Um chamado à vida piedosa

Um chamado à vida piedosa
Texto: Romanos 12:1-2 
Introdução: Deus deseja que cada crente leve uma vida justa. Mas nossa cultura coloca uma tremenda pressão sobre os cristãos. As doutrinas da nossa fé são muitas vezes ridicularizadas na arena pública. Crentes individuais, por vezes, fazem concessões espirituais ou morais, na tentativa de serem aceitos.
Como podemos resistir à influência secular do nosso tempo?
Em Romanos 12:1-2, o apóstolo Paulo revela a forma de buscar a santidade e resistir ao comprometimento com o mundo.

I. Deus nos chama para um viver piedoso.

[post_ad]A. Deus nos chama para render nossas vidas a Ele como sacrifício vivo é agradável porque Ele nos resgatou das trevas espirituais e nos adotou como filhos.
1. Em Romanos 1-11, Paulo explica a salvação, a vida cristã vitoriosa, e o último plano do Senhor para Israel. Em Romanos 12:1-2, ele exorta os crentes a entregar o controle de suas vidas a Deus, à luz de tudo o que Ele fez por nós.
B. Devemos fazer a escolha de entregar o controle de nossas vidas a Deus.
1. Como povo de Deus, não temos mais o direito de controlar nossas próprias vidas, mas Ele ainda nos permite escolher se queremos ou não se render. Todo o seu ser, incluindo a sua mente, vontade e emoções, devem ser submissos a Deus.
C. Somos chamados para ser um sacrifício vivo. 1. Tornar-se um "sacrifício vivo" significa que nós permitimos o Espírito Santo viver através de nós. Quando nos entregamos à orientação e a liderança do Espírito Santo, Ele nos capacita a viver uma vida piedosa.
D. O apóstolo também exorta os crentes a serem sacrifícios santos. 1. Em grego, esta palavra significa "separado" ("para um propósito especial"). Em um dos paradoxos da nossa fé, santificação ou santificados acontece imediatamente no momento de salvação, mas é também um processo ao longo da vida.
E. Nossas vidas devem ser aceitáveis a Deus.
1. Como crentes, devemos ser diferentes do mundo. Nosso objetivo deve ser o de agir como Jesus o fez: perdoar, amar e ajudar os outros, mas saber quando falar a verdade em amor ou compartilhar nossa fé. Quando pecamos, devemos ser rápidos para confessar e se arrepender.
2. Um estilo de vida piedosa vai atrair algumas pessoas para você, e irá levar outros embora. Mas às vezes as mesmas pessoas que resistem ao evangelho, procura um crente para ajudar quando a vida fica difícil.

II. Aqueles que vivem de forma piedosa vão enfrentar conflitos com o mundo.

A. A pressão do mundo, às vezes, faz com que os crentes comprometam suas convicções.
1. Como indivíduos, os cristãos, as vezes, justificam comprometer a verdade desta forma: eles afirmam que eles são "testemunhas" por passar tempo com amigos ímpios, mesmo quando isso inclui fazer escolhas injustas. Em vez disso, devemos certificar que nossos melhores amigos são crentes que levam a sério a sua fé (2 Coríntios 6:14-15, 17;. 1 Coríntios 15:33). A nossa maior prioridade deve ser para agradar a Deus ao invés de se encaixar com o mundo.
B. Paulo adverte os crentes: "Não vos conformeis com este mundo" (Romanos 12:2).
1. A mídia retrata com frequência a ideia de que se tornar rico, atraente, influente, ou famoso, seremos felizes e contentes. Mas nenhuma dessas coisas garante felicidade. Não deixe que a nossa cultura molde o seu sistema de valores e determine suas prioridades.
C. Para resistir em conformidade com a imagem do mundo, você deve "transformai-vos pela renovação da vossa mente" (Romanos 12:2). Mas como?
1. Preencha sua mente com as Escrituras. É através da Bíblia que aprendemos a perspectiva de Deus.
2. Concentre-se no positivo, nas coisas justas, e santas (Colosensses 3:3;. Filipenses 4:8). Isto deve incluir escolher amigos e entretenimento sabiamente.
3. Aplicar a verdade bíblica a seu coração. Dia a dia, peça a Deus para lhe mostrar como colocar em prática os princípios da Sua Palavra.
4. Pratique a presença do Senhor. Deus está sempre com você. Peça a Ele para torná-lo mais sensível à Sua presença. Quando você permitir o Espírito Santo viver através de você, Ele vai ajudá-lo a resistir à tentação e se tornar mais semelhante a Cristo. 

Conclusão: A chave para viver uma vida piedosa é a rendição completa. Isso significa que devemos deixar que Deus tenha o controle total sobre nossas vidas. O Senhor está à procura de homens e mulheres fiéis que vão defender a verdade em um mundo que está cada vez mais em oposição ao evangelho. Em vez de basear seus padrões na opinião popular, permita que a Escritura defina seus valores.
Responda ao chamado do Senhor para uma vida piedosa, e você nunca mais será o mesmo.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Um chamado à vida piedosa Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, setembro 21, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.