As etapas do pecado na vida do cristão

As etapas do pecado na vida do cristão Texto: Josué 7:16-26

Introdução: Ninguém é salvo por uma resolução de parar de pecar, ele é salvo pela graça mediante a fé em Jesus Cristo. Nenhuma pessoa está perdida depois que ele é salvo e comete um pecado ou por cometer um pecado, ele é perdoado pelo poder do sangue de Jesus. No entanto, é evidente tanto na Escritura como na experiência prática que os cristãos pecam. É também evidente que o pecado tem consequências até mesmo para o cristão.
Também é verdade que Deus não tem a intenção de seus filhos para o pecado, uma vez que nasceram de novo:
[post_ad]
I João 2:1 “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis...”
É uma grande bênção ver um cristão crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Infelizmente, alguns cristãos trazem vergonha para si e para o nome do Senhor pela maneira como eles vivem. Embora seja verdade que alguns maus professores do cristianismo são realmente irregenerados e não são verdadeiramente salvos, algumas vezes, os genuínos filhos de Deus se envolvem no pecado. Quando ele finalmente percebe o que ele fez, um reincidente cristão pode perguntar:
Como eu pude fazer isso?
Como pude chegar a essa situação?
Resposta: um passo de cada vez.
Eu quero que você considere comigo esta noite; “As etapas do pecado na vida do cristão”

I. Primeira etapa: Descoberta. V. 21ª "... Quando vi ..."

Mateus 5:28 “Eu porém, vos digo que todo aquele que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela”
Eva viu que a fruta era boa ... e pecou.
Ló olhou para Sodoma ... e pecou.
A mulher de Ló olhou para trás ... e pecou.
Davi olhou para Bate-Seba ... e pecou.
Muitos pecados começam com um olhar!
A. Não escolha olhar para a coisa errada. Salmos 101:3 “Não porei coisa má diante dos meus olhos; aborreço as ações daqueles que se desviam; nada se me pegará” - Provérbios 23:31-32 “Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim, morderá como a cobra e, como o basilisco, picará”
B. Não continue a olhar para a coisa errada. Afaste-se! Davi ficou olhando, até que fez a coisa errada! Provérbios 4:14-15 Não entres na vereda dos ímpios, e nem andes pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo”

II. Segunda etapa: Desejo. V.21b. "... Cobicei-os ..."

A luxúria é cobiça e a avareza é idolatria
A. Acã pensou em fazer errado. Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”
B. Acã provavelmente falou sobre fazer o errado
Nunca passe o tempo com alguém que vai falar com você sobre o pecado, ou que irá ouvi-lo sobre o pecado.

III. Terceira etapa: Ação. V. 21b. "...E tomei-os;..."

A. Acã deu atenção demasiada para o pecado
B. Acã deu muito tempo para o pecado. Tiago 1:15 “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”

IV. Quarta etapa: A decepção. V. 21b. "...E eis que estão escondidos..."

Provérbios 28:13 “O que encobre seus pecados não prosperará, mas o que os confessa e deixa, alcançará misericórdia”
Adão e Eva se esconderam
Jonas se escondeu
Davi se escondeu
A. O pecador mente para a sua própria consciência
B. O pecador mente para seus próprios companheiros

V. Quinta etapa: Exposição.

Josué 7:14 “Pela manhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o SENHOR designar por sorte se chegará, segundo as famílias; e a família que o SENHOR designar se chegará por casas; e a casa que o SENHOR designar se chegará homem por homem”
Josué 7:18 “e, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, caiu sobre Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zera, da tribo de Judá”
Números 32:23 “Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o SENHOR; e sabei que o vosso pecado vos há de achar”
O pecado de Adão e Eva foi revelado como eles admitiram que sabiam que estavam nus e fizeram aventais, seus olhos se abriram.
O pecado de Davi foi revelado quando Bate-Seba engravidou e quando Deus disse a Natã para confrontar Davi sobre seu pecado. Além disso, Natã disse que Davi tinha dado aos inimigos ocasião para blasfemar do Senhor, porque eles provavelmente já sabiam de seu pecado.
A. Exposto perante o Senhor. Salmos 90:8 “Diante de ti puseste as nossas iniqüidades e, sob a luz do teu rosto, os nossos pecados ocultos” - Hebreus 4:13 “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas”
B. Exposto perante os pecadores perdidos. II Samuel 12:14 “Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do SENHOR, também o filho que te nasceu morrerá”
Os inimigos do Senhor provavelmente já sabiam do pecado de Davi.

VI. Sexta etapa: Desastre

Josué 7:24-25 “Então, Josué e todo o Israel com ele tomaram Acã, filho de Zera, e a prata, e a capa, e a barra de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto tinha e levaram-nos ao vale de Acor. Disse Josué: Por que nos conturbaste? O SENHOR, hoje, te conturbará. E todo o Israel o apedrejou; e, depois de apedrejá-los, queimou-os”
Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”
Tiago 1:15 “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, quando é consumado, gera a morte”
O pecado de Acã destruiu sua família e seus bens, bem como a si mesmo.
Da mesma forma,
A. O pecado destrói pessoas
B. O pecado destrói o prazer
C. O pecado destrói a prosperidade
D. O pecado destrói a pureza
E. O pecado destrói a vida de oração
F. O pecado destrói a paz
G. O pecado destrói a produtividade
A perda do testemunho
A perda da oportunidade para o serviço na casa de Deus

Conclusão:
Evite o pecado; não faça provisão para o pecado, não dar ocasião ao pecado.
No entanto, se você tem pecado:
A. Enfrente o seu pecado
B. Confesse o seu pecado
C. Busque a limpeza para o pecado. I João 1:9. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”
D. Lança fora (abandonar) o seu pecado. Provérbios 28:13 “O que encobre seus pecados não prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”

Pr. Aldenir Araújo

Gostou desse esboço? Olha a novidade que tenho para você!

Eu preparei um e-book com 365 sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! Clique Aqui para adquirir seu livro.

As etapas do pecado na vida do cristão Reviewed by Aldenir Araujo on segunda-feira, junho 21, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:
1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

All Rights Reserved by O Pregador © 2014 - 2015
Designed by Blogger

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.