Das Trevas Brilhará a Luz

Das Trevas Brilhará a Luz

Texto: II Coríntios 4:5-6

Introdução

A. Os santos de Tessalônica foram um grande exemplo de ensino do evangelho a outros em todos os lugares que foram!

1. O evangelho (“palavra do Senhor”) “ressoou” dos irmãos tessalonicenses “não somente na Macedônia e na Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se divulgou” (I Tessalonicenses 1:6-8)

2. Os santos em Tessalônica foram chamados pelo evangelho para ter a glória de Cristo. (II Tessalonicenses 2:13-14)

a. O evangelho chama os indivíduos a obedecer!

B. O chamado de Deus soou (1 Tessalonicenses 1:8)!

1. Ele “nos chamou por sua própria glória e virtude” (II Pedro 1:1-4)

2. Os santos são chamados por Deus! (I Coríntios 1:2: “Santos pelo chamado”)

3. Chamado das trevas para a Luz do Filho! (I Pedro 2:9)

C. O que o mundo sombrio e maligno ao nosso redor precisa é ouvir o evangelho!

D. Colossenses 3:16: Cantar salmos, hinos e cânticos espirituais pode ensinar e admoestar!

E. Concentraremos nossos pensamentos hoje na letra do hino “Envie a Luz” (1890) de Charles H. Gabriel (1856-1932).

F. II Coríntios 4:5-6: “Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor; e a nós mesmos como vossos servos por amor de Jesus. Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo”

G. As trevas do mundo precisam ouvir o evangelho – Quem vai “enviar a luz?”

I. Almas Para Salvar

A. A estrofe 1 do hino enfatiza a necessidade de salvar almas!

1. “Há um chamado vindo sobre a onda inquieta, 'Envie a luz! Envie a luz! Há almas para resgatar, há almas para salvar; Envie a luz! Envie a luz!”

B. O chamado que vem tocando é através do evangelho: II Tessalonicenses 2:14

1. Jesus disse que veio buscar e salvar os perdidos! (Lucas 19:10)

2. Os santos precisam brilhar a luz do evangelho no mundo escuro ao nosso redor! (II Coríntios 4:5-6)

3. Este chamado nos lembra que as almas precisam ser resgatadas porque são preciosas (Mateus 16:26)

4. Porque essas almas preciosas pecaram, elas precisam ser salvas (Romanos 3:23; 6:23)

C. Há almas para salvar, então os santos precisam “Enviar a Luz!”

II. Ajuda do Evangelho

A. A estrofe 2 enfatiza a necessidade do homem pela ajuda do evangelho!

1. “Ouvimos hoje o chamado macedônio: 'Envie a luz! Envie a luz! E uma oferta de ouro na cruz nós colocamos; Envie a luz! Envie a luz!”

B. Assim como Paulo recebeu um chamado de um homem da Macedônia em uma visão, o evangelho chama todos os cristãos a brilhar a luz das trevas: II Coríntios 4:5-6

1. Atos 16:9: O hino nos lembra do homem da Macedônia que apareceu a Paulo em uma visão pedindo ajuda dizendo: “Passa à Macedônia e ajuda-nos”.

2. Atos 16:10: Paulo e os outros com ele entenderam que precisavam pregar o evangelho ao povo da Macedônia!

3. Quando Paulo recebeu o pedido de ajuda…

a. Ele não foi construir casas e orfanatos na Macedônia.

b. Ele não estava enviando comida e outras rações.

c. Ele não pegou uma quantidade de fundos para enviar!

d. Ele não estabeleceu uma igreja patrocinadora para enviar fundos para eles distribuírem aos macedônios!

4. Ele sabia que a melhor maneira de ajudar os macedônios era garantir que o evangelho fosse ouvido pelo povo (Atos 16:11-15: Lídia e sua família creram e foram batizados!)

C. Embora devamos ir aonde podemos, ninguém pode ir a todos os lugares, mas todos nós podemos dar uma “oferta de ouro” para que aqueles que podem ir a outros lugares possam ser apoiados: Filipenses 4:15-16; II Coríntios 9:6-7

D. O evangelho é a melhor “ajuda” para um mundo sombrio e maligno! (João 3:19-21)

1. O evangelho é o poder de Deus para salvar (Romanos 1:16) e nele aprendemos sobre o pecado do homem e a cura (Romanos 3:23; João 3:16).

2. Aprendemos de Cristo, e como Ele veio a esta terra (Mateus 1; Lucas 2), viveu e ensinou a verdade (Mateus 5-7), e depois morreu na cruz e derramou Seu sangue “para o perdão dos pecados” (Mateus 20:28, 26:28; Efésios 1:7; I Coríntios 15:3-4).

3. Aprendemos então de Sua vitória sobre a morte em Sua ressurreição e Sua ascensão (Lucas 24:1-9; Atos 1:9-11; I Coríntios 15:1-8)

4. Ouvir, crer em Cristo e ser batizado “para remissão dos pecados” (Marcos 16:16; Atos 2:38) é o início de uma nova vida e andar com Deus (Romanos 6:3-8).

5. Quando as pessoas ouvem, creem e obedecem ao plano de salvação do Senhor, é quando elas são realmente ajudadas! (Tiago 1:21; João 12:48; II Tessalonicenses 1:7-9)

E. A verdadeira “ajuda” vem apresentando o homem pecador a Cristo e mostrando-lhes o plano de salvação do Senhor – “Envie a Luz” para o mundo escuro!

III. Não se Canse

A. A estrofe 3 enfatiza a perseverança – não se cansar no trabalho do amor!

1. “Não nos cansemos da obra do amor; Envie a luz! Envie a luz! Vamos juntar joias para uma coroa acima; Envie a luz! Envie a luz!”

B. Na obra de enviar a luz, não devemos nos cansar: Gálatas 6:9-10; II Timóteo 2:24-26

C. Jesus falou em parábolas, então vamos considerar uma parábola moderna sobre como a igreja pode ficar cansada e complacente e falhar em sua missão, Parábola da Estação Salva-Vidas por Dr. Theodore O. Wedel

“Numa perigosa região costeira, na qual sempre acontecia náufragos, havia uma pequena e incipiente estação salva-vidas. A construção era pouco mais que uma barraca e contava com apenas um barco, mas os poucos salva-vidas dedicados mantinham o mar sob vigilância constante.

Sem pensar no próprio conforto, saíam dia e noite, incansáveis, em busca de náufragos. Alguns que foram salvos por eles, e várias outras pessoas dos arredores, quiseram associar-se à estação, de modo que lhe dedicaram tempo, dinheiro e esforços no apoio ao trabalho ali desenvolvido. Novos barcos foram comprados e novas equipes, treinadas. A pequena estação cresceu.

Alguns integrantes da estação salva-vidas sentiam-se infelizes trabalhando e uma construção tão rude e mal equipada. Achavam que o primeiro refúgio dos resgatados deveriam ser um lugar mais confortável. Substituíram os catres de emergência por camas de verdade e colocaram mobília melhor no prédio ampliado.

Agora a estação salva-vidas se tornara um local de reunião popular para seus integrantes, que a decoraram lindamente, já que passaram a usá-la como uma espécie de clube. Menos membros da equipe se interessavam em sair para o mar em missão de resgate, de modo que contrataram salva-vidas para realizar o trabalho. Na decoração do clube ainda prevalecia o motivos de salvar vidas. Havia até um barco salva-vidas litúrgico na sala em que as recepções do clube ocorriam. Mais ou menos nessa época um navio foi a pique na costa. Os salva-vidas contratados trouxeram barcos e mais barcos cheios de gente gelada, molhada e semiafogada. Todos estavam sujos, feridos e doentes. O belo clube novo virou um caos. Então o comitê encarregado mandou construir chuveiros do lado de fora das instalações, nos quais as vítimas do naufrágio podiam limpar-se antes de entrarem.

