No Monte da Entrega Absoluta

No monte da entrega absoluta
Texto: Gênesis 22:1-14

Introdução: Moriá é sinônimo de sacrifício e abnegação. Nesse monte, o patriarca Abraão passou a maior prova de sua carreira espiritual. Neste monte encontramos uma das mais nítidas imagens do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário. Parece que Deus usou a vida de Abraão como uma tela para pintar o retrato de seu próprio coração, como Ele voluntariamente deu o seu próprio Filho querido para morrer pelo pecado do homem. Esta é geralmente a forma como abordamos esta passagem. No entanto, há outra dimensão para este texto.
 
Gostaria de olhar para esta passagem do ponto de vista de Abraão. Quando eu leio a Bíblia, eu sou confrontado com a verdade que nenhum outro homem na Bíblia foi convidado a dar tanto. No entanto, como o sacrifício de Abraão ao Senhor é oferecido, não vemos nele o coração de um homem devastado quebrado. Em vez disso, vemos o coração de um adorador! Eu acredito que há lições que podemos aprender com Abraão hoje.
 
Como você e eu ao passar por esta vida, vai haver exigências feitas nas nossas vidas por Deus. Muitas vezes, essas exigências exigirão sacrifícios pessoais e profundos da nossa parte. De uma perspectiva humana, podemos não querer participar do que Deus nos chama a fazer. Contudo, a exigência de Deus na minha e na sua vida, é absoluta e inquestionável obediência à sua perfeita vontade, I Samuel 15:22; Romanos 12:1-2. Embora saibamos disso, há ainda uma parte de nós que quer se rebelar contra a ordem de Deus para nossas vidas.

Hoje, eu gostaria de juntar-nos a Abraão como ele escala o monte da rendição absoluta. Há medidas que devemos tomar se nós vamos escalar o monte. Vamos nos juntar a este grande homem de Deus nesta montanha e ver o que é necessário para que também possamos estar no monte da entrega absoluta.

I. Envolve percepção. V. 1-2. Devemos estar em posição de ouvir Deus.

A. Isto exige um relacionamento – Abraão veio a conhecer o Senhor em Gênesis capítulo 12. A realidade de sua conversão é revelada em Gênesis 15:6. Seu relacionamento com os outros havia sido frequentemente duro, Ló – 12:4; Egito – 12:10-20; Agar – 16:1-4; Gerar – 20:1-18. Ele não era perfeito, mas ele conhecia o Senhor. E você? Você já foi salvo?

B. Isso exige prontidão – Assim que Deus fala, Abraão responde!
Isto implica que ele estava ouvindo a voz do seu Senhor, e ele não estava enganado. Deus está à procura de pessoas que querem estar em um relacionamento profundo e íntimo com Ele – João 4:23. Se você tiver fome de Deus, você não irá se decepcionar!

C. Isso exige uma revelação – Deus revelou Seu plano para a vida de Abraão.
Esta era uma parte necessária do processo, pois ninguém pode conhecer a mente de Deus até que seja revelado pelo próprio Deus.
1. Observe como Deus define suas ordens – “teu filho, teu único filho Isaque, quem amas” O filho de Abraão, Ismael já tinha sido mandado embora. Agora, vem a ordem que levaria também Isaque. Deus estava pedindo tudo que Abraão tinha! Todas as suas esperanças, seus sonhos e seus planos estavam em Isaque. Deus diz: “dá tudo para mim!” Deus não quer nada menos do que tudo – Romanos 12:1; Lucas 14:26-27.
2. Observe como Deus detalha suas ordens – Deus foi muito preciso sobre o que Abraão deveria fazer. (Quando Deus fala, Ele pode não revelar todos os detalhes do seu plano, mas o próximo passo será sempre bem claro.)
3. Observe como Deus escurece suas ordens – Deus não explica o “porquê” para os homens! (Será que o “porquê?” Importa mesmo? Não! A fé sabe que o caminho de Deus, sempre leva ao que é bom para nós e para a glória dele. Romanos 8:28.)

II. Envolve preparações. V. 3-5.

Quando observamos Abraão fazendo o que o Senhor ordenou, vemos um homem que está completamente preparado. Há três áreas em que Abraão fez sua preparação.

A. Suas mãos estavam preparadas. V. 3 – Abraão não perdeu tempo, mas conseguiu e reuniu tudo o que ele precisava para fazer o que Deus havia ordenado. Há uma urgência nas ordens de Deus. No momento que ele chama é o momento em que você deve agir – João 9:4. A negligência tem causado a morte de muitas profundas experiências espirituais. Se há algo que vale a pena fazer para o Senhor, vale à pena fazer direito! Que possamos sempre recusar construir com materiais baratos! 1 Coríntios 3:12.

