A bondade de Davi - um tipo da graça de Deus

A bondade de Davi - um tipo da graça de Deus
Texto: II Samuel 9:1-13 
Introdução: O rei Saul causou a Davi um momento difícil durante o seu reinado. Em sua inveja e insegurança, ele tornou a vida de Davi muito difícil. O rei Saul procurou tirar a vida de Davi que, infelizmente, se tornou um fugitivo depois de ser ungido seu sucessor. A hora finalmente chegou para Davi reinar como rei. Apesar de ser o costume de cada novo rei destruir qualquer um que poderia mais tarde desafio seu trono, Davi não busca vingança com a casa de Saul. Em vez disso, ele mostrou-lhes bondade. Davi era um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22).
Este incidente tem uma impressionante semelhança com a graça e a misericórdia de Deus em nossa salvação. Vamos observar e aprender com esta passagem.

I. O iniciador da busca. V. 1-3

[post_ad]A. Depois que Davi subjugou todos os seus inimigos, ele pensou na família de seu amigo Jonatas. Observe como Davi é um retrato do Senhor. Como o Senhor, ele tomou a iniciativa e se reconciliou com seus inimigos (cf. Romanos 5:10 - Colossenses 1:21).
B. Como o Senhor, Davi mostrou graça e misericórdia aos seus inimigos miseráveis ​​e condenados (cf. I Timóteo 1:15 - Lucas 19:10). Ele gentilmente procurou, perdoou e até mesmo os abençoou!
C. A verdadeira grandeza de um homem não é visto pela maneira como trata seus melhores amigos, mas pela maneira que ele trata os seus piores inimigos! Jesus Cristo e seus apóstolos ensinaram-nos esta grande virtude (Mateus 5:44 - Romanos 12:14, 20).  Bem-aventurado o homem que destrói seus inimigos, transformando-os em amigos!

II. O mediador da busca. V. 1, 7

A. A busca de membros sobreviventes da casa de Saul não foi feita em nome de Saul, mas de Jonatas que tinha um vínculo entre ele e Davi. (I Samuel 20:14-17).
B. Jonatas, tendo obtido um pacto com Davi, é um tipo ou uma imagem de Cristo (Hebreus 8:6 - I Timóteo 2:5).
C. Fora da Pessoa de Cristo e a obra consumada, Deus não pode amar o pecador. Deus está irado todos os dias com os ímpios (Salmos 7:11), mas Ele pode amar e perdoar-lhes em nome de Cristo (Efésios 4:32 - I João 4:9-10).

III. O alvo da busca. V. 4-8

A. Mefibosete (significado vergonhoso) era um filho sobrevivente de Jonatas e era neto de Saul (II Samuel 4:4).
B. Com medo do rei Davi, Mefibosete não tem dúvida de se esconder como um fugitivo. Ele é como o pecador que se envergonha e tem medo de Deus. O pecador culpado corre e se esconde de Deus e não quer nada com Ele (cf. Gênesis 3:8).
C. Mefibosete ficou aleijado de ambas as pernas através de uma queda quando ele tinha apenas cinco anos de idade. Como ele, o pecador não está mais no estado em que ele foi originalmente criado. Todos os pecadores são impotentes aleijados espirituais que são incapazes de salvar-se da condenação de Deus (Romanos 5:6, 8).
D. Mefibosete realmente se humilhou diante do rei Davi e obteve sua bondade maravilhosa e favor. Da mesma forma que somente quando o pecador se humilha e joga-se à mercê de Deus é que ele pode obter o perdão dos pecados e a salvação (Provérbios 22:4 - Tiago 4:6).

IV. As bênçãos da busca. V. 9-13

A. Apesar de ser um príncipe, Mefibosete foi ao Rei Davi como um homem pobre e humilde. Ele havia perdido toda a sua herança. Ele não fez exigências nem qualquer reclamação nem colocou qualquer coisa como um príncipe na casa de Saul. Deus não deseja aqueles que estão cheios de vaidade e orgulho. Ele busca abençoar aqueles que são pobres neste mundo, mas ricos na fé (Tiago 2:5).
B. Antes de Mefibosete conhecer o rei, ele era apenas um pobre, inimigo, miserável ​​sem esperança e condenado. Depois que ele foi resgatado e salvo pelo rei, Mefibosete se tornou um rico, escolhido, prestigiado e altamente favorecido filho real! Que dia de regozijo, foi para Mefibosete!
C. Mefibosete prenunciava o pecador que se humilha perante a poderosa mão de Deus. Ele é uma excelente ilustração de um pecador perdido, que é salvo pela misericórdia de Deus e é enriquecido por sua bondade (Salmos 23:6). 

Conclusão: amigo não salvo, você pode desfrutar dos privilégios de ter seus pecados perdoados, tendo a garantia de vida eterna, e recebimento de herança celestial se você vir a Jesus pela fé.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá á  disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Nenhum comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!