Os quatro aspectos da maturidade equilibrada

Os quatro aspectos da maturidade equilibrada
Texto: Lucas 2:52 
Introdução: Do ​​seu nascimento até a idade de doze anos, Lucas 2:40 nos diz que o menino Jesus crescia fisicamente e espiritualmente. Ele era cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava sobre ele. Nosso principal texto de Lucas 2:52 também diz que Jesus continuou a avançar nas quatro áreas de crescimento - sabedoria, estatura (física), em graça diante de Deus e, graça diante dos homens. Este belo crescimento equilibrado de Jesus é o padrão para o nosso crescimento e maturidade; para que possamos cumprir os planos e propósitos de Deus para nossa vida. 
Temos dado séria atenção para a importância da maturidade equilibrada em nossas vidas como Deus deseja? É tão fácil tornar-se desequilibrado e deixar a nossa vida fora de controle e frustrada.[post_ad]Nosso texto nos diz que há quatro aspectos da maturidade, devemos...

I. Crescer na estatura física.

A. A saúde física e o crescimento faz uma grande diferença no desenvolvimento e crescimento de uma vida cristã equilibrada.
B. Como cristão, devemos tratar e respeitar o nosso corpo físico como o templo do Espírito Santo (I Coríntios 6:19-20).
C. Para estar bem fisicamente, devemos cuidar de nossos corpos em uma maneira que honre a Deus. Devemos:
1. Descansar o suficiente; dormir...;
2. Exercitar-se regularmente;
3. Fazer refeições saudáveis;
4. Evitar hábitos prejudiciais e abusivos;
5. Evitar amargura e stress.

II. Crescer na sabedoria prática.

A. A sabedoria prática é também necessária para o desenvolvimento e crescimento de uma vida cristã equilibrada. Jesus crescia em sabedoria como um ser humano. Sabedoria e entendimento estavam nEle para que Ele agisse sobre as verdades que Ele aprendeu quando criança (Jó 28:28).
B. Como você está crescendo em sabedoria divina? As lições e verdades que você está aprendendo como um crente tem feito diferença prática no caráter e testemunho da sua vida?
C. Para crescer em sabedoria, devemos:
1. Estudar a Bíblia como a única fonte da verdadeira sabedoria (Tiago 3:13, 17),
2. Substituir pela leitura de livros cristãos o tempo que você desperdiça assistindo TV. (I Timóteo 4:13),
3. Selecionar passatempos úteis;
4. Comprometa-se a viver o que você está aprendendo com a Palavra de Deus (Tiago 1:22).

III. Crescer na maturidade relacional.

A. O crescimento relacional é muito importante para o desenvolvimento e crescimento de uma vida cristã equilibrada.
B. Jesus nos chama para equilibrar as nossas crenças espirituais com nossa vida prática para que o nosso caráter reflita a Sua justiça.
C. Ele nos ensinou a amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos. Ele, pessoalmente, demonstrou Seu amor na cruz (Romanos 5:8).
D. Ele sempre se submeteu à vontade do Pai e foi fiel até a sua morte na cruz (João 6:38 - Filipenses 2:8).
E. Jesus nem sempre condenou os outros, mas era muito amoroso e compassivo. Ele glorificou o Pai, na forma como Ele serviu aos homens.
F. Irmão, se o seu trabalho, negócios, estudos, etc. tem prioridade sobre seu relacionamento com o Senhor, seus entes queridos, seus irmãos em Cristo, seus amigos e vizinhos, você precisa restabelecer as suas prioridades que são mais importantes para o Senhor.

IV. Crescer na maturidade espiritual.

A. A maturidade espiritual é importante para o desenvolvimento de uma vida cristã equilibrada. A graça do Pai estava sobre Jesus (Lucas 3:22).
B. O que podemos fazer para crescer e avançar no crescimento espiritual? Pela fé e no poder do Espírito, podemos avançar nestas aplicações práticas:
1. Fazer de Deus a família e o culto da igreja a sua principal prioridade,
2. Dê graças em todas as coisas com alegria e satisfação;
3. Envolva-se no ministério, altruísta ativo para com os outros;
4. Reconhecer, abandonar e evitar o pecado para crescer em pureza e santidade;
5. Andar em Espírito e resistir à tendência de voltar-se para a carne;
6. Conhecer e fazer o que agrada o Senhor. 

Conclusão: A maturidade equilibrada está prosperando no homem Exterior e Interior (III João 2). A Bíblia diz claramente: "A balança enganosa é abominação ao Senhor" (Provérbios 11:1). Assim, uma pessoa verdadeiramente equilibrada e madura está avançando em quatro fases de sua vida - físico, prático, relacional e espiritual. 
Talvez você não tem problemas com o físico e mental. E quanto ao seu relacionamento com Deus e o próximo? Você pode dizer honestamente que você ama a Deus e ao próximo? Você tem certeza de que você é verdadeiramente filho de Deus? Talvez você precise se acertar com Deus... hoje... exatamente onde você está agora!

Pr. Aldenir Araújo
Os quatro aspectos da maturidade equilibrada Os quatro aspectos da maturidade equilibrada Reviewed by Aldenir Araujo on agosto 31, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Tecnologia do Blogger.