Conselhos de Deus para que te vá bem

conselhos-de-Deus-para-que-te-va-bemTexto: Provérbios 4:23-27
“Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Desvia de ti a malignidade da boca, e alonga de ti a perversidade dos lábios. Dirijam-se os teus olhos para a frente, e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal”.
Introdução: A Palavra de Deus está cheia de exortações de Deus para que o homem vá bem. Por exemplo, o livro de Provérbios está cheio de conselhos sábios da parte de Deus.  “Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel: Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras de inteligência; para se instruir em sábio procedimento, em retidão, justiça e equidade; para se dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso. Ouça também, o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade, para entender provérbios e parábolas, as palavras dos sábios, e seus enigmas. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução”. Provérbios 1:1-7[post_ad]Si queremos ter dias prósperos e abençoados, então é necessário que guardemos esta palavra em nossos corações.

1. Guarda o seu coração.
O coração é a sede das emoções.
Deus não quer que andemos por emoções, mas, por Fé.
O Senhor nos manda pensar nas coisas que são de cima. Colossenses 3:2 “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;”.
A razão é que quando fixamos os nossos olhos nas coisas que são de cima onde Cristo está; nosso coração estará nele.

2. Guarda sua língua.
O que falamos pode ser benção ou pode nos criar muitos problemas.
É por isso que Deus nos aconselha a guardar nossa língua. Tiago 3:5-10 - “Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniquidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim.
Deus quer usar nossa língua para abençoar. Lemos Provérbios 15:23; Provérbios 25:11; Salmo 34:13

3.   Guarda seus olhos.
É fácil desviar nossos olhos e nos afastarmos do alvo.
O Apóstolo Paulo reprende os cristãos de Gálatas e lhes diz: “Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chama”. Gálatas 5:7-8
A versão da Bíblia Deus fala hoje diz: “Andavam no bom caminho. Quem fez com que deixassem de seguir a verdade? O Deus que vos chamou não foi quem vos induziu a isso”.
O segredo do êxito está em colocamos os nossos olhos em Cristo. Hebreus 12:2 “fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus”.

3.   Guarda seus pés.
No podemos agir de forma impulsiva; é por isso que Deus nos aconselha que oremos e meditemos em sua Palavra.
Salmo 37:23 “Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita”
1ª Samuel 2:9 “Ele guardará os pés dos seus santos, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força”

Conclusão: Se guardamos estes sábios conselhos de Deus; sem duvida vamos ter dias prósperos e abençoados, porque Deus disse: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” Provérbios 4:18

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!


Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Conselhos de Deus para que te vá bem Conselhos de Deus para que te vá bem Reviewed by Aldenir Araujo on março 14, 2013 Rating: 5

2 comentários:

  1. estou mui grato por vossos estudos e esboços,,,deus vos abençoe,,,

    ResponderExcluir
  2. dou graças a deus por pessoas valorosas como voices isto é uma bênção

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.