Cães vivos e leões mortos

Cães vivos e leões mortos
Texto: Eclesiastes 9:3-11 
Introdução: Será que você tirou tempo para ler o texto? Se você leu, observou que parece bastante deprimente; certo?
Você tem que manter em mente que Salomão está escrevendo este texto a partir do ponto de vista do homem natural "debaixo do sol." Releia o versículo três. 
Se você tomar a Deus, céu e fé, fora da equação da vida, a vida é vaidade. Em um giro, o que você está lendo no Livro de Eclesiastes é a percepção de Deus da percepção do homem perdido na vida.
Agora, depois de meditar muito sobre o texto, deixe-me compartilhar com você sobre esses "Cinco homens insensatos sob o sol"

1. O homem sensual

[post_ad]- O homem que vive para os prazeres mundanos. 
Eclesiastes 9:3 “Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: a todos sucede o mesmo; também o coração dos homens está cheio de maldade, nele há desvarios enquanto vivem; depois, rumo aos mortos”
Note que este homem está cheio de maldade e loucura do coração. O "homem sensual" vive de festa em festa. Ele é o homem das “noitadas”. Ele vive toda a sua vida apenas para satisfazer o desejo da sua carne.

2. O homem sobrevivente

- O homem que vive apenas para permanecer vivo. 
Eclesiastes 9:4-6 “Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto. Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”.
O "homem sobrevivente" vive para simplesmente se manter vivo. Ele não sabe de onde sua refeição seguinte está vindo. Sua vida é repleta de pobreza. Para o "homem sobrevivente", a vida tem sido reduzida, a ser um "cão vivo ou um leão morto." Se você não é um cão, então você está morto.
O tema do "homem sobrevivente" é a morte. Ele sabe que vai morrer. Portanto, seu único esforço é para se manter vivo. Uma vida muito triste...

3. O homem da sociedade

- O homem que vive para sua família e amigos. 
Eclesiastes 9:7-9 “Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras. Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol”.
Pelo menos, o "homem da sociedade" parece ser razoavelmente feliz. Ele tem um bom emprego, uma esposa, filhos, e pertence ao Country Clube. Ele vai trabalhar todos os dias para pagar a hipoteca. Ele sai com sua esposa nas noites de sexta-feira, para jantar e tomar vinhos finos. Mas, se você olhar de perto o texto, ele também está vivendo sua vida em vaidade.

4. O homem social

- O homem que vive para fazer a diferença na vida dos outros. 
Eclesiastes 9:10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.
O "homem social" vê o relógio de areia correndo. Ele está correndo contra o tempo. Ele cava e é determinado a conseguir a sua melhor oportunidade na vida. Ele é missionário na mente. Ele se une a Cruz Vermelha. Ele contribui. Mas ainda assim, em última análise, um túmulo vazio aguarda seu corpo desgastado.

5. O homem status

- O homem que quer deixar sua marca na história. Ele quer ser lembrado. Eclesiastes 9:11 “Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso”.
O "homem status" atinge muito reconhecimento pessoal por seus parceiros, nesta vida. Ele tem troféus em seu manto. Existem diplomas em sua parede. Ele tem fotos de si mesmo com condecorações militares em sua estante de livros. 
Mas ele também logo será esquecido. Sua vida é vaidade. Alguém vai quebrar seus recordes. Uma loja de objetos usados aguarda seus troféus empoeirados no futuro.
Existe uma alternativa? Por favor, leia novamente,
Eclesiastes 9:11 “Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso”
Note a última parte deste versículo. A palavra propriamente teológica para "o tempo e o acaso" é a providência de Deus! Eu acredito que você está ouvindo esta mensagem de hoje por causa da providência de Deus. E na providência de Deus, deixe-me levá-lo da ilusão absoluta do mundo de Salomão da vida "debaixo do sol", e apresentá-lo ao sol do Novo Testamento: A vida debaixo do Filho de Deus!
Sim, há uma alternativa:
O Homem Espiritual!
Você pode viver sua vida para Cristo. 
Por favor, contraste este versículo do Novo Testamento de Filipenses 1:21 com Eclesiastes 9:4:
Filipenses 1:21 “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”.
No mundo de Salomão viver a vida sob o sol sem o filho, você é um cão, e na morte. Apenas morto.
Para aqueles que têm conhecido da salvação de Deus através do sangue de Cristo, temos uma perspectiva inteiramente nova: 
Observe novamente as palavras de Paulo: "Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro!”
Nesta vida, eu não sou um cão, eu sou um filho do rei. Minha missão diária é servir a um Cristo vivo! 
Minha morte não é um mundo de ser logo esquecido e deixar de existir. Minha morte é lucro. Estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor! E na presença de Cristo há alegria e vitória. Deus não é Deus de mortos, ele é o Deus dos vivos! 

Conclusão: E assim eu lhe pergunto, você está vivendo sua vida como um dos cinco insensatos que Salomão em Eclesiastes 9 menciona, ou você já está em um relacionamento com o Filho de Deus? 
Você está experimentando a vida abundante, ou você é nada mais do que um cão vivo, esperando o destino do leão morto?

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Cães vivos e leões mortos Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, junho 18, 2011 Rating: 5

Um comentário:

  1. A palavra propriamente teológica para "o tempo e o acaso" é a providência de Deus!

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.