Quando as Tempestades Vêm

Quando as tempestades vêm Texto: Marcos 4:35-41

Introdução: Esta história se passa no Mar da Galileia, que é conhecido por suas tempestades repentinas. Sobre o Mar da Galileia, pode-se dizer que as tempestades vem, de repente, e inesperadamente, que também ilustra para o crente que ele pode esperar repentinas tempestades também.

Já foi dito que há tempestades que vêm afetando sua família, seu corpo, e suas finanças. Eu certamente aprendi que isso é verdade ...

Esta mensagem vai nos mostrar como lidar com as tempestades que surgirem a cada um de nós.
Que possamos ser ajudados quando percebermos,
1. A força da tempestade,
2. Os medos por causa da tempestade,
3. A Fé durante a tempestade.

I. A força da tempestade. v. 35-37.

Há muitas forças a serem consideradas quando as tempestades vierem. Os relâmpagos, os ventos e as águas de inundação são todas as forças que vêm com a tempestade.

Espiritualmente, há forças também. Que possamos olhar para elas e as formas que essas forças nos afetam?

A. A força da tempestade pode desencorajar você.  Quando os ventos da adversidade começar a soprar, o desânimo pode certamente vir. Por muitas vezes me vi desanimado no meio da tempestade. Os discípulos certamente estavam desencorajados ao pensar que Jesus estava dormindo, e não se preocupava com a tempestade. Da mesma forma, quando você estiver passando por tempestades, e o diabo sussurrar que o Senhor não está nem aí. Lembre-se que o diabo é um mentiroso.

B. A força da tempestade pode esgotar você.  A força da tempestade pode pesar sobre você, trazendo desespero. Você começará a pensar que o vento nunca vai parar de soprar. Isso exige paciência. Davi disse assim: "Eu esperei pacientemente pelo Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." Salmo 40:1

C. A força da tempestade pode derrotar você.  Quando você estiver pensando em desistir, faça como Davi, quando disse: "Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio do mar, embora as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza” Salmo 46:1-3.

D. A força da tempestade pode determinar você. Foi-me dito há muitos anos que a melhor madeira para móveis podem ser encontradas nas montanhas frias, onde os ventos sopram constantemente, e as tempestades vêm frequentemente. Da mesma forma, algumas das pessoas mais fortes que já conheci são aquelas que têm sido constantemente expostas às tempestades da vida. O Senhor também nos permite atravessar tempestades para endurecer-nos para a guerra espiritual.

II. Os medos durante a tempestade. v. 38-40.

Existe um medo natural que vêm com as tempestades da vida. Esses discípulos ficaram com medo porque eles não confiavam. Eles se esqueceram de que o Senhor tinha dito: Passemos para o outro lado. Ele não disse, Vamos chegar ao meio do lago. Eles simplesmente não confiavam no Senhor, quando esta grande tempestade veio.

A. Por causa da incredulidade, eles estavam com medo dos potenciais perigos. Quando o Senhor disse: Cala-te, aquieta-te, Ele estava usando uma palavra que ele usou para repreender os demônios. Era como se Ele estivesse dizendo para a tempestade, seja amordaçada! Como se amordaça o focinho de um cão com raiva. Isso dá indicação de que esta tempestade não era comum, mas um enviado de Satanás. Eu já estive em tempestades que certamente poderia ser descrita como de origem satânica. Você pode perceber que é exatamente isso. Quando estes tipos de tempestades vêm, você deve proteger a sua mente, porque você vai começar a imaginar todos os tipos de coisas acontecendo. Mantenha sua mente em Jesus.

B. Por causa da incredulidade, eles tinham medo de possível destruição.
Isto é indicado por eles quando disseram: "Mestre, não te importa que pereçamos?" O Senhor quer que nós nos concentremos e confiemos Nele, em vez de concentrar-se na tempestade. Você pode crer nEle para fazer o que Ele diz em Sua Palavra. Salmo 37:5 diz: “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele tudo fará”.

III. A fé na tempestade. V. 41.

A. Ter fé vai ajudar você a confiar. Romanos 14:23 diz, "tudo o que não é da fé é pecado". Em Hebreus 11:6 nos diz: "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." Confiar em Deus é tão vital, e quando você estiver atravessando sua tempestade mais difícil, você deve confiar mais nele. Tenha fé em Deus.
Hebreus 11:1,2 diz: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho"

B. Ter fé vai ajudar você a viajar. Certamente, nós já ouvimos a expressão: "Eu vim até aqui pela fé". O CAMINHO Da FÉ é o caminho que o crente fiel viaja. Aqueles que estavam com Jesus, estavam com medo porque eles eram incrédulos. A viagem se torna mais difícil para o crente quando ele começa a viajar pela visão e não pela fé. À medida que navegamos no mar da vida, mesmo quando a tempestade está enfurecida, podemos sempre confiar nEle, Ele é o capitão do navio!

C. Ter fé o ajudará a triunfar. A Bíblia diz: "A arma que vence o mundo é a fé" e que a vitória está em Jesus. Se você colocou sua confiança nele, você não precisa ter medo, você vai chegar ao outro lado.

Conclusão: Quando estamos realmente confiando no Senhor, estamos em uma jornada que envolve confiar no capitão do navio venha o que vier. Você pode estar passando por uma tempestade neste momento. Confie Nele, Ele nunca vai falhar com você.

3 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Pr. Aldenir Araújo

    Os vendavais da vida sucumbiram a minha família, ceifando os meus pais e tirando a saúde da minha esposa (avc). Entretanto, o Senhor continua sendo o Deus na/da minha vida!

    Pr. Lourenço Neto

    ResponderExcluir
  2. @Lourenço
    Graça e paz caro colega!
    Todos nós estamos propícios a passar por situações semelhantes. Jesus disse: "No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo..."
    Oro para que Deus te dê forças suficientes para atravessar esses momentos difíceis. Salmos 23:4 "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum porque tu estás comigo"

    Força caro colega; essa tempestade vai passar.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem