Chegar Mais Perto de Deus


Chegar mais perto de Deus
Texto: Tiago 4:8

Introdução: Não há passo mais importante do que esse: o passo para chegar perto de Deus, para se aproximar mais dEle.

Por que esse passo é importante? ...o texto nos mostra o motivo.

O que lemos na primeira parte do v. 8 ? “Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês”.
Esse nosso passo é importante porque quando nós o damos, ele desencadeia uma reação recíproca da parte de Deus.

Agora, para que uma pessoa realmente possa chegar mais perto de Deus, é preciso que ela dê alguns passos. São sobre esses passos que quero falar.

1. Primeiro passo: Vontade

Por que é preciso vontade para que uma pessoa possa se aproximar de Deus, chegar mais perto de Deus?
Primeiro, porque Deus nos criou com livre arbítrio, isto é, com capacidade e direito de escolha... Portanto, Deus não força ninguém.
Podemos ver o exemplo de Josué, que disse ao povo de Israel (Js 24.15): “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.
Segundo, Deus quer que todos se acheguem a Ele, porém de modo espontâneo.
O Salmo 100.2 revela isto: “Adorem o Senhor com alegria e venham cantando até a sua presença”. Adorar com alegria e entrar dançando na presença do Senhor: não dá para fazer isso obrigado; a adoração tem que ser espontânea.
Agora, em sua opinião, há pessoas que não sentem vontade de se achegar a Deus? ...há ou não? Há sim.
Você pessoalmente, tem tido o desejo de se aproximar mais de Deus?
O primeiro passo é a vontade, ter vontade de fazer isso.

2. Segundo passo: Renúncia

Uma prova quanto a necessidade de renúncia, para nos aproximarmos mais de Deus, para chegarmos mais perto de Deus, está exatamente na segunda parte desse verso de Tg 4.8: “... Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração”.
O que quer dizer esta recomendação: “Purificai as Mãos”... “Limpai o coração”. A NVI traduz: “limpem as mãos... purifiquem o coração”.
Bem, a recomendação “purificai as mãos”, simboliza o abandono dos males morais, como aqueles mostrados no começo deste capítulo 4 de Tiago. Veja lá:
· Os prazeres da carne, v. 1, “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam”;
· Cobiças e invejas, v. 2, “Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis”;
· Amizade com o mundo, v. 4, “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.
· Orgulho, v.6, “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
Estas são algumas coisas, das quais, precisamos nos livrar completamente, pois tais coisas impedem a nosso real aproximação de Deus... elas são como pedras de tropeço no caminho. Veja o que se lê em Is 59.2: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.
Quanto a recomendação “limpai ou purificai o coração”, significa a purificação do nosso íntimo, a limpeza de todos os males que muitas vezes estão armazenados dentro de nós, no íntimo do nosso ser.
Porque, na verdade, uma limpeza apenas externa ou superficial, não tem valor algum diante de Deus.
Veja o que Jesus disse a respeito dos Fariseus em Mt 23.27-28: “27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. 28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade”.
Portanto, para você chegar mais perto de Deus, é preciso que também dê esse passo: o passo da renúncia, que implica em deitar fora aquilo que é mau, pecaminoso.
E vale lembrar que é o Espírito Santo, usando a própria Palavra de Deus, que nos limpa e purifica do nosso pecado, como certa vez o Senhor declarou aos discípulos; lemos em Jo 15.3: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”.

3. Terceiro passo: Firmeza

O texto de Tiago 4:8 faz referência às pessoas que não tem firmeza. Lemos o seguinte: “Vós que sois de ânimo dobre”. A NVI traduz assim: “vocês que têm a mente dividida” e a NTLH as chama simplesmente de hipócritas.
Portanto, as pessoas de ânimo dobre são as que têm o coração dividido, o coração fingido.
Pessoas de ânimo dobre são aquelas que servem ao mundo, embora finjam servir a Deus, ou seja, uma parte do coração está voltado para Deus, mas a outra parte está voltada para o mundo.
Pessoas de ânimo dobre são pessoas que se mostram instáveis, ou seja, pessoas que tomam decisões hoje que prontamente revogam, desfazem, amanhã.
Pessoas de ânimo dobre são aquelas que às vezes querem ser amigas de Deus, mas na verdade, são mais amigas do mundo.
Mas Deus não aceita que tenhamos um coração dividido. Lemos isto no v. 4: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.
Por isso que é necessário o passo da firmeza: resolva ser firme na fé, firme espiritualmente, firme na Palavra, porque esse, de fato, é um passo fundamental, para que alguém possa se achegar mais a Deus.

Conclusão: Irmão, irmã: o que vai acontecer, à luz de Tiago 4:8, se você se achegar mais a Deus?
Deus se aproximará de você!

Para isso, realmente é preciso que você tenha Vontade, faça Renúncia e tenha Firmeza.

Pr. Walter Pacheco da Silveira

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem