Longe de Deus

Longe de Deus
Texto: Lucas 15:11-16 
Introdução: Como Deus se sente sobre os cristãos que andam para longe dEle? A resposta a esta pergunta pode ser encontrada na parábola do filho pródigo. Embora o rapaz exigiu a sua parte da herança e, em seguida, desperdiçou com a vida selvagem, seu pai o recebeu quando ele retornou para casa. Deus permite que os crentes experimentem a adversidade como um resultado da rebelião, mas Ele anseia que eles se reconectem com Ele e Ele graciosamente oferece o perdão quando eles se arrependem.

I. Como o Senhor responde se você decidir se afastar dele?

Se você se afastar de Deus, Ele fará uma ou mais das seguintes opções:[post_ad]A. Colocar pressão sobre você.
B. Permitir que coisas ruins aconteçam com você.
C. Enviar a adversidade em sua vida.
D. Impedir que você se afaste.
E. Deixar você destruir sua vida. 

II. Por que as pessoas se afastam de Deus?

A. Decepção: Satanás enganou Eva levando-a a pensar que Deus estava mentindo para ela (Gn 3:4-5). O diabo pode nos convencer de que temos que olhar de determinada forma, dirigir um carro particular, fazer mais dinheiro, e / ou usar a roupa adequada para ser feliz na vida.
B. Medo de perder: As pessoas às vezes resistem a vontade de Deus, porque duvidam que ele tenha seus melhores interesses em mente. Exemplo: Casar com a pessoa errada, por medo de nunca se casar; acreditar que uma vida piedosa não será nenhum divertimento.
C. Desejo de liberdade total: Muitos procuram ser completamente livres. Mas se eles fazem o que querem, quando querem, a quem eles querem, eles acabarão por encontrar a morte (Tiago 1:15).
D. Um espírito que não perdoa: Algumas pessoas param de confiar no Senhor, porque elas foram prejudicados no passado. A menos que você lide com essa dor, ela afetará todas as áreas de sua vida.
E. Negação de potenciais consequências: As pessoas pensam que eles vão escapar dos efeitos do pecado. Mas nenhum de nós pode fumar, abusar de drogas ou cometer atos de imoralidade sem colher as consequências dessas escolhas.

IIII. Como é que a rebelião começa?

A. Você começa a desejar algo pecaminoso.
B. A decepção inicia - Satanás alimenta uma mentira, e você acredita.
C. Você toma a decisão de se rebelar contra o Senhor.
D. Você afasta Sua perfeita vontade para sua vida. 

IV. Quais são as consequências?

A. Errante e se perguntando: A medida que nós continuamos à procura da realização além do Pai, começamos a nos perguntar se o ensinamento bíblico que temos recebido é verdadeiro ou não. Logo, começamos a duvidar de nossas crenças.
B. Desperdício: O Filho Pródigo "desperdiçou os seus bens vivendo como um libertino" (Lucas 15:13) e "devorou ​​[sua] riqueza com prostitutas" (Lucas 15:30). A rebelião contra Deus sempre resulta em desperdício de tempo, talentos, dons, e / ou de saúde.
C. Necessidades: Quando o seu dinheiro acabou, o rapaz foi obrigado a trabalhar alimentando suínos; o trabalho mais humilhante que um homem hebreu poderia imaginar. Além disso, ninguém se importava o suficiente para alimentá-lo (Lucas 15:15-16). Afastar-se de Deus resulta em necessidades. Você pode até não enfrentar dificuldades financeiras. Mas, sem Cristo, você não terá paz genuína e duradoura.
D. Cansaço: O corpo não foi criado para viver com a culpa constante, falta de perdão, e medo. Creio que esta é uma razão porque algumas pessoas desenvolvem doenças crônicas no início da vida. O pecado tem um preço para a saúde.

V. Como você pode voltar para Deus?

A. Siga o exemplo do Filho Pródigo.
1. Ele "caiu em si" (Lucas 15:17). Ele percebeu que poderia mudar e não ter que viver na pobreza.
2. Ele tomou uma decisão e tomou uma ação positiva baseada nela. Ele sabia que os servos de seu pai estavam em melhor situação, então ele decidiu voltar para casa e pedir para ser um homem contratado (Lucas 15:17-19).
3. O jovem arrependeu-se de como ele estava vivendo e começou a agir de forma diferente.
B. Como Deus reage quando voltamos a Ele?
1. Com o perdão e amor incondicional. Lucas 15:20 diz que "enquanto [o filho] estava ainda longe, seu pai o viu e sentiu compaixão por ele, e correu e abraçou-o e o beijou"
2. O maltrapilho, pobre, rapaz foi recebido com um manto, um anel, sapatos novos, e uma celebração.
3. Esta parábola ilustra que o nosso Pai celestial de bom grado recebe todos os que vêm a Ele com humildade e quebrantamento.
 
Conclusão: Muitas pessoas acreditam na mentira de que eles pecaram demais para serem perdoados. Mas ninguém está fora do alcance da graça de Deus. Independentemente do que você fez, o Senhor mostrará misericórdia se você confessar e se arrepender. Seu perdão não vai apagar todas as cicatrizes do pecado, as consequências emocional, financeira, física e etc., mas ele vai te dar um coração puro diante dEle.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Longe de Deus Reviewed by Aldenir Araujo on quinta-feira, março 01, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.