Sete abominações anatômicas

Sete abominações anatômicas
Texto: Provérbios 6:16 – 19 
Introdução: O corpo humano é uma criação maravilhosa - tão complexo e tão bonito (Salmo 139:14). Cada um dos nossos órgãos tem sua função especial. Trabalhando juntos em harmonia sob a direção do cérebro, nossos membros permitem o corpo viver, trabalhar divertir, adorar e etc. Somos rigorosamente advertido por Deus nunca permitir que nossos membros sejam utilizados em qualquer pratica ímpia (Romanos 6:13).
Quando deixamos de atender essa admoestação, temos a situação encontrada em Provérbios 6:16-19 - Sete abominações anatômicas.
O Senhor aborrece as seguintes perversões de nossa anatomia:

1. Olhos altivos. (V.17a).

[post_ad]Estes são os olhos que olham para baixo sobre os outros como inferiores. É um olhar silencioso, mas vaidoso com as pessoas. O olhar arrogante é abominação para Deus (Salmo 18:27; 101:5 b). Este pecado é gravado o primeiro da lista, talvez porque o orgulho é o cerne de todos os outros pecados também incluídos nesta lista (Salmo 10:4). Foi o orgulho que moveu Lúcifer a se rebelar contra Deus. Foi o orgulho que fez Adão e Eva se renderem ao desejo de ser como deuses. Deus abomina o orgulho! (Provérbios 16:18; 29:23).

2. A língua mentirosa. (V.17b).

A mentira é a perversão intencional da verdade, não só pelo discurso, mas por qualquer meio, onde o engano é pretendido. Mentir é tão desprezível a Deus, porque um de seus atributos é a verdade. Jesus é "a verdade" encarnada (João 14:6) e o Espírito Santo é o "Espírito da verdade" (João 15:26, 16:13). Por outro lado, a Bíblia chama o Diabo "mentiroso e pai da mentira" (João 8:44), assim todos os mentirosos têm Satanás como pai. Satanás e todos os seus filhos terão a sua parte no lago de fogo (Apocalipse 20:10; 21:8). É por isso que é fácil ver por que mentir é sempre denunciado por Deus através das Sagradas Escrituras (Provérbios 10:18;. 12:22;. Efésios 4:25).

3. Mãos sangrentas. (V.17c).

Este não é autodefesa ou matar por acidente, mas sim o assassinato impiedoso de pessoas inocentes. Um espírito assassino está subjacente a uma natureza cruel e violenta em um homem irritado. Os cristãos devem fazer mais do que abster-se de violência e assassinato. Eles devem se opor a sua exploração e glorificação pelos filmes e a indústria do esporte, o seu uso desnecessário ou excessivo pelas autoridades policiais e militares, e sua prática incessante por elementos criminosos e sem lei (Êxodo 20:13; Mateus 19:18).

4. Um coração desonesto. (V.18a).

Este coração é uma fábrica ocupada e produtiva uma incubadora de parcelas e planos do mal. A fabricação deliberada do pecado e da maldade no coração de alguém se torna literalmente a oficina do diabo é tão abominável para Deus que Ele assim o condena. Um coração corrupto é a fonte da qual flui todo o mal (Jeremias 17:9, Marcos 7:21-23).

5. Pés malignos. (V.18b).

Os pés dos ímpios realizam com zelo e entusiasmo o que seu coração malvado criou. Eles não atrasam a conclusão de seus planos pecaminoso. Os pés dos homens justos podem, sem intenção entrar no erro, possivelmente cair em pecado e até mesmo cair em más ações, mas os pés dos homens injustos deliberadamente fazem uma corrida sem sentido para o mal e o inferno! (Isaías 59:7; Romanos 10:15).

6. Lábios de perjúrio. (V.19a).

Mentir no sentido geral já foi tratado no v.17b. Este pecado em questão tem algo a ver com alguém que declara falso testemunho sob juramento. Testemunhas falsas são subornados para assegurar um veredito "culpado" para uma pessoa inocente ou um veredito "não culpado" para um criminoso perverso. Ninguém menos do que Jesus e Estevão foram julgados e declarados "culpados" por meio de falsas testemunhas (Mateus 26:59, Atos 6:12-13). É por isso que o Senhor expressamente proibiu essa corrupção nos Dez Mandamentos (Êxodo 20:16). Deus abomina tal depravação diabólica e covarde!

7. Um espírito discordante. (V.19b).

Desordeiros não suportam ver a convivência cristã juntos em amor e unidade. Como cupins à espreita em uma bela casa, eles se sentem compelidos a lentamente, mas seguramente, destruir a harmonia e a paz de qualquer igreja que frequentam. Às vezes, o telefone pode ser um instrumento mortal do inferno mais letal do que drogas e armas. É ironicamente melhor que um incendiário incendeie a igreja do que as línguas serem acesas e incendiar um contra o outro (Tiago 3:5-6).

“Um edifício queimado ainda pode ser reconstruído, mas uma congregação arruinada pela discórdia nunca pode renascer das cinzas da discórdia”! 

Conclusão: O Senhor, que criou os nossos olhos, língua, mãos, coração, pés, lábios e espírito, se incomoda e entristece quando os usamos para o mal. Quando o fizermos, os nossos corpos, que estavam destinadas a serem templos do Espírito de Deus se tornar abominações anatômicas!

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Sete abominações anatômicas Reviewed by Aldenir Araujo on sexta-feira, setembro 30, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.