Como viver bem em toda e qualquer situação

Como viver bem em toda e qualquer situação
"Descubra o segredo para lidar com a adversidade e a prosperidade"

Texto: Filipenses 4:11-13

Introdução: Esse sermão vale para qualquer um e para qualquer circunstância, serve para quem a vida vai de vento em popa, como também para aqueles que estão como os discípulos, sofrendo os revezes dos ventos contrários, enfim, vai valer para quem está bem e para quem está mal, para quem está com uma conta rechonchuda no banco e para quem está com a conta no vermelho no mesmo banco, para quem tem e para quem não tem, então essa mensagem é endereçada a você que está lendo agora, não há como escapar!
[post_ad]
Tem gente que não consegue lidar com a prosperidade, se tornam presunçosos, altivos, indiferentes, avarentos, outros por sua vez não conseguem conviver com a adversidade, se desesperam, murmuram, desviam, se precipitam etc. Veja por exemplo, Noemi (a sogra que todo mundo queria ter), ela ao passar por uma crise entra em crise, se torna amarga, azeda, ela ilustra muito bem como a adversidade, se você não souber lidar com ela, pode te afetar; outro caso que observo agora em relação a prosperidade, é Ló, quando as riquezas aumentaram, acabou se separando de seu tio e consequentemente de DEUS, fez uma escolha estúpida e acabou perdendo tudo o que tinha e indo morar no fundo de uma caverna!!!

No livro "O Peregrino", John Bunnyan exemplifica com muita propriedade o comportamento de alguns cristãos que não conseguiam viver no vale (adversidade), e outros que não conseguiam se adaptar no monte (prosperidade), então diante desse dilema, pois muitas vezes não podemos evitar uma ou outra situação, aprendamos com Paulo, um homem que ao escrever essas palavras não estava em um gabinete pastoral com ar condicionado e uma equipe de redatores trabalhando por ele, mas estava em uma masmorra romana, a viver bem quer seja na prosperidade, quer seja na adversidade. Abaixo então observe atentamente esses princípios e viva com abundância irmão!!!

1. Na adversidade olhe para aquele que tudo tem, na prosperidade olhe para aqueles que nada têm – quando a situação estiver ruim, a coisa estiver preta irmão, olhe para cima!!!

Saiba que para cada necessidade na terra há um milagre no céu!!! Você pode não ter provisão nenhuma, mas você ainda tem o Provedor e é isso que importa, pode ser que você esteja a ponto de perder o seu "Isaque", mas quando nossas forças chegarem ao fim, as do céu começarão a operar e você se surpreenderá com um milagre preso em um desses arbustos da santa ironia divina!!!

Você se lembra da primeira multiplicação dos pães??? Filipe olhou o orçamento, ele achou que somente com duzentos denários poderia solucionar aquele problema, André por sua vez olhou para a despensa, ridicularizando os pãezinhos e os peixinhos, mas Jesus olhou para cima e o milagre então aconteceu!!!

Quando como Pedro no meio da tempestade, olhamos para aquEle que tudo pode, nós também somos capazes de realizar o impossível!!! Agora se você estiver numa situação confortável, com tudo indo às mil maravilhas, olhe para baixo, olhe para o seu irmão, seu amigo, seu vizinho, seu parente etc. Ajude as pessoas necessitadas, os que estão numa pior, dê uma cesta básica, empreste algum trocado (para quem realmente precisa), lembre-se que é dando que se recebe!!!
Na adversidade coloque nas mãos de DEUS o que você tem, e na prosperidade administre o que DEUS colocou em suas mãos!!!

2. Na adversidade não despreze o que você tem, na prosperidade não desperdice o que você tem

Quando aquela viúva estava para perder os filhos por causa de uma dívida deixada pelo seu marido (esta herança que o camarada deixou), Eliseu a fez olhar para o que ela tinha e não a ficar se lamentando pelo que ela não tinha, ele disse: 'O que você tem em casa?', Jesus também, quando do episódio da multiplicação dos pães, mandou que o discípulos olhassem para o que tinham. Irmão, Jesus quer usar o temos para dar o que não temos, se Ele foi capaz de multiplicar o pão e o peixe e também o azeite da viúva, se Ele do nada fez tudo quando criou o mundo, o que ele não é capaz de fazer com alguma coisa?!

Eu me lembro de uma história que li em um dos livros do Caio Fábio (Mensagem ao Homem do Século XX), em que ele relata um incidente na vida de um irmão que tinha um currículo invejável, desses que precisam de mais de uma folha para preencher tudo o que o camarada sabe, mas que não conseguia emprego de jeito nenhum, a situação ia se agravando e nada de serviço aparecer, até que um dia foi chamado para uma entrevista numa grande empresa, lá após ler e reler o currículo, o chefão disse: 'Olha seu currículo é realmente impressionante, mas nós só temos vaga para vigia!', aquilo foi como um balde água fria no irmão, mas ele se levantou tirou a gravata, arregaçou as mangas, olhou com convicção para aquele chefe e disse em alto e bom som: 'A vaga é minha!'. O homem ficou tão admirado daquela atitude vinda de um homem tão bem formado que respondeu: 'Pela gana que você demonstrou eu te dou a vaga de gerente aqui dentro, pois um homem que com a intrepidez que você tem no olhar, vai levar a minha empresa ao sucesso sem dúvida!!!'

Irmão quando Jesus olhou para aquela multidão faminta, ele tomou o pão, aquilo que tinha no momento, não dava para ficar escolhendo ou protelando, faça isso você também, se não deu para arranjar um emprego a sua altura, desça um pouco e pegue o que vier, não fica esperando mais não!!! Já na prosperidade não desperdice o que você tem, tem um pessoal aí que quando tá com dinheiro saindo pelo ladrão, começa a confundir desejo com necessidade, começa a comprar coisas que nunca vai usar, se torna um consumista, joga fora aquilo que tá novo, para comprar outro, vende o carro que tem, para comprar um outro que só mudou a cor da maçaneta!!! Após o milagre da multiplicação Jesus mandou que se recolhessem as sobras para que nada fosse desperdiçado, imagine se José não economizasse no tempo das vacas gordas, seus irmãos pereceriam e os judeus deixando de existir, como Jesus viria ao mundo??? Viu como é bom é economizar?!

3. Na adversidade não fique ansioso, na prosperidade cuide para não ficar ambicioso

O ansioso é aquele que teme que nunca terá o suficiente, já o ambicioso acha que o que tem não é suficiente. Irmão se você está numa pindaíba danada, está um durango, não se deixe dominar pela ansiedade, pois ela é pecado!!! A ansiedade é um sintoma comum daqueles que não conhecem a DEUS, é coisa de gentio, de pagão, de descrente!!! Ficar ansioso também, de acordo com Jesus, não vai prolongar a sua vida, mas com certeza pode encurtá-la!!!

Olhe os efeitos físicos, psicológicos e espirituais que a ansiedade causa. Ao invés de gastar suas energias com a preocupação, as invista em oração!!!

Aliás como disse alguém com muita propriedade: 'A maioria das coisas com as quais nos preocupamos jamais acontecerá, então porque se pre-ocupar, viver na angústia antes do tempo, se porventura acontecerem, você terá se preocupado duas vezes, e uma delas então terá sido puro desperdício' .

Agora por favor não confunda preocupação com previsão, pois aí são duas coisas diferentes, cuidado irmão para não confundir fé com irresponsabilidade!!! Se você estiver cheio da grana, não se torne ambicioso, não queira ter mais do que já tem, pois você pode perder o que já tem!!! Lembre-se que o dinheiro é um ótimo empregado, mas é um péssimo patrão!!!

Uma vez perguntaram a Rockefeller, dono de uma das maiores fortunas de sua época: "De quanto o senhor precisa para ser uma pessoa feliz, satisfeita?', ao que ele respondeu com um sorriso irônico nos lábios: 'Só um pouquinho mais'. Antes de concluir irmão, não confunda ambição com acomodação, pois também temos aí duas coisas diferentes, que gostamos de trocar os nomes!!!

