Estou convencido de que a igreja não vai experimentar a plenitude de Cristo, até que ela abrace os cinco "ofícios" que Cristo estabeleceu na igreja. (Efésios 4:11,12). Eu quero ser parte de um corpo onde estou exposto ao apostólico e profético, bem como os pastores, mestres e evangelistas. A entrada de todos estes contribuem muito para a construção de um corpo saudável.

3. Estou à procura de uma igreja onde o foco é as relações ao invés de rituais, programas e edifícios.

Fomos criados para os relacionamentos. Ele disse que esta é a sua prioridade número um. (Mateus 22:37,38). Em seguida, Sua ordem são nossos relacionamentos, um com o outro. Estou procurando uma igreja que se concentra na construção de pessoas e não na obsessão de construir edifícios maiores e melhores.

4. Estou à procura de uma igreja com foco na colheita. (Mateus 9:37, João 4:35)

O Senhor disse a um grupo de líderes com quem trabalhei, "fazei tudo o que fizerdes à luz da colheita". Você pode imaginar o quanto poderia ser eliminado e quantos recursos poderiam ser reinvestidos na "propagação do reino" se nós medíssemos tudo o que fazemos pelo padrão da colheita?

5. Estou à procura de uma igreja onde a vida do corpo é totalmente abraçada e praticada.

Eu tenho sido parte de uma congregação onde um único pastor prega três ou quatro vezes no mesmo lugar, toda semana. O resto da congregação, cheia de pessoas talentosas, são relegadas ao banco. A Bíblia é clara que os santos são equipados para a obra do ministério. (Efésios 4:12). Porque a maioria dos pastores são relutantes em liberar o ministério para o povo? Eu acho que eu sei.

6. Estou a procura de uma igreja que tem um foco e uma agenda no reino.

Uma igreja que vê a si mesma como uma parte da igreja da cidade e está empenhada em tornar-se, juntamente com outras igrejas do reino, uma força transformadora em sua cidade. Eu sei que isso vai agitar as coisas um pouco, mas acredito que muita ênfase é colocada na congregação local no cristianismo de hoje. A ênfase do Novo Testamento está em todas as igrejas em uma cidade. Verifique. (I Coríntios 1:2, Gálatas 1:2, Efésios 1:1, etc. e etc.)

7. Estou à procura de uma igreja que opera no poder de Deus tocando pessoas quebradas, sofrendo e perdidas.

Evangelismo de poder e ministração poderosa deve ser a "ordem do dia" e visto como a vida normal da igreja, infelizmente, é o anormal. Alguém acusou a igreja contemporânea de "falácia" infelizmente pode haver alguma verdade nisso. Estamos certamente vendo mais conversa do que demonstração de poder, embora a ênfase do ministério do Novo Testamento é em ambos; proclamação e demonstração. (I Coríntios 2:4, I Tessalonicenses 1:5)

8. Estou à procura de uma igreja que abraça todas as correntes do rio de Deus.

Salmo 46:4 diz: "Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus”. Encontramos em cada uma delas um "depósito" de que precisamos, e todo o corpo necessita, para amadurecer plenamente n'Ele. Que tragédia fechar a porta para o que Deus está fazendo em outras fontes? Que tragédia ainda maior acreditar que "a nossa corrente" é o rio em vez de uma corrente do rio.

9. Estou à procura de uma igreja que é multirracial e recebe todo o povo de Deus, independentemente de cor, classe, nacionalidade ou sexo.

Cremos que a Bíblia ensina que Ele colocou um depósito único em cada um dos grupos de pessoas. Os santos de Deus são descritos como tendo vindo de "toda tribo, língua, povo e nação." (Apocalipse 5:9) Porque não aproveitar e se beneficiar de "um pedacinho do céu na terra" foi isso o que o Senhor orou ( Mateus 6:10) e o que vai ser no céu.

10. Estou à procura de uma igreja onde a espiritualidade de alguém é medida pelo que ele ou ela é, medida pela estatura de Cristo

Ao invés de quantas vezes ele ou ela frequenta a igreja em uma determinada semana ou pela quantidade do seu dizimo.

11. Por último, mas realmente em primeiro lugar, estou à procura de uma igreja onde há vida.

Eu quero ser parte de uma igreja onde há vida. Há tanta morte na religião. Nós temos feito ao cristianismo o que nem os inimigos de Jesus fizeram. A vida que eu estou procurando não é produzida pela campanha publicitária, ruído ou solenidade. É a vida do Senhor Jesus Cristo vivo. Ele veio para trazer vida. Sua igreja é caracterizada pela vida, Sua vida, e eu acredito que as pessoas vinham de longe para experimentar a vida.

Eu poderia continuar descrevendo e descrevendo a igreja que eu desejo, mas espero que isso seja suficiente para nos fazer pensar.

Se não, que tal:

A igreja onde há uma grande graça mostrada para com todos
A igreja onde adorar a Deus é o foco
A igreja onde o evangelho do reino é pregado e vivido
A igreja inclusiva e não exclusiva
A igreja, que é um organismo e não uma organização.
Uma igreja onde toda a plenitude de Cristo é abraçada
Uma igreja onde há autoridade e responsabilidade amorosa

Resolvendo o dilema

Tenho chegado à conclusão que eu não vou encontrar uma única congregação ou denominação que tem todos esses componentes na medida em que eu sinto que eles devem estar presentes. Idealmente, eu gostaria de fazer parte de uma "Igreja plenitude", que abrange toda a plenitude de Cristo, mas eu não posso encontrá-la. Pelo menos eu não encontrei ainda. (Se você sabe onde ele está me avise)

Acredito que uma das principais responsabilidades do pastor é cuidar para que o rebanho seja alimentado com uma refeição balanceada.

Certamente, nós reconhecemos que, se encontramos a igreja perfeita na terra, a nossa presença, provavelmente, pode atrapalhar. Então, vamos continuar procurando. Manter a esperança. Continue orando para que venha o Seu reino e Sua vontade seja feita na terra como no céu.

E você, não gostaria de fazer um comentário?
Postagem Anterior Próxima Postagem