B. A sua cabeça estava preparada. V. 4-5 – Abraão tinha três dias e três noites para pensar sobre o que estava prestes a acontecer. Para ele, não fazia nenhum sentido tudo aquilo, mas ele fez sem questionar! Tudo o que ele sabia era que: 1.) Isaque era o futuro – Gênesis 17, – 2.) Deus queria Isaque de volta! Embora ele não pudesse fazê-lo mentalmente, pela fé, ele estava disposto a obedecer a Deus. Esta é a chave para a vitória espiritual consistente! Somos chamados a andar pela fé, Romanos 1:17; II Coríntios. 5:7. Deus nos ajude a chegar ao lugar onde, mesmo quando os mandamentos de Deus não fazem absolutamente nenhum sentido, nós ainda obedecemos sem questionamentos ou reservas!

C. Seu coração estava preparado. V. 5b – Abraão sabia porque estava lá. Ele foi lá para oferecer seu filho amado a Deus. Ele estava lá para dar tudo que estava presente naquele dia e tudo o que foi prometido para amanhã. Ainda, assim Abraão olhou para aquele pedido de Deus como um serviço de adoração! Adoração – É atribuir valor a alguém! A adoração é ter um lugar de absoluta humildade perante Deus, deixando assim Ele, sozinho, no lugar de exaltação! Abraão viu Deus como sendo digno de receber tudo o que tinha sem causa ou sem reserva. Como ele poderia fazer isso? Porque Abraão sabia que Deus honra sempre a sua Palavra – Hebreus 11:17-19. Observe sua declaração de fé em Gênesis 22:8 – “tornaremos a vós!” Este é o lugar onde Deus quer nos fazer chegar! Ele quer que você e eu estejamos em um lugar na vida onde ninguém ou nenhuma coisa em nossas vidas é mais precioso para nós do que Ele! Você pode dizer honestamente que Deus é mais importante para você que qualquer outra coisa na vida? Tenha cuidado antes de responder! Mateus 10:35-37. Você honestamente tem chegado ao lugar de total e absoluta entrega a Deus? Onde você está em relação a este assunto de entrega total? Você veio ao lugar onde nada é mais precioso do que Deus.

III. Envolve participação. V. 6-14

A. Esta participação é pessoal. V. 6 – Abraão pessoalmente colocou a lenha sobre Isaque. Ele pessoalmente tomou o fogo e o cutelo e ele pessoalmente tomou o caminho. Para Abraão, este foi um caso de empenho pessoal e sacrifício. Este tipo de vida foi modelado por Calebe – Josué. 14. O próprio Jesus é o exemplo supremo – Filipenses 2:5-8, Lucas 22:42. E você, está pessoalmente, intimamente envolvido com Deus e Sua obra? Deus tem um plano perfeito, precioso para sua vida. Só com a sua participação ele será realizado.

B. Esta participação é profunda. V. 7-10 – Abraão obedeceu de boa vontade e completamente a ordem de Deus. Em nada ele desistiu de tudo o que tinha desejado, vivido e amado! O que é um ato de amor e adoração! Tens chegado a este lugar em sua vida? Como pode Abraão fazer isto? Fácil! Isaque já estava morto! Ele morreu no versículo 2, quando Deus o pediu para ele. Esse foi o nível de comprometimento deste homem com o senhor! E, Esse é o segredo para chegar ao cume do monte de absoluta rendição. Isaque já tinha sido oferecido no coração de Abraão!

C. Esta participação é poderosa. V. 11-14
1. Ele recebeu provisão de Deus. V. 11-14 – Abraão entregou Isaque e o consegui de volta porque estava disposto para Deus. Simplificando, a fé de Abraão honrou o Senhor e Deus, por sua vez honrou a fé de Abraão.
Pense nisso, enquanto Abraão e Isaque subiam de um lado da montanha, um carneiro estava chegando do outro lado da montanha! Deus já tinha ido à frente e abriu o caminho! Isso ainda funciona! Nosso Deus ainda é o Jeová-Jiré. Quando fazemos o que Ele nos diz, não se importando com o que custo, nós vamos ver ele abençoar de uma maneira profunda!
2. Ele recebeu o louvor de Deus. V. 12 – Abraão começou a ouvir o Senhor dizer: “Eu estou muito contente com você! “Este versículo aponta para todo o propósito por trás desse episódio. Deus queria que Abraão estivesse no lugar de total entrega e amor Ele. Isso é o que acontece em nossas vidas também! Deus não quer seu Isaque, Ele quer você! Existe alguma coisa em sua vida que você não está disposto a dar para o Senhor?
3. Ele recebeu a promessa de Deus. V. 15-19 – Deus renovou sua aliança com Abraão. Este é apenas um lembrete de que a condição de sua relação ainda estava intacta. Deus sabia o que Abraão iria fazer! Ele pôs à prova Abraão, para que pudesse ver o que estava em seu coração. Ele foi levado para um lugar abençoado de paz, provisão e promessas, porque colocou Deus antes de tudo na vida. Se você realmente quer o melhor de Deus, você deve colocar Deus em primeiro lugar, Mateus 6:33
 
Conclusão: Então, tudo que você tem são totalmente, absolutamente entregue a Deus? Deus realmente não está interessado em seu Isaque, é você que Ele quer! Será que ele tem tudo de você?
 
Pr. Aldenir Araújo

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem