O que é Cair no espirito?

cair no Espirito
Cair no Espírito é um fenômeno que ocorre nas igrejas pentecostais. Supostamente o que acontece é quando um cristão é tão impactado pelo Espírito Santo que ele ou ela cai no chão e fica incapacitado por um tempo. Se é ou não um fenômeno legítimo não podemos determinar. Há registros de tais ocorrências em todos os tipos de igrejas ao longo dos últimos cem anos, mas se este é ou não um ato de Deus ou puro emocionalismo, não podemos dizer com certeza.

Normalmente, cair no espírito ocorre em um culto na igreja depois de um período de cânticos e pregação onde a congregação é, aparentemente, levada a um lugar de fervor emocional. O povo vem para a frente para receber uma bênção especial, muitas vezes com o propósito expresso de cair no espírito.[post_ad]O pregador então toca a pessoa que cai para trás, e é pego pelos participantes ou diáconos que estão lá para evitar ferimentos resultantes da queda.

Sem dúvida há pessoas que estão tão emocionalmente prontas para qualquer experiência espiritual que elas podem convencer a si mesmas que estão caindo no espírito e eles caem na primeira fila dado por um pregador. Isto é especialmente provável em um culto na igreja concebido para aumentar o nível emocional dos participantes.

É real? Não podemos dizer de qualquer maneira. Certamente há ocorrências falsas, mas é certamente possível que o Espírito Santo pode vir sobre uma pessoa com tal força que a pessoa cai. Mas, biblicamente, tais ocorrências são de cair para frente e são acompanhados com prostração humilde.
Gênesis 17:3, "Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo".
Números 16:20-22: "Então disse o senhor a Moisés e a Arão: Apartai-vos do meio desta congregação, para que eu, num momento, os possa consumir. Mas eles caíram com os rostos em terra, e disseram: Ó Deus, Deus dos espíritos de toda a carne, pecará um só homem, e indignar-te-ás tu contra toda esta congregação?”
1 Reis 18:39, "Quando o povo viu isto, prostraram-se todos com o rosto em terra e disseram: O senhor é Deus! O Senhor é Deus!".
Apocalipse 1:17-18: "Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades”

Devemos sempre usar a Bíblia ao tentar verificar se algo que está ocorrendo na igreja é bíblico. Vemos nas Escrituras que sempre que a presença de Deus vem sobre uma pessoa, a pessoa se humilha a tal grau que ela inclina a cabeça para baixo e muitas vezes se prostra. Isto não é o mesmo que participar de um culto emocional que as pessoas são conduzidas a um nível elevado de excitação, sendo então chamadas a frente para receber uma "bênção especial", e o pregador toca sua testa para que você possa cair para trás.

Devemos ser muito cautelosos, por três razões.


Primeiro, não queremos menosprezar o movimento real do Espírito Santo. É certamente possível que a presença de Deus pode derrubar uma pessoa.

Segundo, nós não queremos substituir a presença de Deus com emocionalismo.

Em terceiro lugar, devemos considerar os incrédulos. Nós não queremos faze-los tropeçar com comportamentos que podem ser nada mais do que explosões emocionais.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

O que é Cair no espirito? Reviewed by Aldenir Araujo on segunda-feira, novembro 21, 2011 Rating: 5

4 comentários:

  1. isso tem sido sinonimo de poder ate tirando a esencia da palavra crio-se o habito se nao cair nao tem poder

    ResponderExcluir
  2. A paz meus irmaos em cristo não podemos limitar o poder de Deus, no dia de pentecostes as pessoas olharam e acharam que o povo estava embriagado.
    Pare e pense como um bêbado se comporta?
    Ele cai só para frente,do lado direito ou esquerdo,?
    Deus se manifestar na vida de uma pessoa como ele quer,uma coisa é certa tudo tem um propósito.
    Pr.Gilberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se analisar-mos corretamente, o contexto da palavra de Deus esses versículos sitados não dão base para esse tipo de fenômenos.

      Excluir
  3. Esta semana aconteceu comigo, somos um grupo de jovem que buscamos o Deus vivo o Deus de Israel...acontece que numa vigilia passada depois dos canticos e algumas pregacoes o irmao fidel comecou a orar somos cerca de 30 jovens vai crescendo o numero a cada dia pois cada um espalha o envagelho que esta acontcendo ali as ,maravilhas do espirito santo naquele lugar...resumindo o nosso pregador dizia abra o seu coracao e eu abri convidado o jesus entrar nele eu adorava com todo meu curacao e lovava o Deus vivo foi muito forte derepente ninguem me tocou comecei a sentir algo estragon a tremer muito e Segundo os crentes cai e comecei atremer no chao nao fiquei incosciente mais eu continuava lovando e muitos naquela noite tambem cairam...nao sei o que eh aquilo fiquei maravilhado e creio q era a presence do espirito santo porque irmaos a vigilia foi forte quase metade caimos...deixei de beber e muitas outras coisas pk sentindo aquela sensacao vc nao volta a ser o mesmo....se fosse demonio continuava no mao caminho mais nao so busco a Deus pk o tempo esta proximo

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.