4. Na adversidade não inveje quem tem o que você não tem, na prosperidade não se orgulhe pelo que você tem

Nós quando estamos indo mal temos a tendência de olhar para aqueles que estão indo bem, principalmente para os ímpios, vocês se lembram de Asafe, o regente do coral de Jerusalém, um homem com anos de comunhão com DEUS, pois é, ele cometeu esse erro e quase desviou
da fé (vide Salmo 73), ele não entendia porque coisas boas aconteciam a pessoas ruins e nem por que coisas ruins aconteciam a pessoas boas!!! É irmão, pessoas boas também tem sentimentos ruins!!! Mas um dia ele entendeu que a vida aqui não garante a vida que levaremos lá (vide a parábola do rico e Lázaro).

Mas se você está gozando de uma condição financeira privilegiada, tome cuidado com o orgulho, se ele foi capaz de transformar um anjo de luz no príncipe das trevas e transformar um rei em um jumento, o que ele não é capaz de fazer com você ou comigo, meros cidadãos brasileiros?! Cuidado para não servir a Mamon dentro da Casa de DEUS!!!

5. Na adversidade tenha fé para alcançar tudo o que você não tem, na prosperidade tenha fé para deixar tudo o que você tem

Você tá lembrado irmão da pesca maravilhosa, pois é, ela esclarece bem essas duas teses apresentadas nesse item aqui. Pedro estava decepcionado com uma noite cansativa e nada proveitosa em sua empresa de pesca, tentaram, trabalharam, se esforçaram e nada de peixe, no outro dia Jesus entra no barco, e o que acontece?! É irmão coloca Jesus na sua empresa, deixa ele administrar as coisas lá e tudo vai começar a melhorar, não faça dEle apenas o sócio, mas o
dono!!!

Pedro não era um homem de grande fé, pois ele e os demais, foram repreendidos por Jesus pela sua pequena fé, mas a pequena fé dele naquele momento foi colocada em um grande DEUS e tudo deu certo então!!! Mas ao chegarem na praia e puxarem as redes repletas de peixes, Jesus os chama para o ministério, que ironia não, logo agora que as coisas estavam indo tão bem, mas eles demonstraram que a maior fé não é aquela capaz de realizar tudo, mas aquela capaz de deixar tudo!!! Então irmão lance as redes!!! Manda seu currículo, seu cartão, suas ofertas etc!!!

Na prosperidade faça como Abraão abra mão do seu "Isaque", abra mão da sua bênção para continuar com o Abençoador!!! (em breve estaremos refletindo sobre a pesca maravilhosa e abordando um tema palpitante e relevante para a nossa vida, não perca!!!)

6. Na adversidade não queira viver como se tivesse mais do que tem, na prosperidade não viva como se tivesse menos do que tem


Aqui chegamos à crise da realidade, muitos quando saem de uma situação confortável para uma condição de desconforto, não conseguem se ajustar, passam a querer viver como
se ainda ganhassem a fortuna de antes e acabam por se atolar em dívidas comprometer o Evangelho com um mau testemunho diante dos credores, se você está ganhando R$ 300,00, viva com os trezentos e não como se ganhasse R$3.000,00, encare a sua realidade irmão, se não dá pra comprar um tênis da Nike, compra uma conga, se não dá pra pagar um colégio particular, coloca os filhos no colégio público!!!

Agora temos o avesso disso que é quando a pessoa ganha R$ 3.000,00 e vive como se ganhasse R$ 300,00, isso é um absurdo, ele pode comprar um vestido bom pra esposa, mas compra um trapo pra ela, pode andar com um carro zero, mas anda com uma máquina de poluição ambulante, pode viajar pelo país nas férias, mas prefere ficar na garagem da casa consertando o carro velho!!! Para com isso irmão!!!

Reflexão: "O pouco com DEUS vira muito, mas o muito sem DEUS vira nada!"

Conclusão: "Há muitos outros princípios, mas deixarei para outras ocasiões para usá-los com outros textos da Bíblia, espero que de alguma forma eu tenha contribuído com alguém em algum momento. Orem por mim"

Por Anderson Zem, membro da Casa de Oração em Piracicaba – SP

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

Como viver bem em toda e qualquer situação Reviewed by Aldenir Araujo on quinta-feira, outubro 07, 2010 Rating: 5

Um comentário:

  1. que Deus continue te abencoando amado pastor,seus estudos sao uma bencao,esta me ajudando tremendamente na minha caminhada espiritual com jesus.louvo o senhor jesus pela tua vida.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.