Um chamado a responsabilidade

Um chamado a responsabilidade
Texto: Mateus 25:14-30 
Introdução: Nós todos amamos a liberdade enumeradas e protegidas pela nossa Constituição e devemos ser gratos pela liberdade que temos como brasileiros. No entanto, juntamente com os nossos direitos maravilhosos vêm importantes responsabilidades. Como crentes, somos responsáveis ​​perante Deus pelo caminho que tomamos em nossas vidas.
Portanto, devemos viver de uma maneira que não apenas glorifica o Pai e edifica os outros, mas também preserva e protege os valores sagrados que apreciamos.

I. A nossa liberdade em Cristo não nos dá o direito de entregar-se ao pecado.

[post_ad]A. Os pais devem conversar diariamente com seus filhos sobre as coisas do Senhor (Deuteronômio 6:7).
B. Apesar de nossos pecados estarem perdoados, ainda vamos enfrentar as consequências pelas escolhas que fazemos (Mateus 25:14-30). Isto pode ser visto claramente na parábola de Jesus sobre os talentos. O Senhor nos dá dons, habilidades, recursos e talentos, e somos responsáveis ​​de usá-los de maneira que Ele seja honrado. Se não conseguirmos fazer isso, perdemos a nossa recompensa no céu.

II. O que é responsabilidade?

A. A responsabilidade significa que somos responsáveis ​​perante os outros, e devemos aceitar esta responsabilidade, como um dom de Deus. Não só proporciona um sistema de controle e equilíbrio que nos protege do mal, mas também nos dá oportunidades únicas de compartilhar nossas vidas com os outros e incentivá-los.

III. Exemplos bíblicos de responsabilidade?

A. Adão e Eva - Gênesis 3:8-19
B. Samuel e Saul - 1 Samuel 13:8-14
C. Natan e Davi - 2 Samuel 12:1-14
D. Jesus e Pedro, Mateus 16:21-23

IV. Por que é importante a responsabilidade em nossas vidas?

A. Saber que alguém vai perguntar sobre a nossa conduta nos motiva a fazer o nosso melhor e nos incentiva a sermos bons mordomos do nosso tempo, talentos e recursos.
B. Quando somos responsáveis perante os outros, estamos posicionados para a promoção. Como os que têm autoridade revisam nosso trabalho, e percebem o nosso potencial.
C. A responsabilidade inspira e nos protege e também aqueles que estão mais próximos, o que torna nossas relações ainda mais fortes.
D. Devemos regularmente enfrentar a verdade sobre as nossas atitudes e ações, e analisar se estamos no centro da vontade de Deus.
E. Ser responsável perante o Senhor e os outros nos desafia a manter padrões elevados, convicções piedosas, um coração transparente, e um caráter digno de confiança.

V. Por que as pessoas resistem a responsabilidade?

A. Rebeldia
B. Preguiça
C. Medo da perda
D. Deslealdade
E. Orgulho

VI. O que acontece se vivermos sem responsabilidade?

A. Não podemos fazer o nosso melhor.
B. Os nossos recursos podem ser desperdiçados.
C. O crescimento espiritual será prejudicado.
D. Haverá divisões em nossos relacionamentos mais importantes.
E. Sentiremos falta de oportunidades, privilégios, promoções e recompensas.
F. Outros podem se sentir livre para tirar vantagem de nós. 

Conclusão: A responsabilidade é absolutamente necessária em todos os aspectos da nossa vida, começando com as relações em nossa família e entre os crentes. No entanto, devemos também manter os outros em sociedade responsável por aquilo que fazem; se estão na igreja, escolas, ou o governo. Estes são dias graves para a nossa nação e o mundo, e como crentes, somos responsáveis ​​de defender a fé e proclamar o evangelho da salvação, o único caminho para a libertação do pecado e da morte. Nós conhecemos a verdade, por isso não podemos manter silêncio sobre isso. Pelo contrário, nós somos responsáveis ​​de declarar a verdade tão apaixonadamente, efetivamente, e sem medo; sempre que pudermos.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Um chamado a responsabilidade Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, setembro 16, 2011 Rating: 5

Um comentário:

  1. Olá! Desculpe pelo meu português.Obrigado por um template bonito. Eu estou tentando implementar SIMPLE template ao meu blog, mas estou tendo problemas. As imagens na página inicial não são apresentados corretamente. Em seu blog é perfeito!. Por favor, me dizer como posso corrigir esse problema?. Outra coisa é que o comentário não está funcionando. diz:This content cannot be displayed in a frame.Se você pudesse me ajudar eu agradeceria muito desde que eu estive pesquisar através muitos modelos e único que eu gostava era seu. Se você gosta d pode me responder por e-mail: mommyhoodsdiary at gmail dot com
    Muito obrigado e pedir desculpas pelo inconveniente!

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.