O templo de Deus

O templo de DeusTexto: Atos 17:22-31

Passagem suplementar: “E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam” (Mateus 27:51)

Introdução: Deus habita nos corações de seus filhos, não em edifícios de tijolo e cimento...

I. O tabernáculo no Antigo Testamento
a. Uma morada temporária que se movia com os filhos de Israel enquanto vagavam pelo deserto.
b. A Arca da Aliança se movia junto com ele.
c. Uma coluna de fumaça guiava-os durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite[post_ad]II. O Templo no Antigo Testamento
a. Davi queria construir um templo permanente, ele se sentia culpado por viver em um palácio luxuoso, enquanto Deus "habitava" em uma barraca.
b. Deus não permitiu que Davi construísse o templo por causa do derramamento de sangue que Davi tinha causado, mas disse-lhe que Salomão iria construir.
c. Salomão construiu um grande templo em 957 AC e foi completamente destruído pelos babilônios em 586 AC.
d. Salomão disse: "Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que o céu, e até o céu dos céus, não te podem conter; quanto menos esta casa que edifiquei!" (1 Reis 8:27)
e. E Deus prometeu: "Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis” (Ezequiel 36:26-27)
f. Zorobabel construiu um segundo templo em 515 antes de Cristo. Foi renovado em 20 antes de Cristo por Herodes, o Grande, e ficou conhecido como o templo de Herodes. Ele foi completamente destruído pelos romanos em 70 depois de Cristo.

III. O Templo do Novo Testamento
a. No Novo Testamento, fazemos uma transição do que o templo era e o que o templo é
b. Essa transição é evidenciada pelo seguinte: “E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam” (Mateus 27:51 E explicou ainda:
c. "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens” (Atos 17:24)
d. Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Coríntios 3:16)
e. E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (2 Coríntios 6:16).
f. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19)
g. "mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: (Atos 7:48)
h. Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostras, uma vez que fazes isto? Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do santuário do seu corpo. (João 2:18-21)

Conclusão: Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores" (Mateus 21:12-13).
Jesus foi bastante severo "limpar o templo"
Já que agora somos o templo de Deus, até que ponto você vai para limpar o seu próprio templo?
Que tipo de coisas corruptas você tem permitido se instalar no templo de Deus que é você?
Uma vez que entendemos que somos o templo, não podemos continuar a pecar, sabendo que o Espírito de Deus habita em nós?
Que tipo de coisas fazemos quando não estamos "na igreja" que nunca faríamos "na igreja?"

O que acontece se percebemos que nós somos a igreja?

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

O templo de Deus Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, março 15, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.