Na reunião seguinte, houve uma divisão entre os sócios do clube. A maioria desejava suspender as atividades de salvar vidas por considerá-las desagradáveis, um estorvo para a vida social do clube. Alguns sócios insistiam que salvar vidas era seu propósito primário e salientavam que eles ainda eram chamados de estação salva-vidas. Mas acabaram sendo vencidos e tendo de ouvir que, se quisessem salvar a vida de todo o tipo de gente que se afogava naquelas águas, que começassem a construir sua própria estação salva-vidas. Foi o que fizeram.

Com o passar dos anos, a nova estação sofreu as mesmas transformações que tinham acontecido com a antiga. Evoluiu para um clube, e mais uma estação salva-vidas foi inaugurada. A história continuou a se repetir e, se você visitar aquela parte do litoral, encontrará diversos clubes exclusivos ao longo da costa. Os naufrágios continuaram frequentes naquelas águas, mas a maioria das pessoas se afogam”.

D. Algumas pessoas dizem que não têm talento para ensinar ou pregar, então o trabalho de salvar os perdidos é deixado para outra pessoa mais capaz.

1. Há quatro coisas simples que todo santo pode fazer!

a. Brilhar – Mateus 5:16: Viva pelo exemplo (Efésios 4:1-3)! Velho ditado…

1) “Sua vida pode ser todo o sermão que uma pessoa recebe – faça com que seja bom!”

b. Falar – Efésios 4:15: Como santos Cristo deve ser em nossas conversas.

1) Falamos sobre coisas importantes para nós – os outros ouvem você falar de Jesus?

c. Convidar – João 1:45-46: Seja como Filipe para Natanael: “Venha e veja!”

1) DESAFIO: Conhecer e cumprimentar duas pessoas no próximo mês e entregar a elas um “cartão de convite” da igreja (a ser distribuído)

2) Isso é algo que todos podem fazer!

d. Bem-vindo – Tiago 2:1-4: Tiago diz aos santos como acolher e como não acolher as pessoas em nossas assembleias.

1) A assembleia do povo de Deus deve ser um lugar caloroso e acolhedor!

E. Deus quer que todos os homens sejam salvos! (I Timóteo 2:3-4; II Pedro 3:9): Não nos cansaremos se lembrarmos que estamos juntando as “joias” de Deus para Ele.

F. Também nos ajudará a perseverar para lembrar que as “joias” que coletamos também serão nossa alegria e coroa (Filipenses 4:1)

G. Mateus 6:19-21: Este mundo não é nosso lar! Não devemos nos cansar ou nos contentar com os tesouros do mundo, mas buscar os tesouros do Céu! (Hebreus 12:1-3; Colossenses 3:1-3)

H. Não nos cansemos e desanimamos, mas continuemos a “Enviar a Luz!”

Conclusão

A. O coro do hino nos exorta a deixar a luz do glorioso evangelho de Cristo brilhar em todos os lugares:

1. “Envie a luz! a bendita luz do evangelho! Deixe-o brilhar de costa a costa. Envie a luz! a bendita luz do evangelho! Que brilhe para sempre.”

B. Que tipo de “estação salva-vidas” somos nós?

1. Uma que está cumprindo fielmente sua missão?

2. Uma que está se aquecendo em suas bênçãos materiais?

C. Que a graça e a misericórdia de Deus mostradas para conosco nos compelem a ser ativos em compartilhar a mesma graça e misericórdia com os outros!

D. Podemos fazer isso fazendo soar o chamado do evangelho para obedecer e proclamar os louvores de Deus!

E. A escuridão e o mal deste mundo não podem ser legislados, porque é um problema de coração!

F. O evangelho pode mudar corações e transformar vidas (I Coríntios 6:9-11) – “Envie a luz!”

G. Se você ainda não é cristão, precisa ser! Arrependa-se e seja batizado hoje!

H. Se você é um cristão, você está preparado para o Dia do Julgamento? Se não, precisa estar, se arrepender e estar pronto!

I. Quaisquer que sejam seus pedidos, deixe-os conhecidos AGORA enquanto estamos de pé e cantamos!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem