Superando os obstáculos

Superando os obstáculosTexto: Neemias 4:6-23, 5:1-13

Introdução: Sempre que uma pessoa está determinada a obedecer a Deus e fazer a obra de Deus e andar no caminho de Deus, ele ou ela terá de enfrentar obstáculos. Deus tem uma maneira de contornar esses obstáculos e qualquer um determinado a continuar fazendo as coisas para Deus vai encontrar o caminho de Deus para superar esses obstáculos.

Neemias estava determinado a reconstruir as muralhas da cidade de Jerusalém, e levar as pessoas a restaurar a comunhão com Deus depois de terem estado exilados por anos e anos. No entanto, ele estava enfrentando dificuldades, de alguns judeus do próprio povo que não queria que as coisas mudassem para eles que haviam estado "sob controle" por muitos anos.

Neemias demonstrou uma grande esperança e confiança em Deus, apesar do crescimento da oposição constante aos seus esforços para ajudar o povo de Jerusalém e Deus a estarem juntos novamente.

I. Haverá ameaças temíveis. 4:6-23.

1. Pessoas importantes vão tentar interferir.
a. Sambalate era um governador judeu, de Samaria e sua filha casou-se com o neto do Sumo Sacerdote.
b. Tobias era um judeu rico e governador de Amnon e tinha sido dado a ele um quarto no pátio do Templo, pelo Sumo Sacerdote.
c. Esses dois homens eram "importantes" e fizeram todo o possível para sabotar e acabar com a reconstrução das muralhas da cidade e usavam palavras de zombaria e ameaças de guerra.
2. Neemias voltou para Deus e orou para que Deus pudesse intervir e transformar as ameaças desses homens em nada e detê-los.
3. Finalmente, as paredes foram reconstruídas, mas apenas até a metade da altura de como elas eram antes ou deveria ser.
4. Os dois homens, Sambalate e Tobias, em seguida, declararam guerra a cidade de Jerusalém parcialmente reconstruída.
a. O sucesso inicial em fazer as coisas divinas da maneira de Deus é frequentemente seguido por uma oposição renovada e crescente.
b. Além disso, alguns podem desanimar, como aqueles que ajudavam a reconstruir os muros de Jerusalém, e que estavam fisicamente e emocionalmente exaustos, foram ridicularizados pela oposição, foram feitas muitas tentativas para pará-los, eles haviam se distraído de suas necessidades pessoais e familiares e eles tinha um único objetivo "fazer o trabalho."
5. Uma palavra de “ânimo" às vezes é necessário para o povo de Deus e Neemias fez exatamente isso. Lembrou-lhes que Deus estava do lado deles e deveriam lutar por si pelos outros e pelo país.
a. Hoje os pastores precisam dar "vitalidade", falar a sua congregação sobre o mundo e Satanás que desgasta o cristão que está tentando fazer a obra de Deus, do jeito de Deus.
6. Às vezes o povo de Deus tem que "montar mais do que em um cavalo ao mesmo tempo". A expressão significa fazer mais de uma coisa de cada vez é isso que Neemias e os judeus que reconstruíam a cidade faziam.
a. Um grupo trabalhava nas paredes, enquanto outro grupo ficava de guarda.
b. Alguns trabalhavam com suas armas bem próximo, alguns trabalhavam com uma arma em uma mão enquanto a outra era usada para trabalhar nas paredes. Todos estavam prontos e dispostos a lutar.
c. Cedo ou tarde, todo o cristão que está tentando fazer a obra de Deus a vontade de Deus terá dificuldades. Não desista! "Monte dois cavalos ao mesmo tempo," se for preciso.
7. Obstáculos para fazer a vontade de Deus e a obra são inevitáveis.
a. Esteja preparado para eles, pois eles vão vir.
b. Ser capaz de ver o que precisa ser feito é uma coisa, mas ver o que está parado no caminho é outra, assim é preciso estar preparado para isso.
c. A melhor resposta aos obstáculos e dificuldades quando se trata em fazer a vontade de Deus é orar.
d. A oração revela de forma clara e vigorosa em quem ou em que se está colocando a sua esperança e confiança.
e. Depois de orar, em seguida, coloca um "pé" a sua oração e atos.
f. Fazer a obra de Deus do jeito de Deus sempre traz sucesso, porém...
g. Nem sempre é imediatamente, as vezes, é depois de um longo e duro caminho de confiança constante, trabalho e mais oração.
h. É a intenção de Deus que seus filhos aprendam a confiar n'Ele, a esperar nele, encontrar a alegria Nele, assim, portanto, Deus muitas vezes escolhe esticar nossos momentos de dificuldades.
8. A maioria dos cristãos nunca pensam que quando obedecemos a Deus a oposição virá de alguma forma.
a. Pense sobre sua própria vida cristã, quando você está tentando fazer a obra de Deus, do jeito de Deus, as dificuldades não vem? Lembre-se de como você orou e continuou? O que veio em primeiro lugar, ação ou oração?
b. Qual é o seu recorde de fazer a vontade de Deus e, em seguida, enfrentou a oposição que veio? Será que você vai desistir ou vai continuar?

II. Haverá ações inesperadas. 5:1-13

1. A oposição de fora é uma coisa e pode ser esperado, mas o que dizer de "dentro"?
2. Os judeus ricos aproveitavam dos judeus mais pobres através da cobrança de juros elevados em empréstimos, tendo suas casas, propriedade, e os membros da família como servos quando os pobres não podiam pagar os juros, muito menos os pagamentos.
a. Os pobres não podiam fazer as duas coisas, reconstruir os muros de Jerusalém e trabalhar para fazer os pagamentos de juros.
3. Neemias chamou todos os proprietários ricos e disse-lhes claramente que, o que eles estavam fazendo era como um outro país invadir e fazer escravos o povo.
b. Em palavras muito claras Neemias disse-lhes para devolver os juros, pessoas e bens contratados.
c. Eles tiveram que jurar diante dos sacerdotes que eles fariam o que ele disse.
4. Isso era então o que acontecia, mas o que acontece hoje? Algum servo de Deus pode ser culpado de tal comportamento diante de Deus?
a. E se Deus exigisse a mesma coisa hoje dos cristãos? Devolva tudo o que tenha sido indevidamente retirados de outros cristãos. Qual seria a reação?

Conclusão:
1. Qualquer cristão determinado a fazer a vontade de Deus andar no caminho de Deus vai enfrentar oposição de algum lugar.
2. A oração antes de fazer alguma coisa vai revelar o que a oposição é e o que fazer sobre isso.
3. Às vezes, Deus permite as dificuldades irem aumentado e alargando para fortalecer a fé e obediência.

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Superando os obstáculos Reviewed by Aldenir Araujo on sábado, outubro 16, 2010 Rating: 5

2 comentários:

  1. Ola. Boa tarde
    É possivel aplicar os capitulos 3 e 4 de Neemias as dificuldades em um namoro? Poderia me orientar por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se aplica. Usar os capítulos 3 e 4 de Neemias para falar das dificuldades em um namoro seria usar o texto fora do contexto.

      Excluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.