Ads (728x90)

Andar-no-espiritoTexto: Gálatas 5:16

 
Introdução: Muitos crentes vão toda a sua vida cristã e nunca entendem a necessidade da presença e a obra do Espírito Santo.
 
No entanto, sem o Espírito Santo, você e eu simplesmente não podemos levar uma vida piedosa. É Sua graça que nos capacita a resistir ao pecado e obedecer ao Pai. O Espírito nos ajuda a interpretar a Escritura e também na comunhão com o Senhor. Sem Ele, ninguém pode ter uma vida cristã verdadeiramente fecunda e vitoriosa.

I. Quem é o Espírito Santo?

A. Um membro da Trindade (Mateus 28:19, Atos 5:3-4)
B. Criador (Gênesis 1:2, 26; Jó 33:4)
C. Uma pessoa, não uma força impessoal (João 14:16-17, 26)

II. O que o Espírito Santo faz em nossas vidas?

A. Ensina e nos faz lembrar o que aprendemos (João 14:26)
B. Procura testemunhar sobre Jesus ao invés de si mesmo (João 15:26)
C. Convence-nos do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8-13)
D. Nos guia em toda a verdade (João 16:13)
E. Glorifica a Cristo (João 16:14)
F. Mora dentro de cada crente (Romanos 8:11)
G. Revela os planos do Senhor para nós (Romanos 8:14)
H. Assegura-nos que somos filhos de Deus (Romanos 8:15-16)
I. Equipa-nos com dons espirituais (I Coríntios. 12:4, 7-8)
J. Dá poder, especialmente para o evangelismo (Atos 1:7-8)
K. Intercede por nós (Romanos 8:26)
L. Sela nossa salvação (Efésios 1:13)

III. O que significa andar no Espírito?

A. Esta frase significa viver cada momento dependente do Espírito Santo, sensível à Sua voz, e obediente a Ele.
B. Quando o Espírito fala ao seu coração, obedeça imediatamente. Obediência atrasada é desobediência.
C. Às vezes torna-se claro por que o Espírito Santo nos direciona para um lado e não para outro. Outras vezes, nós podemos nunca saber o porquê. No entanto, o homem sábio vai obedecer a sua voz. Ele o Espírito Santo conhece todas as coisas, incluindo o futuro, e sua orientação é sempre para nosso benefício.

IV. Como podemos vencer a batalha espiritual?

A. O Espírito Santo irá equipar-nos a viver uma vida piedosa, se nos concentrarmos nele. Romanos 8:5 diz: "Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito"
B. Os crentes têm três inimigos: o mundo, a carne e o diabo. O Diabo não pode fazer os filhos de Deus fazer alguma coisa. Ele pode tentar-nos e certamente tentará fazê-lo. Mas podemos resistir ao pecado, permitindo que o poder do Espírito trabalhe através de nós.
C. A batalha espiritual ocorre em duas frentes: em nossas mentes e em nosso comportamento. A mente governa como falamos, agimos e lidamos com situações diferentes. Se perdermos a batalha em uma frente, vamos também perdê-la na outra.
D. Devemos ajustar as nossas mentes em obediência a Deus. Então, podemos vencer a batalha contra o pecado. O Espírito vai falar aos nossos corações para nos avisar quando tropeçarmos em algo errado. Nesse momento, devemos escolher obedecer.
E. A Escritura refere-se à importância de estar mentalmente preparado para a batalha espiritual. I Pedro 1:13 diz: "Prepare sua mente para a ação", e Colossenses 3:2 diz: "Pensai nas coisas de cima, não nas coisas que estão na terra"
F. Fixar nossa mente nas coisas espirituais deve ser feito diariamente. Todas as manhãs, se entregue a Deus e peça a Ele para lhe dar força e orientação para o dia.
G. Sem Ele, somos insuficientes para fazer qualquer coisa de valor real. Com ele, podemos experimentar a vitória espiritual, não importa o quão fraco ou insignificante nos sentimos.
 

Conclusão: Você quer viver com a verdadeira paz, contentamento e alegria na vida? Você quer ter o poder para vencer a tentação e perseverar na adversidade? Este tipo de vida vitoriosa só é encontrado através da rendição total e obediência ao Espírito Santo. Pense nas coisas de Deus, e confie no Espírito que habita, orienta, habilita e capacita-o a obedecer a Sua voz. Quando nos mantemos sensíveis a orientação do Espírito, dependemos dele totalmente, e obedecemos, nós experimentamos a vida no seu melhor.

Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Blogger Disqus