Andar Com Deus

Andar com Deus
Texto: Gênesis 5:21-24

Introdução: Enoque é mencionado apenas nove vezes em toda a Bíblia: seis vezes em Gênesis, e uma vez nos livros de Lucas, Judas e hebreus. Enoque era filho de Jarede e pai de Matusalém. Ele viveu até os 365 anos de idade antes de ser levado por Deus.

Não é dito muito sobre ele, mas nós o vemos como um grande homem de fé, o nome de Enoque está entre os "Heróis da fé" de Hebreus 11. Enoque andou com Deus.

O que significa andar com Deus?

Implica dez características

I. Plena rendição.

O nome Enoque significa "dedicado ou disciplinado." Fiel ao significado do seu nome, Enoque dedicou-se a Deus e disciplinando-se no meio de uma geração corrompida e perversa. Filipenses 2:15 “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”
Ele era plenamente conformado e submetido à vontade de Deus. Romanos 12:2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”

II. Comunhão ininterrupta.

É tão maravilhoso saber que Enoque andou com Deus, mas é ainda mais maravilhoso saber que Deus andava mesmo com Enoque. Amós 3:3 “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” - I João 1:6 “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade” Na verdade, o caminho dos justos cresce mais brilhante com o seu caminhar mais perto de Deus. Provérbios 4:18 “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” O hino "confiar e obedecer" fala desta verdade: "Quando andamos com o Senhor, à luz da Sua palavra, que glória Ele derrama em nosso caminho ..."

III. Progresso contínuo.

Andar com Deus significa ter um conhecimento cada vez mais íntimo dele. Não se pode andar dignamente com Deus sem primeiro ter um verdadeiro conhecimento de quem Ele é e o que Ele deseja para nós. Colossenses 1:10 “a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus” - II Pedro 3:18 “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno”

IV. Firme separação.

Certamente Enoque não participou nos prazeres pecaminosos do mundo, mas buscou o prazer de Deus. Ele sabia que a amizade com o mundo e aqueles que se opõem a Deus é inimizade contra Deus. Tiago 4:4 “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” II Coríntios 6:14-17 “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei”

V. Inabalável perseverança.

Enoque andou com Deus, não uma vez por semana, mas diariamente em meio aos cuidados e as responsabilidades da vida familiar normal. Enoque começou a andar com Deus, com a idade de 65 anos após o nascimento de seu filho Matusalém, depois para o resto da sua vida terrena (300 anos). Nunca é tarde demais para começar a andar com Deus (ver Abraão em Gênesis 17:1). Enoque andou no caminho da justiça, não como um eremita, mas como um homem de família que viveu em uma idade pré-diluviana, onde abundou o pecado e o mal!

VI. Confiança sem medo. Salmos 23:4 - 27:1.

Deus estava com Enoque então ele não tinha medo do que o homem ou as circunstâncias podiam fazer com ele. Graças a Deus que nos dá a vitória sobre o pecado, o mundo, a carne, o diabo e a morte. Romanos 8:35-39.

VII. Testemunho excepcional. Hebreus 11:5c.

"Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus" Que tributo a Enoque! Em seu desejo para agradar a Deus, ele não tinha dúvida que, não agradaria algumas pessoas, mas viveu Enoque para uma plateia de Um - Deus Todo-Poderoso! Gálatas 1:10 - Lucas 6:22

VIII. Testemunha fiel. Judas 14-15.

Enoque foi uma testemunha fiel de Deus como ele mesmo profetizou a segunda vinda de Cristo e proclamou o julgamento justo, mas terrível de Deus contra os ímpios. Enoque fielmente testemunhou e pregou uma mensagem dura para um povo de coração endurecido. Atos 20:24. “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus”

IX. Bem-aventurança futura. Gênesis 5:24c.

"Deus o tomou para si”. Isto seria um epitáfio estranho sobre um homem que foi enterrado no céu antes de morrer! Sem dúvida, a família e os amigos procuraram em vão por Enoque; "Deus o tomou para si” - para caminhar com Ele de branco (veja Apocalipse 3:4). Isso tipifica a transformação da igreja para a vinda do Senhor Jesus. Filipenses 3:20-21. “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”.

X. Fé simples. Hebreus 11:05a.

"Pela fé, Enoque foi trasladado..." Quando você "translada" algo, você pega de um lugar, em seguida, coloca em outro. A fé de Enoque foi um ingrediente necessário para agradar a Deus. Hebreus 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus”.

Sua fé resultou em seu testemunho divino. É assim aprouve a Deus transladar Enoque da sua geração pecaminosa.

Conclusão: Enoque é um tipo do cristão do fim dos tempos, que estará vivo no arrebatamento da Igreja e não provará a morte. João 11:26. Enoque agradou a Deus antes de mesmo de existir - uma igreja, uma Bíblia, e a habitação do Espírito Santo. Se ele pode fazê-lo, certamente nós podemos também! Amigo não crente, você nunca pode agradar a Deus enquanto você ainda está na carne. Você precisa em primeiro lugar ser salvo e nascido do Espírito. Venha com humildade e fé em Jesus. Peça a Ele para perdoar e purificar seus pecados hoje!

5 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Esse estudo e uma bençao ,Enoque é uma liçao de vida para nós cristaõs que temos tudo em nossas maõs e mesmo assim so fazemos reclamar da vida e desistir por qualquer coisa
    Chegou a hora de abrir os nossos olhos espirituas e deixar verdadeiramente Deus agir sobre as nossas vidas . Porque JESUS ESTAR VOLTANDO e ELE estar aprocura de verdadeiros adoradores que o adore em espirito e em vedade
    QUE DEUS OS ABEÇOE .

    ResponderExcluir
  2. Se já é difícil andar com Jesus, imaginem andar sem ele ?

    ResponderExcluir
  3. Que o Espírito Santo de DEUS continue instruindo você a escrever mensagens tão lindas e edificadoras... Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. SOU APAIXONADO POR ESSE TEMA "ANDAR COM DEUS" E QUANTO MAIS EU LEIO MAIS E SINTO VONTADE DE ANDAR COM DEUS.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem