Tipos de adoração Texto: João 4:20-24

Introdução:

1. Uma variedade de ideias existe concernente à adoração do homem a Deus.
2. Muitas pessoas (erroneamente) acham que é apropriado adorar a Deus de qualquer jeito, desde que se esteja adorando a Deus.
3. Considere os vários tipos de adoração mencionados na Bíblia.

1. Adoração ignorante. Atos 17:22-31.

A. Paulo estava em uma área (Atenas), conhecido como um dos centros intelectuais de sua época. Atenas produziu homens como Sócrates (470-399 DC), Platão (427-347 DC) e Aristóteles (384-322 DC).

B. No entanto quão educadas essas pessoas podem ter sido, elas eram ignorantes acerca de sua adoração a Deus. Quando Paulo encontrou o seu altar ao deus desconhecido, ensinou-os a respeito de Deus, aquele que fez o mundo e todas as coisas que nele há.

C. Muitas pessoas hoje servem a Deus ignorantemente, sem o conhecimento de quem ele é e como ele deve ser adorado.

2. Vã adoração. Mateus 15:1-9.

A. Os escribas e os fariseus ficaram perturbados porque os discípulos de Jesus não seguiam as tradições dos escribas e fariseus.

B. A adoração dos escribas e fariseus era vã, pois estava baseada em tradições dos homens em vez da palavra de Deus.

C. A adoração dos escribas e fariseus também era em vão, porque não se originava do coração.

3. Adoração imposta. Colossenses 2:20-23.

A. "Adoração imposta" pode ser definida como a adoração concebida de acordo com a vontade do homem e não a vontade de Deus.

B. Adoração imposta é muitas vezes impressionante para outros homens.

C. Adoração imposta muitas vezes coloca grande ênfase na exterioridade.

4. Adoração em espírito e em verdade - João 4:23-24.

A. Considere o diálogo de Jesus com a mulher no poço. Jesus estava mostrando um contraste entre o sistema de culto do Velho Testamento e a adoração no Novo Testamento.

B. Em espírito. Muitas vezes interpretado no sentido de que estamos a adorar com a atitude apropriada. Um vez que o pensamento é verdadeiro, as palavras de Jesus de forma mais precisa quer dizer que a adoração no Novo Testamento seria mais para dentro, ao contrário do exterior do Antigo Testamento. Observe Hebreus 9:1-11.

C. Em verdade. Muitas vezes interpretado no sentido de estar de acordo com a verdade da Palavra de Deus (em oposição ao erro). À luz do contexto e o contraste descrito por Jesus, as palavras de Jesus de forma mais precisa quer dizer sob o regime de adoração do Novo Testamento, devemos adorar no verdadeiro tabernáculo (igreja de Cristo), que tem substância, em oposição à mera sombra do que que estava por vir. Observe Hebreus 9:8-10 (ordenanças carnais). Também Hebreus 10:1 (sombra).

Conclusão:

1. Como adoramos a Deus não é uma questão trivial. (Considere o exemplo de Caim e Abel).
2. Nossa adoração a Deus só é aceitável quando ela é constituída pelos atos autorizados pelo ensinamento do Novo Testamento e tem origem em um coração sincero e penitente.

Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.

Postar Comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem