Práticas de uma igreja grandiosa e crescente
Texto: I Tessalonicenses 5:23-28
 
Introdução: Quais são alguns dos ingredientes do crescimento da igreja? O que faz uma igreja grandiosa aos olhos de Deus?
 
Alguns dizem que a igreja deve ser grande para ser grandiosa, mas uma igreja que está apaixonada por Cristo e as coisas de Deus será uma igreja grandiosa.
Em nossa passagem, podemos observar quatro práticas de uma igreja em crescimento:
 
1. Os membros vivem uma vida santa. (Vv. 23-24).
A. O testemunho e o poder e de uma igreja é frequentemente destruído porque os membros viveram vidas irresponsáveis ​​e ímpias.
B. A boa notícia é que é possível para nós viver uma vida religiosa que honra o Senhor e traz bom testemunho a Sua igreja.
C. Santidade não é um sonho impossível. Pode ser uma realidade em nossas vidas, porque Deus deseja (I Timóteo 4:7-8). Ele tem o poder de fazer acontecer. Deus é fiel, podemos confiar Nele.
 
2. Os membros oram por seus líderes. (V.25)
A. Membros que oram, é vital para uma igreja crescente e poderosa. Uma importante prioridade que os membros da igreja devem ter é orar por seus dirigentes e obreiros, especialmente o seu pastor.
B. O termo "irmãos" é mencionado em primeiro lugar no verso para dar ênfase especial. Paulo pediu que orações fossem feitas para ele por crentes e motivadas pelos laços de amor fraternal.
C. Para compreender algumas das cargas pessoais de Paulo, vamos examinar alguns pedidos de oração em suas outras epístolas. O desejo de Paulo não era uma boa casa, segurança financeira, ou uma vida mais fácil. (Romanos 15:30-31; Filipenses 1:19-20 e Colossenses 4:3-4; II Tessalonicenses 3:1-2)
 
3. Os membros se amam. (V.26).
A. A existência de facções pode causar a morte de uma igreja. O povo de Deus precisa ser amável e aberto ao outro. Isso precisa de algum esforço, mas é o esforço que será recompensado por Deus.
B. A palavra "saudar" carrega a ideia de estender gentilmente a saudação aos outros. A saudação era feita por meio de um "ósculo santo". Um beijo no rosto era uma forma comum de saudação oriental entre amigos. Um aperto de mão tem a mesma finalidade.
C. "Santo" significa que essa saudação é uma expressão do amor cristão para com crentes; é real e vazio da hipocrisia.
D. "Todos os irmãos" dá a medida da saudação. Todos na igreja devem ser recebidos de uma forma sincera, amorosa.
E. Igrejas crescentes são conhecidas pela comunhão calorosa e a hospitalidade de seus membros para com as pessoas. (João 13:34-35)
 
4. Os membros estudam suas bíblias. (V.27).
A. Nenhuma igreja pode ser grande aos olhos de Deus sem um estudo sério da Palavra de Deus. Cada membro deve aprender o máximo da palavra de Deus. A Bíblia nos ensina como viver de forma rentável e agradável a Deus. (II Timóteo 2:15; 3:16-17)
B. Paulo deu aos tessalonicenses a obrigação solene de ler sua carta a toda à congregação. A palavra "conjuro-vos" carrega a ideia de "colocar sob juramento". A gravidade da obrigação de ler a epístola pode ser visto no uso da expressão "pelo Senhor." Paulo queria que seus leitores conhecessem as doutrinas e as instruções de Deus contido nas escrituras. Uma igreja crescente dá prioridade ao estudo da palavra de Deus.
 
5. Os membros têm a graça de Deus. (V.28)
A. A graça de Deus é essencial para a salvação e para a vida cristã. A salvação vem pela graça mediante a fé (Efésios 2:8-9). A graça de Deus nos permite continuar na vida cristã e ser mais como Cristo.
B. É uma graça específica. É a "graça de nosso Senhor Jesus Cristo" Ou seja, esta graça, tem a sua origem e exemplo no próprio Senhor Jesus Cristo. (Ver II Coríntios 8:9)
C. É uma graça sustentadora. O Senhor dá graça para cada prova para aqueles que se humilham perante Ele (Tiago 4:6).
D. É uma graça suficiente. A graça do Senhor é suficiente para qualquer necessidade e dificuldade que podemos ter (II Coríntios 12:9a).
 
Conclusão: Apesar de uma grande frequência, recursos financeiros e materiais serem úteis, eles não são os principais elementos que verdadeiramente promovem o crescimento espiritual e a grandeza em uma igreja local.
Irmãos, se cada um de nós: viver uma vida religiosa, orar por nossos líderes e obreiros, amar uns aos outros, estudar seriamente a Bíblia, e contar com suficiente graça de Deus... então o Senhor vai abençoar nossa igreja com crescimento e grandeza diante de Seus olhos, como sempre desejamos. Você vai fazer a sua parte?

Pr. Aldenir Araújo
 

Postar um comentário

 
Top