A Cura de Naamã o Leproso

A Cura de Naamã o Leproso
Texto:
II Reis 5:1-4  

Introdução: Quero falar nesta noite sobre o milagre que aconteceu na vida de Naamã o leproso, general importante do Rei da Síria.
 
Este milagre teria sido impossível sem o testemunho valoroso de uma moça que servia à esposa do general.  

Este relato bíblico foi uma das histórias mais pregadas e que tem feito a muitas pessoas entender sua necessidade de obedecer a Palavra do Senhor. O que é a história do filho pródigo no Novo Testamento, é esta historia no Antigo Testamento.

1. Mas... era leproso…

A. Ao alcance dele estava quase tudo o que qualquer homem nesta vida deseja. Era general do exército, tinham-no em alta estima. Era homem valoroso (de prestígio e famoso).

B. Mas algo estava mau. Este problema estragava tudo para ele. Era leproso.

C. É possível que o homem hoje em dia chegue a alcançar quão mesmo Naamã.  É possível alcançar o prestígio, a fama, as riquezas, etc. Mas se alcançar todo isso e lhe falta uma experiência pessoal com Deus, em realidade não alcançou nada.

D. A Bíblia diz que "nossa justiça é como trapos de imundície." O que mais faz falta ao ser humano é obedecer a voz de Deus que chama o coração humano lhe convidando a uma relação pessoal com o Jesus Cristo.

2. Os mensageiros e sua mensagem

A. Nos versículos 2-3 diz: E de Síria tinham saído bandas armadas, e tinham levado cativa da terra do Israel a uma moça, a qual servia à mulher do Naamã. Ela disse a sua senhora: Se rogasse meu senhor ao profeta que está na Samaria, ele o sanaria de sua lepra”

B. Deus permitiu que esta moça fora levada em cativeiro e que fora posta em casa do leproso para lhe dar a mensagem de salvação. Indubitavelmente ela foi instruída por pais temerosos sobre o conhecimento do Deus Todo Poderoso.

C. Há outros dois servos que lhe dão uma boa mensagem a este homem necessitado:a. O mensageiro do profeta.
b. Os mesmos criados do Naamã.

D. O importante não eram os mensageiros, era a mensagem que eles levavam.

3. Obediência ou desobediência

A. Naamã disse ao rei o que esta moça havia dito. O rei da Síria mandou carta ao rei de Israel dizendo, que o portador da mesma era um homem de muito valor e que o sanaria de sua lepra.

B. O rei de Israel se sentiu "incapaz", pois ele não era ao que se deveria ter dirigido Naamã.

C. Quando chegou Naamã a casa do profeta Eliseu, esperava ver o profeta sair a seu encontro. Mas Eliseu simplesmente disse a seu ajudante que saísse e dissesse ao Naamã que para receber a cura de sua lepra, era necessário ir ao Rio Jordão e mergulhar-se completamente 7 vezes.

D. O verso 11 diz: “E Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis aqui EU dizia para MEU: Sairá ele logo” As palavras sublinhadas (Eu e Meu) são palavras egocêntricas. antes que Deus faça um milagre grande no homem, as palavras eu e meu devem ser conquistadas.

Leia também: Lições da cura de Naamã

4. Uma mudança de opinião

A. O verso 12 diz: “Abana e Farfar, rios de Damasco, Não são melhores que todas as águas do Israel? Se me lavar neles, não serei também limpo? E se voltou e se foi zangado!”

B. Naamã poderia ter se lavado em qualquer rio, mas não sararia de sua enfermidade. Naamã queria a água clara e abundante, mais Deus queria as águas turvas do Jordão.

C. Naamã estava confundindo com a simplicidade do remédio apresentado pelo profeta. Segundo ele, faria algo que estivesse ao seu alcance, mas não se lavaria em águas sujas.

D. O verso 13 diz: “Mas seus criados lhe aproximaram e lhe falaram dizendo: meu pai, se o profeta te mandasse alguma grande coisa, Não o faria? Quando, mas te dizendo, Te lave e será limpo!”

E. O verso 14 diz: “O então descendeu, e se mergulhou sete vezes no Jordão, conforme à palavra do varão de Deus: “E sua carne se voltou como a carne de um menino, e fico limpo!”

Conclusão: Que perfeita ilustração do poder transformador do Senhor Jesus Cristo! Que a pele deste general tenha ficado como a pele de um menino, significa não só limpeza física, mas também “uma renovação interna” que trocou totalmente a maneira de pensar e atuar do Naamã.
  
O verso 15 diz, “Hei aqui agora conheço que não há Deus em toda a terra, a não ser no Israel. Rogo-te que receba algum presente de seu servo”

Irmãos, o lindo de tudo isto é que Deus nos quer usar para ser o ponto de encontro entre Deus e o homem. Recordem que foi o testemunho de uma jovem que ajudou a este homem a encontrar a solução a seu problema. Isto me indica que não importa a idade, nem a boa preparação, a não ser o desejo e a sinceridade de querer ser usado pelo Senhor! 

Deixemos que Deus nos use!

Veja mais esboços de sermões sobre a cura de Naamã:

1 Comentários

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

  1. Fiquei muito impactado com lições de Jefter muito bem elaborado que Deus continue abençoando esse ministério!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem