Descobrindo Seus Tesouros Escondidos

Descobrindo Seus Tesouros Escondidos

Texto: Colossenses 1:9-20

Introdução: Muitos anos atrás, a Armada Espanhola navegava ao largo da costa da Flórida. Um furacão atingiu, e aqueles navios carregados com milhões de dólares em lingotes de ouro e prata afundaram, em águas rasas. As pessoas sabiam que o tesouro havia afundado, mas não sabiam onde os navios haviam afundado.

Sem dúvida, ao longo dos anos, milhares de pessoas estiveram naquelas águas, nadando, mergulhando, pescando com lança, mas não conseguiram nenhum milhão. Os navios estavam lá em águas rasas. Pescadores, sem dúvida, às vezes pescavam naquele local.

Então, um dia, um explorador disse: “O navio deve estar aqui”. Eles saíram e fizeram as pesquisas; eles testaram e mergulharam na água. Então, lá estava ele, em águas rasas – tão rasas que qualquer um de nós que soubesse nadar normalmente poderia tê-lo encontrado. Eles encontraram milhões de dólares. O tempo todo as pessoas não sabiam que nas águas rasas estavam os tesouros de uma geração anterior.

Em Colossenses 1:9-20 lemos: “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo, dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz. Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus”. E então, no capítulo 2 e versículo 3, diz: “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Colossenses 2:3).

Nele - em Jesus Cristo - “estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Colossenses 2:3). Pense nisso: todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão em Cristo Jesus.

Como esses tesouros podem ser nossos? O versículo chave para obtermos esses tesouros é Colossenses 1:18: “E ele - isto é, Jesus - é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos; para que em tudo tenha a preeminência” (Colossenses 1:18). Precisamos entender o plano eterno de Deus.

I. Precisamos Compreender a Determinação Soberana de Sua Preeminência

Lemos o versículo 18. Veja, no versículo 19: “porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse” (Colossenses 1:19). O que isso significa? Aprouve ao Pai que em todas as coisas - versículo 18 - Jesus tivesse preeminência, pois agradou ao Pai que Nele - em seu Filho - habitasse toda a plenitude (Colossenses 1:18-19).

Quando compreendermos esses versículos, abriremos a chave do mistério da história e de toda a eternidade. Deus tem um plano eterno – apenas um – e é que seu Filho, o Senhor Jesus, tenha a preeminência. Entenda isso: “porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse” (Colossenses 1:19). Paulo vai nos dizer, em Colossenses, que isso faz parte do vasto plano eterno de Deus. É o propósito da história.

Por que Deus enviou o Espírito Santo? Para que Jesus pudesse ter a preeminência. Jesus disse: “Quando ele… vier… ele não falará de si mesmo… ele me glorificará”. (João 16:13–14). O ministério do Espírito Santo é glorificar a Cristo.

Mesmo no julgamento final - é que em todas as coisas Jesus terá a preeminência. Por que? Ouça – Deus vai julgar o mundo. Por que? “E que toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:11).

Agora, ouça: se você quiser saber o que Deus está fazendo, se quiser entender o que Deus está fazendo, se quiser alinhar sua vida com o Deus Todo-Poderoso, então faça disso o propósito do seu coração e de sua vida, que o propósito de Deus seja o seu propósito, que Jesus terá a preeminência. Agora, meu querido amigo, você nunca poderá conhecer a plenitude de Deus em sua vida até que o único objetivo de sua vida seja que Cristo, e somente Cristo, seja exaltado.

Em cada coração existe um trono. Quando o eu está nesse trono, Cristo está na cruz. No entanto, quando o eu está na cruz, Cristo está no trono. Eu gostaria de fazer uma pergunta a você. Em seu coração, neste momento, mais do que qualquer outra coisa, Jesus Cristo é preeminente? Jesus Cristo não está procurando um lugar em sua vida; Ele não quer um lugar em sua vida. Jesus Cristo não procura destaque em sua vida; Ele não quer destaque em sua vida. Jesus Cristo merece e exige preeminência em sua vida. Jesus Cristo não é alguém que você possa acrescentar à sua vida. Jesus Cristo não quer ser o pneu sobressalente; Ele é o volante. Jesus Cristo deve ser o Senhor da sua vida. “porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse” (Colossenses 1:19).

Se quisermos descobrir o nosso tesouro, precisamos compreender a determinação soberana da Sua preeminência. Este é o mistério da história. Tudo o que Deus está fazendo é para que Seu Filho tenha a preeminência.

II. Precisamos Aceitar a Dimensão Abrangente de Sua Preeminência

Em que Jesus deveria ser preeminente? Lemos: “para que em tudo tenha a preeminência” (Colossenses 1:18).

A. Ele é Preeminente na Revelação do Pai

Ele deve ser preeminente na revelação do Pai. Lemos em Colossenses 1:15 que Jesus é “a imagem do Deus invisível”. Ele é preeminente na revelação. Deus é invisível; Deus é incognoscível; e Deus é inacessível, à parte do Senhor Jesus Cristo. Você nunca conhecerá a Deus, sem a preeminência de Cristo. Você não pode conhecer Deus através da razão. Você não pode conhecer Deus através da religião. Você não pode conhecer Deus através de rituais. A única maneira de conhecer a Deus é através de um relacionamento com Jesus Cristo. O Cristo preeminente tem o monopólio da revelação de Deus.

Quero que você ouça este versículo maravilhoso, em Mateus capítulo 11 e versículo 27 - Jesus Cristo disse: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. A única maneira de conhecermos a Deus é o Filho revelá-Lo a nós. Se você adora a Deus de qualquer outra forma que não seja através de Jesus Cristo, você está adorando um Deus desconhecido. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Ele conquistou o mercado com base na revelação. Ele é preeminente na revelação do Pai.

B. Ele é proeminente no controle do universo

Ele não apenas é preeminente na revelação do Pai; mas Ele é preeminente na regulação do universo – versículo 16: “porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1:16). Jesus Cristo é preeminente no controle do universo.

1. Cristo é o Poder da Criação

Jesus é o poder da criação. Tudo foi feito por Ele. Quem criou este mundo vasto e poderoso? Quem foi que lançou as estrelas? Quem foi que escavou os mares? Quem foi que amontoou as montanhas? Quem é que pinta o arco-íris? Quem é que esculpe as montanhas? Quem é esse? É Jesus Cristo.

O bebezinho de Mateus capítulo 1 é o Deus poderoso de Gênesis 1. Não foi feita uma folha de grama, nem um grão de areia foi criado, sem o Senhor Jesus Cristo. E, quando Jesus Cristo veio a este mundo como um bebezinho no seio de Sua mãe, Ele foi Aquele que já havia criado Sua mãe. Quando Ele nasceu, Ele era mais velho que Sua mãe e tão velho quanto Seu Pai.

Há alguns, hoje, que tentam nos dizer que acreditam na evolução. Se isso for verdade, temos três problemas. Primeiro, temos um problema com as Escrituras – pois a Bíblia nos diz que “o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Gênesis 2:7). E, se este livro não é suficiente para me dizer de onde vim, não é suficiente para me dizer para onde vou. Se está errado sobre a origem das espécies, está errado sobre o destino.

Segundo, se não entendermos que Jesus fez tudo, então não só teremos problemas com as Escrituras, mas também terei problemas com a salvação. Se o homem simplesmente evoluísse, se não houvesse o Jardim do Éden, se não houvesse a queda no Jardim do Éden, se não fossemos pecadores por natureza, se estivéssemos apenas evoluindo para frente e para cima, então não precisaríamos ser salvo; não precisamos nascer de novo. Mas a Bíblia diz: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1 Coríntios 15:22). E, se Gênesis 3 é um mito, João 3 é uma farsa.

Terceiro, não só teremos problemas com as Escrituras, e não só teremos problemas com a salvação, mas teremos problemas com a sociedade. Se você ensinar às pessoas que elas vieram de animais, em pouco tempo elas estarão vivendo como animais.

2. Cristo é o Preservador da Criação

Ele não é apenas o poder da criação, mas também o preservador da criação. Veja o versículo 17: “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Colossenses 1:17). Jesus Cristo mantém tudo unido. Jesus é a cola das galáxias. Jesus Cristo é Aquele que regula o universo. Jesus Cristo é Aquele que alimenta o sol, para que ele possa queimar. Jesus Cristo é Aquele que vela a lua com beleza. Jesus Cristo é Aquele que guia as estrelas e os planetas em suas poderosas órbitas. O cientista fala sobre a lei natural. Não existe lei natural; é a lei de Deus.

Jesus é Aquele que regula o universo. Assim como Cristo é preeminente na revelação do Pai, Ele é preeminente na regulação do universo.

C. Ele é proeminente na reconciliação do mundo

Cristo é preeminente na reconciliação do mundo. Em Colossenses 1:18-20, lemos: “E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência, porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus”.  Jesus fez a paz através do sangue de Sua cruz.

Não há salvação sem Jesus Cristo. Ele é preeminente na salvação. Ele fez as pazes com o sangue de sua cruz. Se você me disser que existe alguma outra maneira de chegar ao Céu além de Jesus Cristo, então eu lhe direi que você é um herege. Não há caminho sem o Senhor Jesus Cristo.

Na verdade, se existe algum outro caminho além de Jesus Cristo, então Jesus Cristo não é nenhum dos caminhos. Se existe algum outro caminho além de Jesus Cristo, então Jesus Cristo é um falso, uma fraude, um mentiroso e um enganador. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Se houver outro caminho além de Jesus, então os apóstolos são falsas testemunhas. Pois a Bíblia diz: “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

Se houver outro caminho além de Jesus Cristo, então perco meu respeito por Aquele que é chamado de Deus. Se Deus permitiu que Seu querido Filho morresse em agonia e sangue naquela cruz, quando havia outra maneira, então Deus deveria ter aceitado. Quero dizer, se Deus permitiu que Seu Filho morresse daquela morte agonizante e excruciante, e houvesse alguma outra maneira, eu odiaria encontrar esse Deus em um beco escuro nesta terra.

III. Precisamos Aplicar as Exigências Sagradas de Sua Preeminência

Terceiro, desejo que conheçamos as sagradas exigências de Sua preeminência. O que isso significa para mim? O que isso significa pra você? Bem, isso significa que no meu coração e na minha vida Ele deve ter a preeminência.

A. Sua Divindade exige isso

Há duas coisas que exigem que Jesus tenha o primeiro lugar na minha vida. Primeiro, Sua divindade. O versículo 18 diz: “E ele é a cabeça do corpo da igreja” (Colossenses 1:18). Agora, Jesus Cristo é Deus e Ele é a cabeça. Ele é Rei e tem o direito de exigir de mim Sua preeminência.

Por causa de Sua divindade, Ele é Deus. Não pode haver rival. Não pode haver recusa. Não pode haver refutação. Cristo é Deus, e por causa disso – por causa de Sua divindade – Ele exige preeminência.

B. Sua morte exige isso

Mas, não apenas por causa de Sua divindade, mas por causa de Sua morte. No versículo 20 lemos: “e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz” (Colossenses 1:20). Quando você junta os versículos 18 a 20, você entende por que devo dobrar os joelhos diante de Jesus Cristo. Primeiro, Ele é Deus e morreu por mim. Segundo, por causa de Sua divindade e por causa de Sua morte.

Paulo escreveu aos coríntios: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19). Cristo nos comprou e não temos direito à nossa vida.

Como tudo isso acontece em nossas vidas? Se Jesus Cristo é Senhor – e Ele é; se ele morreu por mim – e Ele morreu; se Deus determinou que em todas as coisas Jesus Cristo deveria ter a preeminência, então o que isso significa para mim?

1. Devemos dar a ele o primeiro pensamento do dia

O que isso significa para mim? Ele vem primeiro. Devo dar a Ele o primeiro pensamento do dia. Lemos: “A minha voz ouvirás pela manhã, ó Senhor; pela manhã dirigirei a ti a minha oração e olharei para cima” (Salmos 5:3). O primeiro pensamento da sua manhã é para o Senhor?

2. Damos a Ele o primeiro dia da semana

O primeiro dia não é o sábado; é o Dia do Senhor. Pertence a Ele. Em Atos 20:7 lemos: “No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à meia-noite” (Atos 20:7). Em 1 Coríntios 16:2, lemos: “No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade”.

3. Devemos dar a ele os primeiros frutos de nossa renda

Devemos dar a Ele os primeiros frutos de nossa renda. Em Provérbios 3:9-10, lemos, 10: “Honra ao SENHOR com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus lagares”. Não pagamos todo o resto das nossas contas – a hipoteca e todo o resto – e depois vemos o que resta para Deus. Tiramos o dízimo de Deus primeiro e o entregamos a Deus. O dízimo é do Senhor. Pertence a Deus. Se você mantê-lo, você rouba a Deus.

4. Devemos dar-lhe a primeira consideração em qualquer decisão

Dê a Ele o primeiro pensamento pela manhã; dê a Ele o primeiro dia da semana; dê a Ele as primícias de sua renda; e dê a Ele a primeira consideração em qualquer decisão. Em 2 Coríntios 8:5 lemos: “mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor”. Apenas entregue tudo a Jesus.

Um homem que amava Jesus de todo o coração estava se preparando para pedir sua namorada em casamento. Ele disse a ela: “Eu te amo profundamente e quero lhe fazer uma pergunta. Você está disposta a ficar em segundo lugar em meu coração? Ela disse: “Sim, estou”. Mais tarde, eles se casaram. A melhor coisa que uma mulher poderia fazer é casar-se com um homem que ama Jesus mais do que a ela, porque ele a amará de uma forma que nunca poderia ter amado antes.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem