Introdução ao Evangelho de João

Introdução ao Evangelho de João

Texto: João 20:30-31

Introdução: 

Estou muito entusiasmado hoje porque estamos iniciando nosso estudo do quarto evangelho. Lembro-me claramente de ter lido o Evangelho de João logo depois de ser salvo. Deus usou as palavras deste livro para me atrair para Ele e me ajudar a crescer à medida que eu cria em Jesus e O seguia. Talvez muitos de vocês também tenham crido em Jesus através do Evangelho de João ou tenham crescido significativamente em sua fé através de suas palavras.

Não creio que poderíamos exagerar a importância do Evangelho de João para a nossa fé e caminhada em Jesus Cristo. Orígenes, o pai da exegese bíblica, disse: “O Evangelho [de João] é a consumação dos Evangelhos, assim como os Evangelhos são das Escrituras”. Jerônimo disse: “João se destaca nas profundezas dos mistérios divinos”. Lutero fala de João como sendo “o Evangelho único, terno, genuíno e guia”.

Acredito que os escritos de João foram manchados pelas lágrimas de mais penitentes e conquistaram mais corações para o Redentor do que todos os demais juntos. Alguém o chamou de “o coração de Cristo”; outro “o evangelho do Espírito”; e outro “o chefe dos Evangelhos”. A. T. Pierson descreve o Evangelho de João como algo que nos leva ao “Santo dos Santos”. Calvino designou João como a chave que abre o caminho para uma compreensão correta dos outros Evangelhos.

O Evangelho de João é simples e profundo. João usa um vocabulário limitado e palavras muito simples, mas as ideias que apresenta nessas palavras são profundas. Muitos disseram que este livro é como uma piscina na qual uma criança pode nadar e um elefante pode nadar. Não é nenhuma surpresa que muitas vezes dizemos aos buscadores e aos novos crentes que leiam João. Uma criança pode entender e responder a João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Mas também é verdade que os estudiosos escreveram volumes tentando compreender alguns dos temas de João. Portanto, quer você esteja apenas começando sua vida cristã ou já ande com Jesus há décadas, João tem algo para você. Minha oração é que todos nós passemos a crer em Jesus de maneiras novas e vivificantes ao estudarmos este livro.

A maioria de vocês sabe que em nosso Novo Testamento temos quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada um deles apresenta as boas novas sobre Jesus de Nazaré que, sendo o Filho de Deus, veio à terra como homem, nos ensinou sobre Deus, realizou milagres provando que Ele era o Cristo, foi crucificado como substituto pelos nossos pecados e ressuscitou de os mortos no terceiro dia.

Nenhum dos quatro é o que chamaríamos estritamente de biografias, embora sejam retratos históricos e precisos de Jesus. Mateus, Marcos e Lucas são chamados de evangelhos sinópticos. A palavra sinóptico significa “ver juntos” ou “mesma visão”. Esses três evangelhos são muito semelhantes em sua visão de Jesus, embora cada um tenha sua perspectiva e público únicos. Mateus, um dos doze, escreveu principalmente aos judeus, enfatizando que Jesus Cristo é o Rei de Israel. Marcos escreveu o evangelho mais curto, provavelmente de Roma, sob a influência de Pedro. Ele enfatiza Jesus como o Filho do Homem que veio para servir e dar Sua vida em resgate por muitos (Marcos 10:45). Lucas era médico e colaborador do apóstolo Paulo. Ele escreveu seu evangelho investigando minuciosamente o assunto desde o início. Seu evangelho parece ser dirigido a não-judeus, como samaritanos ou gentios, e enfatiza Jesus Cristo em Sua humanidade como o Filho de Adão.

João escreve depois de tudo isso. E embora ele conte a mesma história básica sobre Jesus, seu evangelho é muito diferente dos outros três. Não precisamos adivinhar o propósito de João ao escrever seu evangelho porque ele nos conta claramente. Ouça sua declaração de propósito em João 20:30-31, 30 Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; 31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.

João deseja que seus leitores creiam especificamente que Jesus é o Cristo — o Messias judeu — sobre quem o Antigo Testamento profetizou. E João quer que você creia que Jesus é o Filho de Deus, o que significa que Ele é Deus em carne humana (5:18-29). O testemunho final de fé no evangelho de João é quando Tomé vê Jesus ressuscitado e proclama (20:28): “Senhor meu e Deus meu!”

Portanto, João quer que saibamos quem é Jesus e que creiamos Nele. O resultado de crer em Jesus como o Cristo, o Filho de Deus, é que você pode ter vida em Seu nome. Por “vida”, João quer dizer “vida eterna”. E essa vida só é encontrada em Jesus que disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (14:6).

Há muitas maneiras diferentes de delinear o evangelho de João, mas aqui está um esboço geral que dá o fluxo do texto:

I. Prólogo: A Encarnação do Filho de Deus (1:1-18) “O Verbo se fez carne” (1:14).

II. Os Sinais: Para Que Você Possa Crer em Jesus (1:19 - 12:50) “As obras que faço em nome de meu Pai dão testemunho de mim” (10:25).

A. A Apresentação do Filho de Deus (1:19 – 4:54) “Havemos achado o Messias” (1:41).

B. A Oposição ao Filho de Deus (5:1–12:50) “Se digo a verdade, por que não me credes?” (8:46).

III. A Preparação dos Discípulos pelo Filho de Deus (13:1–17:26)Tenho-vos dito estas coisas, para que em Mim tenhais paz” (16:33).

IV. O Julgamento e Morte do Filho de Deus (18:1–19:37) “Não temos rei senão César!” (19:15).

V. A Ressurreição do Filho de Deus (19:38–20:31) “Senhor meu e Deus meu” (20:28).

VI. Epílogo (21:1-25) “Apascenta as minhas ovelhas” (21:17).

Esta noite quero usar a declaração de propósito de João em 20:30-31 como estrutura para dar uma prévia do livro. Aqui descobrimos que o Evangelho de João é um relato de testemunha ocular da pessoa e do ministério de Jesus, escrito seletiva e simbolicamente para que você possa crer que Ele é o Cristo, o Filho de Deus, e ao crer tenha vida em Seu nome.

1. O Evangelho de João é um Relato de Testemunha Ocular da Pessoa e do Ministério de Jesus.

João (20:30) afirma: “Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais...”. João foi um desses discípulos. Ele foi testemunha ocular das palavras e obras de Jesus. Como nós sabemos? O autor se identifica na narrativa em 21:24: “Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro”. Qual discípulo é esse? Voltando ao versículo 20, ele se refere a si mesmo como “o discípulo a quem Jesus amava” (21:20).

Uma das coisas que você notará sobre o Evangelho de João é que há apenas uma pessoa chamada João neste livro, e não é o autor do livro, mas João Batista. Ao ler os quatro Evangelhos, você descobrirá que Mateus se refere ao apóstolo João pelo nome três vezes; Marcos dez vezes; Lucas sete vezes e João nenhuma. João se refere aos “filhos de Zebedeu” em 21:2, mas sempre que escreve sobre si mesmo prefere chamar a si mesmo de “o discípulo a quem Jesus amava” (13:23; 19:26; 20:2; 21:7, 20). Acho que isso indica a humildade de João e que ele nunca superou a admiração e o espanto pelo fato de ser tão amado por Cristo.

João e Tiago, seu irmão mais velho (Atos 12:2), eram “os filhos de Zebedeu” (Mateus 10:2–4), e Jesus deu-lhes o nome de “Filhos do Trovão” (Marcos 3:17). João foi um apóstolo (Lucas 6:12-16) e um dos três associados mais íntimos de Jesus (junto com Pedro e Tiago – Mateus 17:1; 26:37). Após a ascensão de Cristo, João ministrou com Pedro (Atos 3:1; 4:13; 8:14) e tornou-se uma “coluna” na igreja de Jerusalém (Gálatas 2:9). A tradição da Igreja diz que antes da destruição de Jerusalém ele foi para Éfeso, de onde escreveu este evangelho e de onde os romanos o exilaram em Patmos (Ap 1:9). Além do evangelho que leva seu nome, João também foi o autor de 1,2,3 João e do Livro do Apocalipse (Ap 1:1). Em sua primeira carta, João escreve que foi testemunha ocular e participante do ministério terreno de Jesus (1 João 1:1–4).

Então, como ele escreve em 21:24, “sabemos que o seu testemunho é verdadeiro”.

2. O Evangelho de João Fala Seletivamente da Pessoa e do Ministério de Jesus.

Veja novamente João 20:30: “Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro”. João admite que há muito sobre a vida e o ministério de Jesus que ele deixou de fora. Quando você compara João com os outros três Evangelhos (Sinópticos), descobre que João não inclui muitos dos elementos contidos nos outros Evangelhos. A maioria dos estudiosos pensa que ele escreveu seu evangelho em algum momento dos anos 80 ou início dos anos 90 d.C. e, portanto, ele provavelmente conhecia os outros evangelhos e não sentiu a necessidade de duplicar o que eles haviam escrito.

Então João é seletivo. Ele até escreve no último versículo do livro: “E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem” (21:25).

Vamos apenas apontar algumas das coisas que João deixa de fora. Quando comparado com os Evangelhos Sinópticos, o Evangelho de João não inclui…

  • A genealogia de Jesus
  • Um relato do nascimento de nosso Senhor
  • Quaisquer eventos na infância de nosso Senhor
  • O batismo de Jesus
  • Sua tentação
  • O Sermão da Montanha
  • O relato das dúvidas de João Batista
  • Qualquer expulsão de demônios
  • Qualquer cura de leprosos
  • Qualquer parábola de nosso Senhor
  • Um relato da transfiguração de nosso Senhor
  • A escolha e envio dos 12, ou dos 70
  • Qualquer endereço escatológico (profético)
  • Um pronunciamento de juízo sobre os líderes religiosos (por exemplo, Mateus 23)
  • A Ceia do Senhor
  • Um relato da agonia de nosso Senhor no Jardim do Getsêmani
  • A entrega da Grande Comissão
  • Um relato da ascensão de nosso Senhor

Para que não nos sintamos enganados pela leitura do Evangelho de João, devo também salientar que há muito em João que não é encontrado em nenhum dos outros Evangelhos. Permita-me identificar algumas das contribuições únicas do Evangelho de João. Somente no Evangelho de João encontramos…

  • Jesus como o Criador (João 1)
  • Jesus como o “unigênito” do Pai (João 1)
  • Jesus como o prometido “Cordeiro de Deus” (João 1)
  • Jesus revelado como o “Eu Sou”
  • Jesus transformando a água em vinho (João 2)
  • As conversas de Jesus com Nicodemos e a mulher samaritana junto ao poço (João 3 e 4)
  • A cura no tanque de Betesda (João 5)
  • Jesus e a mulher pega em adultério (João 8)
  • A cura do cego de nascença (João 9)
  • Jesus, o Bom Pastor (João 10)
  • A ressurreição de Lázaro dentre os mortos (João 11)
  • Jesus lavando os pés dos discípulos (João 13)
  • O discurso do Cenáculo de nosso Senhor (João 14-17)
  • O ensino de Jesus sobre a vinda do Espírito Santo (João 14-16)
  • A oração do sumo sacerdote de Jesus (João 17)
  • Dúvidas e confissão de Tomé (João 20)
  • Aparição de Jesus no Mar da Galileia (João 21)

Mais de metade do evangelho de João concentra-se nas últimas 24 horas antes da crucificação de Jesus e da Sua subsequente ressurreição. Em suma, mais de 90% do material encontrado no Evangelho de João é exclusivo do seu Evangelho. João evita repetir as coisas que os outros escritores dos Evangelhos já escreveram, optando por dedicar a sua atenção àquilo que ainda não nos foi dito. Ao escrever desta forma, João não só nos dá informações adicionais sobre Jesus, mas também nos ajuda a compreender melhor o que os outros Evangelhos ensinam.

João escolheu cuidadosamente todos esses eventos e muito mais para nos dar esse retrato seletivo de nosso Salvador.

3. O Evangelho de João Retrata Simbolicamente o Significado de Jesus.

Novamente João 20:30 diz: “Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro”. A palavra-chave aqui é “sinais”. João não chama as obras poderosas de Jesus de “milagres” ou “maravilhas”, João as chama de “sinais”. Um sinal aponta para algo além de si mesmo. João quer que vejamos que os milagres de Jesus têm um significado mais profundo.

Dentre centenas de milagres que ele poderia ter escolhido, João escolheu sete sinais, sem contar a ressurreição de Jesus e a pesca milagrosa pós-ressurreição (21.1-14):

  1. Transformar a água em vinho (2.1-11);
  2. Cura do filho do oficial (4:46-54);
  3. Cura do coxo junto ao tanque de Betesda (5:1-9);
  4. Alimentar os 5.000 (6:1-14);
  5. Andar sobre as águas (6.16-21);
  6. Curar o cego de nascença (9:1-12); e,
  7. Ressuscitar Lázaro dentre os mortos (11.1-46).

Em pelo menos três desses milagres, Jesus nos conta o seu significado. Depois de alimentar os 5.000, Jesus proclama (6:35): “Eu sou o pão da vida. Quem vem a Mim nunca terá fome, e quem crê em Mim nunca terá sede”. Antes de abrir os olhos do cego de nascença, Jesus diz (8:12): “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. Antes de ressuscitar Lázaro dentre os mortos, Jesus disse a Marta (11:25): “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá”

Essas são três das sete declarações “eu sou” que Jesus faz em João. As outras são: “Eu sou a porta das ovelhas” (10:7); “Eu sou o bom pastor” (10:11, 14); “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” (14:6); e: “Eu sou a videira verdadeira” (15:1, 5). Todos estes usam símbolos para nos ajudar a entender quem é Jesus.

Embora João não cite o Antigo Testamento com tanta frequência quanto Mateus, ele faz alusões frequentes a coisas do Antigo Testamento. Uma das características desses símbolos é a maneira pela qual Jesus substitui as figuras e instituições do Antigo Testamento. Ele é o novo templo, aquele sobre quem Moisés escreveu, o verdadeiro pão do céu, o verdadeiro Filho, a videira genuína, o tabernáculo, a serpente no deserto, a Páscoa.

João também usa diversas palavras-chave que têm significado simbólico. João contrastará vida e morte, luz e trevas, carne e espírito, amor e ódio, crença e descrença, verdade e mentiras, “do alto” e “da terra”.

Ouça as palavras que ele repete com frequência. Ele usa “crer” 98 vezes; “mundo” 78 vezes; “amor” 47 vezes; “saber” 131 vezes; “palavra” 45 vezes; “verdade” “verdadeiro” 49 vezes; “julgar” 30 vezes; “testemunhar” 47 vezes. Outras palavras-chave serão “glória”, “Meu Pai”, “permanecer” e “pedir”.

Dois conceitos que têm significado devido à sua repetição são que Jesus foi enviado (33 vezes referindo-se à missão de Jesus de Deus) a esta terra pelo Pai para fazer a Sua vontade na hora designada (12 vezes com referência à cruz).

Portanto, João é ao mesmo tempo seletivo e simbólico.

IV. O Evangelho de João Foi Escrito Para Que Você Creia e Tenha Vida Em Nome de Jesus.

Olhe novamente para João 20:31, “mas estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em Seu nome”. João quer que você creia. João usa o verbo crer 98 vezes, mas estranhamente ele nunca usa o substantivo. João sabe que fé é mais do que apenas conhecer a doutrina certa, é receber Jesus para que você tenha um relacionamento pessoal de amor com Ele. João 1:12 diz: “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, aos que creem no seu nome”.

Crer em Jesus é confiar Nele como seu Salvador e Senhor e caminhar em obediência aos Seus mandamentos. Veremos ao ler João que é possível ter uma crença superficial em Jesus que não resulta em vida eterna (2:23-25; 8:31-59).

Para João, crer em Jesus não é apenas algo que fazemos uma vez e acabou - crer deve ser: devemos crescer em nossa crença, tanto inicial quanto contínua e crescente. No capítulo 1, os discípulos creram em Jesus quando O conheceram, com base no testemunho de João Batista (1:7, 49-50). Mas eles também creram quando viram Jesus realizar Seu primeiro milagre, transformando água em vinho (2:11). João relata que quando entrou no túmulo vazio e viu as vestes mortuárias de Jesus, ele creu (20:8). Tomé creu em Jesus antes da ressurreição, mas o Cristo ressuscitado lhe disse: “Não sejas incrédulo, mas crente” (20:27).

Conclusão

Convido você a crer em Jesus enquanto estudamos o Evangelho de João. Torne a mensagem deste livro sua. Minha esperança é que, à medida que avançamos neste livro, você não apenas aumente sua fé em Jesus Cristo, mas também aumente seu amor por Ele. Acredito que quanto mais você conhece e ama Jesus Cristo, mais você viverá para Ele. Creia e tenha vida em Seu nome.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem