Na Terra dos Gigantes

Na Terra dos Gigantes
Texto: I Samuel 17

Introdução: Você enfrenta problemas que parecem grandes demais para lidar?

Certamente que sim! Todos nós já nos deparamos cara a cara com situações que parecem intransponíveis.

Lembremos que os gigantes existem há muito tempo e o crente que anda com Deus pode derrubar os gigantes!

A Bíblia fala de gigantes em muitas ocasiões. Os Filhos de Israel chegaram a Cades-Barnéia, enviaram uma comissão para explorar a terra, e então voltaram com um relatório sobre os "gigantes" que havia na terra.
[post_ad]
Este relatório poderia ter sido corretamente chamado, "O bom, o ruim e o feio". O bom é que a terra realmente manava leite e mel, o ruim foi a descoberta de "gigantes" na terra, e o feio foi definitivamente a decisão do povo em se concentrar mais no tamanho desses gigantes, em vez do tamanho do seu Deus. O resultado? Os gigantes venceram. Frequentemente os gigantes vencem, mas eles não têm que vencer.

Indiscutivelmente, nós lemos sobre o mais famoso "gigante da história" da Bíblia e talvez da própria história. A história de Davi e Golias foi contada e recontada inúmeras vezes.

Se há um símbolo universal dos gigantes, seria os filisteus, que eram gente grande e quase sempre lutavam com o povo de Deus. De fato, é seguro dizer que os filisteus sempre se opuseram ao povo de Deus e até mesmo ao próprio Deus.

Essa é a natureza dos gigantes. Da mesma forma Golias enfrentou o exército de Judá, e tentou intimidar Davi. Nossos gigantes tem um nome diferente, mas de uma forma mais realista querem nos desencorajar, derrotar, e em algumas ocasiões nos debilita. Quem são eles? Uma lista completa exigiria todos trabalhando juntos para nomeá-los, mas uma lista parcial dos “gigantes incluiria, familiar, financeira, tristeza, culpa, desânimo, depressão, tentação, perda e muito mais”.

Nos próximos minutos, vamos olhar para os gigantes e obter alguma ajuda.

I. Esclarecimento -

A maioria de nós gastamos pouco tempo pensando nessas coisas em nossas vidas que constantemente vem para nos derrotar.
A. Descrição de um gigante.
Vamos começar nossa descrição de Golias
1. Aflitivo. Lembre-se que ele é o inimigo e ele é bom no que faz. A própria natureza de um gigante é que ele é enorme, ele é forte, e talvez o melhor. Judá ficou realmente angustiado ao vê-lo. O mesmo acontece conosco quando Satanás envia um gigante contra nós. Ele manda o melhor, o maior, e os "piores". A parte preocupante é que a partir de uma perspectiva humana, parece que você não pode vencer seu gigante. Esse é o plano de Satanás.
2. Ousado. Em termos básicos, Golias saiu e deu uma de "cão ousado" para cima do exército de Israel. Ele zombou deles e "tentou levá-los a participar" em seus termos. Ele queria alguém para lutar com ele sozinho. Ele fez questão do orgulho. Quando o nosso gigante puder nos envolver emocionalmente, como na questão de orgulho, ficaremos sozinhos e estaremos derrotados. Ele está contando com a nossa natureza.
3. Diligente. Isto é incrível. Muitas vezes, no trabalho do Reino nos cansamos de fazer o bem e de desanimamos ou desfalecemos. Não é assim com o inimigo. Golias continua dia após dia, ele foi implacável, durante 40 dias, ele continuou o desafio, apenas esperando que alguém se ofendesse o suficiente para lutar com ele, sozinho!
- Apenas como lembrete, Satanás sabe qual é a sua fraqueza e quando você está mais fraco. Seu plano é quebrá-lo nesse ponto.
4. Desmoralizante. O gigante deseja fazer você se sentir impotente e sem esperança. Ele quer que você acredite que não há nenhuma maneira e nenhum caminho para vencer. No versículo 24, os homens "correram" de Golias e ouso dizer, que eles não viram nenhuma saída à vista. Em face de um gigante, muitas vezes estamos desmoralizados perguntando se ele nunca vai embora.
5. Perigoso. Geralmente, os gigantes que Satanás envia em nossa vida, de fato, têm a capacidade de "nos derrotar." Golias poderia ter matado Davi, mas Davi sabia um pouco das verdades que nós vamos falar em alguns minutos.
- Aqui está a nossa pergunta, por agora, "o que há em sua vida que o afeta como um gigante?" Você pode nomear um ou mais?
B. Detectando um gigante.
1. É minha convicção que muitos gigantes têm causado estragos em sua vida e realmente você não percebe que ele é o inimigo, agora que temos descrito o gigante, vamos olhar para alguma forma de detectá-lo com alguns atributos reconhecíveis do gigante. O gigante é qualquer coisa que tenta tirar a sua mente de Cristo. Para Paulo, era seu espinho na carne, para o jovem rico era a sua riqueza, para os judeus era a lei. Veja bem, Satanás não vai limitar seus gigantes ao feio Golias, ele pode e vai nos fazer vê-lo aparentemente bom e atrativo para atrair-nos. Ele é o mestre do engano e o engano é tirar sua mente e coração de Cristo. O gigante também vai tentá-lo para abraçar o que não é bíblico. Apenas uma nota pessoal, um dos grandes gigantes em nossa cultura hoje é tentar desfazer a estrutura da igreja local. Nunca deixo de surpreender-me com os crentes que pensam que os crentes e a igreja devem viver confortavelmente com o pecado. Quando a Bíblia fala que é um princípio para o tempo e a eternidade que devemos conviver e respeitar sem questionar. Observe I Coríntios 5. Por favor, ouça, não deve ser "Insensível" e procurar disciplinar as pessoas da nossa maneira (o primeiro desejo de disciplina é sempre a reconciliação), mas como filhos de Deus não devemos ser covardes também. "Viver e deixar viver" se torna um gigante em nossas vidas, porque nunca vamos nos tornar a pessoa que Deus deseja se abraçarmos o que não é espiritual.
2. O próximo gigante é uma casa que atinge a todos nós. É tudo o que fazemos, com o desejo descaradamente egoísta. Uma das mais tristes histórias sobre esta questão é encontrada em Atos 8. É a história de Simão, o mágico. Muito tem sido escrito sobre este Simão, mas sinceramente, muito pouco se sabe além do que lemos nesta história. Em poucas palavras, Simão era conhecido por suas travessuras de alto perfil com magia e alegando ser algo especial. Quando Filipe chegou à cidade, juntamente com muitos outros, Simão creu e foi batizado. Após observar Felipe, ele literalmente viu as obras de Deus e quando o Espírito Santo caiu sobre o povo, Simão sabia que Ele queria ter esse poder. Mas ele queria o poder para exaltar a si mesmo em vez de honrar a Deus. Será que Simão foi um precursor do crente do século 21, que ao invés de fazer o ministério para honrar a Deus e ajudar, diz; eu vou dar o meu dinheiro e conseguir o que eu preciso? Duro né? Vamos ler o versículo 20. Pedro não tem habilidade com as palavras. Este é um gigante forte, que tem destruído muitas vidas.
3. Outro gigante que podemos detectar é aquele em que o resultado não honra a Deus. Paulo, seu mentor Barnabé, e João Marcos começaram uma viagem missionária, só para ver João Marcos desistir. Se desistir, adiar ou quaisquer outras dúzias de coisas que, somos tentados a fazer, e não honra a Deus nos puxam para baixo. Por uma questão de tempo, vamos apenas enumerar alguns outros gigantes em potencial.
4. Coisas que são incapazes de resistir, nós os chamamos de vícios.
5. Sempre que as coisas parecem sem esperança, nós o chamamos de depressão.
6. Aqueles tempos que eu acho que "a vida não é justa", "outros têm mais", é chamado cobiça.
7. Sinceramente, Satanás observa-o e envia o seu melhor ao ataque. No mundo do esporte, cada equipe tem olheiros para descobrir as fraquezas do adversário e usar esse conhecimento para derrotar seu adversário. Esta é a tática usada pelo nosso inimigo espiritual. É por isso que quando você encontra um gigante, ele pode parecer imbatível. Certamente, este foi o caso de Israel com Golias.
C. Destruindo um gigante.
Deixe-me oferecer-lhe três pensamentos.
1. Armas - Não vá desarmado e sozinho. Obter conselhos como Davi fez de Saul. Em seguida, use as armas que Deus lhe dá (II Coríntios 10:4). Na maioria das vezes, Deus vai começar com o que você tem na sua mão ali, naquele momento!
2. Verdade - A primeira verdade é esta: ter o foco certo. Todos os soldados do rei se concentraram em Golias, mas Davi. Estava concentrado em Deus. Observe as palavras de Davi no versículo 45, que termina no verso 47 com "A batalha é do Senhor." Se nós gravássemos essa verdade em nossos corações, a vida teria um novo significado. A proposito, Deus conhecia a fraqueza de Golias, o capacete aberto. Gostaria de saber se a pedra entre os olhos, fala mais do talento de Davi ou a veracidade de Deus. Davi confiava em Deus e o gigante caiu.
3. Triunfo - Davi não declara a vitória até o gigante estar morto! Mais um fato interessante, Davi usou a própria arma de Golias para acabar com ele. Nos tempos antigos, a cabeça do adversário era um sinal de vitória!

II. Incentivo

- Deixe-me terminar com 4 palavras de encorajamento.
A. Esteja Preparado
- Coloque a armadura adequada encontrada em Efésios 6:10-18. Não espere até que você esteja enfrentando um gigante para estudar. Salmos 119.
B. Seja Puro
- O pecado vai deixar o seu capacete aberto. Infelizmente podemos encontrar muitas desculpas para o pecado, mas Deus não. O pecado matou o seu filho. No entanto, em uma armadura de batalha pode haver uma brecha. Espiritualmente, você precisa ser reparado com arrependimento e confissão.
C. Estar sempre em oração
- Quando o gigante vem, busque o coração de Deus. Talvez nós não compreendemos que, quando não podemos ver sua mão, ainda podemos confiar em Seu Coração.
D. Seja persistente
- Saiba quem é o inimigo e nunca desista.
Conclusão: Tão certo como Davi enfrentou o gigante Golias de quase 3 metros de altura, você vai enfrentar os gigantes da vida. Eles usam muitas faces. Podemos tentar resolver do nosso jeito, mas somente com Jesus podemos vencer na terra dos gigantes. O que você vai fazer?

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Na Terra dos Gigantes Reviewed by Aldenir Araujo on quarta-feira, outubro 20, 2010 Rating: 5

2 comentários:

  1. Adorei! Que sirva para os outros.
    Parabêns pelo blog,è muito bom lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. @Lukas
    Que bom que você gostou, meu desejo é que essa palavra sirva de edificação e inspiração para sua vida.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.