Noemi: De Doce Para Amargo

Noemi: De Doce Para Amargo
Texto:
Rute 1:1-22

Introdução: O Livro de Rute é rico em paradoxos interessantes. Ele começa com uma fome terrível e termina com uma grande festa. Ele começa com três funerais tristes e termina com um casamento feliz. Nele podemos ver alguns excelentes exemplos de fé, paciência, humildade, diligencia, e bondade nos acontecimentos comuns da vida.

Além disso, vemos Deus tendo cuidado especial de nossos pequenos problemas, orientando-nos a confiar plenamente nele.

Embora este livro seja, na sua maior parte, sobre a personagem principal (Rute), vamos também observar como essa história se desenrola por um segundo personagem, outra mulher chamada Noemi – sogra de Rute.

Vamos olhar para quatro razões pelas quais Noemi passou de doce para amargo.

I. Ela estabeleceu suas prioridades no lugar errado. (Vv. 1-3).

A. Eles estavam convencidos de que Moabe tinha mais oportunidades do que Belém de Judá. Elas se basearam no mundo para encontrar muito "pasto verde" em vez de deixar o Grande Pastor prover.

B. O nome Elimeleque significa "meu Deus é rei." Ironicamente, embora o seu nome significasse que Deus estava no controle, Elimeleque queria assumir o controle total de suas disposições para a sua família em vez de Deus.

C. A primeira coisa que fizeram foi não permitir Deus provê-los. Eles tentaram por si próprios. Nossas ações devem ser na vontade de Deus. Ele é Jeová-Jireh (O Senhor proverá) por uma razão.

D. Lembre-se que o nosso hoje é ontem para Deus. Ele sabe o que estamos passando e que vamos passar, porque Deus é onisciente (Isaías 55:9). Devemos entender que é Deus quem está realmente no controle total. Sempre que saímos da Sua vontade, nós pagamos o preço por isso!

II. Ela baixou os padrões de Deus para suas necessidades. (Vv. 4-5).

A. Os filhos de Noemi, Malom (fraqueza) e Quiliom (completo), casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa (pescoço) e Rute (satisfeita). Eles moraram em Moabe durante dez anos. Quanto tempo vamos ficar em um lugar que causa dificuldades e atrapalha nosso relacionamento com Deus?

B. Dez anos fora da vontade de Deus certamente vai atrapalhar a sua vida e lhe causar um monte de problemas. Quando você está fora da vontade de Deus, você vai estar em lugares errados que você não deveria estar, e fazer coisas erradas que você não deveria fazer!

C. Há muito tempo atrás, os moabitas negaram comida e passagem segura para os israelitas, enquanto a caminho de Canaã. Eles ainda contrataram Balaão para amaldiçoá-los (Números 23:5-7). Devido a estas más ações, Deus tornou-se muito descontente com os moabitas (Deuteronômio 7:1-3; 23:3-4). Sempre que os israelitas tomavam esposas moabitas o juízo de Deus vinha sobre eles.

III. Ela não conseguiu ver a mão de Deus em seu sofrimento. (Vv. 6-13).

A. Foi necessário a morte dos três homens que Noemi amava para levá-la ao lugar onde Deus poderia livremente usá-la para a Sua glória. Noemi enterrou o marido e filhos e definiu um rumo para voltar a Belém. Talvez se o seu marido e filhos não tivesse morrido, eles nunca teriam voltado para casa. Talvez todos eles teriam morrido em Moabe. Nós muitas vezes não podemos ver os melhores planos que Deus tem para nós. Costumamos encontrar-nos chateados e decepcionados com o que Ele faz.

B. Nós encontramos Abraão, em uma situação similar, onde, durante uma fome em Canaã, ele e Sara desceram para o Egito, em vez de esperar no Senhor (Genesis 12:10-20). Assim que eles chegaram lá, Abraão temia por sua vida e comprometeu-se, mentindo a Faraó. Sara quase perdeu a pureza se Deus não intervisse em Sua misericórdia!

C. Em tempo de crise, o mundo irá oferecer-lhe tudo - lugares atraentes e oportunidades - que você sabe que não pertencem a você. Embora pareça bom, soa bem, cheira bem, e até tenha um bom sabor, não vai ser bom para você em absoluto, se você está fora da vontade de Deus! Fora da vontade de Deus, tornamo-nos alvos fáceis para Satanás.

IV. Ela culpou a Deus por sua situação. (Vv. 13-14, 19-22).

A. É tão fácil culpar alguém por seus fracassos, quando a culpa é sua por entrar na bagunça que você está dentro. Esse "jogo de culpa" vai todo o caminho de volta para o primeiro casal no Éden (Gênesis 3:12 - 13). Noemi disse que Deus tinha tratado duramente "contra" ela. Amigo, você sempre colhe os frutos das escolhas que você semeou no passado; seja no presente ou no futuro, é apenas uma questão de tempo. Você realmente não pode culpar a Deus, o homem ou as circunstâncias (Gálatas 6:7-8).

B. A parte boa da história foi que alguém, obviamente, disse a Rute sobre Deus. Através de tudo o que aconteceu, Noemi ou um dos homens, alguém disse a Rute sobre o Senhor. Rute se converteu e colocou-se à mercê de Deus (cf. vv. 15-17).

C. Em sua decepção Noemi (linda) mudou seu nome para "Mara" (amargo). É bastante sábio de nossa parte observar e receber as provações de Deus que vem sobre nós. Certamente os confortos da graça de Deus são mais doces quando seguem os problemas de nossa vida. A prova de nossa fé deve nos fazer melhor e não amargos!

Conclusão: Talvez sua vida seja como a de Noemi - no lugar errado, fazendo as coisas erradas, esquecendo-se da mão de Deus, e culpando-o por tudo, quando tudo o que precisas é estar na vontade de Deus (ver João 6:38) . Para obter as bênçãos de Deus devemos estar em Sua vontade. A escolha é sua - doce ou amargo? Amigo, confie em Jesus e seja salvo hoje!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem