O Pai Amoroso e Seus Filhos Perdidos

O Pai Amoroso e Seus Filhos Perdidos

Texto: Lucas 15:11-32

Introdução

A. O início do Dia dos Pais:

1. 19 de junho de 1910: O primeiro Dia dos Pais foi celebrado no estado de Washington por insistência de Sonora Smart Dodd de Spokane, Washington para homenagear os pais porque seu pai a criou quando sua mãe morreu.

2. 1924: O presidente Calvin Coolidge reconheceu o Dia dos Pais como o terceiro domingo de junho e encorajou os estados a fazerem o mesmo.

3. 1956: O Congresso reconheceu oficialmente o Dia dos Pais com a aprovação de uma resolução conjunta.

4. 1966: O presidente Lyndon Johnson emitiu uma proclamação reconhecendo o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.

5. 1972: O presidente Richard Nixon o estabeleceu permanentemente.

6. Sonora Smart Dodd viveu para ver sua ideia se concretizar. Ela morreu em 1978 na idade avançada de 96 anos.

7. No Brasil: As primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho. Na ocasião, foram premiados um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos. Várias entidades da imprensa reuniram-se para promover o evento, o que causou grande repercussão. Após a realização do concurso, o Dia dos Pais no Brasil passou a ser comemorado no segundo domingo do mês agosto, como permanece até hoje.

B. Embora este seja um dia para homenagear e lembrar nossos pais terrenos, hoje, vamos nos concentrar em nosso Pai Celestial, Deus!

C. Há três parábolas de Jesus encontradas em Lucas 15 que falam do Pai Amoroso que servimos!

1. Lucas 15:3-7: A Ovelha Perdida

2. Lucas 15:8-10: A Moeda Perdida

3. Lucas 15:11-32: O Filho Perdido (pródigo)

D. Em todos elas, muitas vezes focamos nossas leituras e discussões na ovelha, moeda e filho(s), porque eles parecem ser o foco, e muitas vezes são rotulados dessa forma nos títulos de nossas Bíblias, mas elas realmente ilustram o Deus amoroso e perdoador a quem servimos.

E. Lucas 15:1-2:

1. Essas parábolas não foram contadas apenas “do nada” (como diz o ditado), mas em resposta a uma reclamação.

2. Jesus interage com dois grupos diferentes de pessoas que serão representados na última parábola, os publicanos e pecadores e os fariseus e escribas.

3. Os cobradores de impostos e pecadores queriam estar perto de Jesus e ouvir Suas palavras e preocupação por eles.

4. Os fariseus e escribas reclamaram dizendo: “Este homem recebe pecadores e come com eles”. Eles não os tolerariam ou se associariam a eles.

5. Em resposta, Jesus conta três parábolas que demonstram a natureza amorosa e perdoadora de Deus Pai

F. Vamos estudar a Parábola do Filho Pródigo e ver o que Jesus disse sobre o Pai Amoroso e Seus Filhos Perdidos!

I. O Filho Pródigo

A. Lucas 15:11-32: Esta parábola tem três personagens principais, um pai, seu filho mais novo e seu filho mais velho. A parábola diz respeito ao filho mais novo na primeira parte.

B. Há muitas coisas que aprendemos na primeira parte sobre o filho que deixou o pai e depois voltou para casa.

C. O Erro do Filho Mais Moço (Lucas 15:11-16):

1. Obstinação (Lucas 15:12): Ele pediu sua herança cedo (seu pai ainda estava vivo) e estava preocupado apenas com o “eu” sem nenhum plano real e não estava preocupado com as consequências.

2. Separação (Lucas 15.13): Ele viajou para um “país distante” longe de sua família e daqueles que se importavam com ele.

3. Vida pródiga (Lucas 15:13): Ele “desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente”

a. Pródigo (como a maioria dos títulos diz) significa “imprudente e extravagante”

b. “vida imprudente”

c. “vida tola”

d. “vida desenfreada”

e. “vida solta”

f. “estilo de vida selvagem”

g. “vida disoluta”

h. “vida pródiga”

4. Egoísmo (Lucas 15:13): Ele gastou sua herança consigo mesmo e só pensou em si mesmo.

5. Destituição (Lucas 15.14-15): Física: Ele não tinha nada para quando a fome chegasse! Espiritual: Ele se voltou para cuidar dos porcos de outra pessoa (um animal impuro para os judeus – Deuteronômio 14:8) – Uma ilustração de como as coisas estavam ruins e até onde ele havia caído.

6. Fome (Lucas 15:16): Ele não apenas violou a Lei de Moisés, mas também invejava os porcos e desejava comer as “alfarrobas” que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada!

D. No entanto, o jovem filho chegou a esse estado, invejando a comida dos porcos e morrendo de fome, Jesus fez seus ouvintes saberem que ele havia atingido o fundo do poço.

1. Às vezes, é quando aqueles que se afastaram de Deus chegam ao fundo do poço que eles decidem voltar (não importa quem ou o que é o culpado).

E. O Retorno do Filho Mais Moço (Lucas 15:17-20):

1. Percepção (Lucas 15.17): Ele percebeu que os servos de seu pai estavam em melhor situação do que ele! Ele se lembrou de como era bom em casa, eles tinham “abundância de pão”.

2. Resolução (Lucas 15.18): Ele resolveu voltar e encarar seu pai e confessar seus pecados diante de Deus e de seu pai.

3. Arrependimento (Lucas 15.19): Ele quer voltar para casa e declarar sua indignidade de ser chamado de filho e implorar ao pai que o aceite como empregado! Não mais o orgulho com que partiu, mas um coração humilde.

4. Retorno (Lucas 15:20): “Levantou-se, pois, e foi para seu pai”. Arrependimento não é apenas pensar em mudança, mas é ação, uma mudança de direção. Ele decidiu em seu coração voltar para casa e partiu para fazer o que disse.

F. Os pecadores e cobradores de impostos e qualquer um que se afaste de Deus sempre pode se arrepender, mudar de direção com humildade e voltar para Ele!

II. O Pai Amoroso

A. O jovem filho aprendeu uma valiosa lição de humildade e voltou para casa e seu pai agiu (Lucas 15:20-24):

1. Ocorre uma reconciliação (Lucas 15:20): O pai, vendo seu filho ainda longe, CORRE para ele e o sufoca em abraços e beijos.

2. Ouvindo a confissão de seu filho rebelde, o pai o veste com a melhor roupa e coloca um anel e sandálias nele (Lucas 15:21-22): As roupas significam sua posição como um de seus filhos e não como um mercenário .

3. Acontece uma grande alegria (Lucas 15.23-24): O pai pede que um bezerro gordo seja morto e preparado para um banquete porque “este meu filho estava morto e reviveu; estava perdido e foi encontrado”.

B. O pai amoroso ficou muito feliz porque seu filho “morto” e “perdido” havia retornado!

1. Parece familiar?

2. Efésios 2:1-3; 4:17-19: As pessoas que estão perdidas estão “mortas” em seus delitos e pecados e estão em trevas, tendo um “entendimento obscurecido”.

3. Por meio de Jesus, aqueles que retornam a Deus são “vivificados” (Efésios 2:4-7) e “reconciliados” com Deus (Efésios 2:14-16), não estando mais nas “trevas”, mas “filhos da luz”.  (Efésios 5:8)!

C. Não importa o quanto desperdiçarmos nossas vidas em uma vida pecaminosa ou quão longe fugimos de Deus, nosso Amoroso Pai nos abraçará e nos aceitará como Seus filhos quando nos arrependermos e retornarmos a Ele!

III. O Filho Mais Velho

A. Muitas vezes na nossa leitura ou explicação desta parábola paramos aqui e esquecemos que há outro personagem: o irmão mais velho

B. O irmão mais velho rejeita com ciúmes seu irmão mais novo (Lucas 15:25-32):

1. Ele se recusa a participar da celebração (Lucas 15:25-28)

2. Seu pai implora para que ele participe da celebração (Lucas 15:28)

3. O irmão mais velho reclama (Lucas 15:29-30):

a. “Há tantos anos que te sirvo” (Lucas 15:29)

b. “nunca transgredi um mandamento teu” (Lucas 15:29)

c. “contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com meus amigos” (Lucas 15:29)

d. “vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado” (Lucas 15:30) – Significando, “teu filho partiu, viveu uma vida pecaminosa, e ainda o acolheste de volta!”

4. A resposta do Pai Amoroso: “Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu; era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado” (Lucas 15:31-32).

C. Que nós, como cristãos, aprendamos a maneira correta de receber o filho errante que volta ao Pai amoroso – Não com ciúmes, mas com alegre celebração! (II Coríntios 2:6-8)

1. “Basta a esse tal esta repreensão feita pela maioria. De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja devorado por excessiva tristeza. Pelo que vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor”

D. Aprendamos a receber os perdidos que foram encontrados, com grande festa, de braços abertos com perdão e palavras de conforto e amor!

Conclusão

A. Esta é uma parábola de dois filhos perdidos:

1. Os pecadores e cobradores de impostos

a. Pessoas distantes de Deus que precisam ser atraídas pelo sacrifício de Jesus

b. Jesus disse que atrairia todos os homens a Si (João 12:32)

c. Jesus disse que veio buscar e salvar os perdidos (Lucas 19:10)

d. Jesus disse que veio para trazer dois rebanhos de ovelhas em um aprisco (João 10:16)

2. Os fariseus e os escribas

a. As duas primeiras parábolas da Ovelha Perdida e da Moeda Perdida eram para ensiná-los como deveriam se comportar (comemorar quando os perdidos forem encontrados).

b. Esta terceira parábola, O Filho Pródigo, mostrou-lhes como eles se comportavam (como o irmão mais velho)

c. Como o irmão mais velho que disse que nunca desobedeceu aos mandamentos do pai, os judeus pecaram repetidamente e também precisavam ser salvos, pois eram as “ovelhas perdidas de Israel” (Mateus 15:24).

B. Lições para os pais terrenos:

1. Trate seus filhos com paciência e o benefício da dúvida. Quando eles se desviarem e pecarem e depois retornarem, mostre-lhes perdão e amor.

2. Dê-lhes palavras de encorajamento e conforto.

C. O Pai Amoroso nesta parábola nos ensina a grande paciência e o incrível amor que nosso Pai Celestial tem por cada um de nós, qualquer que seja o estado em que estejamos, e o poder do perdão!

1. Romanos 5:8: “Mas Deus demonstra o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.

D. Nosso Pai Celestial AMA Seus filhos:

1. Mesmo quando eles se afastam Dele, e Ele os observa com amor!

2. Especialmente quando se arrependem e voltam!

a. Há “alegria no céu por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:7)

b. Há “alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10)

E. Qual irmão você é?

1. Você se afastou de Deus e nunca obedeceu ao evangelho?

2. Você obedeceu ao evangelho, mas se desviou em seu coração?

F. O que quer que você tenha feito, onde quer que tenha perambulado, você pode ter um retorno alegre ao se arrepender e retornar a Deus e à Sua família!

G. Se você não é um cristão, você precisa ser. Arrependa-se e seja batizado, e dê aos anjos no céu motivo para se alegrar agora mesmo!

H. Se você é um cristão e vive em pecado, arrependa-se e Ele o perdoará. Você pode causar uma celebração de anjos no céu agora mesmo!

I. Quaisquer que sejam seus pedidos, deixe-os ser conhecidos AGORA enquanto estamos de pé e cantamos!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem