O Dia em Que O Senhor Fizer Milagres em Sua Vida

O Dia em Que O Senhor Fizer Milagres em Sua Vida
Texto: Josué 3

Introdução: Você crê que Deus faz milagres hoje? Deus faz! Por quarenta anos, os israelitas viveram em desespero e derrota no deserto. Eles foram infiéis, infrutíferos e falharam em realizar o plano de Deus para suas vidas. No entanto, no tempo de um dia eles foram transformados de vagando no deserto para andar sobre as águas e vencer guerras para Deus. Ele os levou de errantes do deserto para conquistadores de Canaã. Coisas significativas e poderosas aconteceram à nação de Israel.

Da mesma forma, alguns de nós vivemos com uma dieta desértica e sofremos privações. Não chegamos a esse lugar de vitória completa no Senhor Jesus Cristo. Assim como o povo de Israel mudou e pode cruzar o Jordão, conquistar Jericó e viver vitoriosamente na terra de Canaã, isso também pode acontecer em nossas vidas. Em Josué 3, vemos o rio de milagres e experimentamos as ondas das verdades de Deus. Agora é a hora de trocar as peregrinações pelo deserto por um caminhar em vitória espiritual. A primeira onda da verdade que devemos compreender são os requisitos para milagres.

I. Os Requisitos Para os Milagres

A. Deve haver um posicionamento de Cristo. Em Josué 3:3, “e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca da pacto do Senhor vosso Deus sendo levada pelos levitas sacerdotes, partireis vós também do vosso lugar, e a seguireis”

1. Por quarenta anos, a nação de Israel possuiu a Arca da Aliança. Em Josué 3, a Arca da Aliança é mencionada dez vezes. O que é diferente agora? A nação de Israel tinha passado de simplesmente possuir a Arca para posicionar a Arca. Por quarenta anos, aonde quer que fossem, a Arca da Aliança seguia a nação de Israel. Agora eles vão seguir a Arca. Antes eles tinham a posse dela, mas agora eles a posicionaram.

2. Se quisermos que o poder milagroso de Deus se manifeste em nossas vidas, devemos torná-Lo o Mestre de todas as áreas de nossas vidas. Muitas vezes tratamos o Senhor como um carona. Nós o pegamos e o colocamos no banco do passageiro, mas Jesus quer ser o motorista. Sempre que O fazemos o Senhor de nossas vidas e o deixamos dirigir, queremos ir aonde quer que ele vá. A Arca da Aliança é um tipo do Senhor Jesus Cristo. Continha:

- Maná - que representava a provisão de Cristo, pois Ele é o pão da vida.

- A vara de Arão que brotou - que representava o poder da ressurreição de Cristo.

- O Decálogo - que representou a perfeição de Cristo porque Jesus nunca pecou.

- O propiciatório - que representava o perdão de Cristo.

3. Deus tinha um plano, uma direção e um dia para os filhos atravessarem o Jordão e entrarem na terra de Canaã. Deus também tem uma direção, um plano e um dia para Seu povo se mudar para a terra da vitória, abundância e avivamento.

4. Precisamos entrar em Canaã e experimentar o poder miraculoso de Deus em nossas vidas. Precisamos ir aonde Deus for. Precisamos chegar a um ponto na vida em que seguimos Jesus e paramos de tentar fazer com que Jesus nos siga. Devemos sempre amar a Deus mais do que nosso ouro e ao Salvador mais do que nossa prata. Devemos amar Jesus mais do que nossos empregos e Cristo mais do que nosso dinheiro. Devemos amar o Senhor mais do que nossas terras.

B. Também deve haver uma purificação dos cristãos. Em Josué 3:5, “Disse Josué também ao povo: Santificai-vos”. Já houve um tempo em que os cristãos pareciam mais conscientes de fugir das coisas do mundo. Parece agora que queremos agradar ao homem e apaziguar a Deus. Não queremos ser muito fanáticos, muito animados ou muito diferentes. Mesmo assim, Josué disse ao povo: “Consagrem-se”.

1. Nós também precisamos consagrar ou santificar a nós mesmos - nosso coração, nossa mente, nosso lar e todas as áreas de nossa vida aos olhos do Deus Todo-Poderoso. Muitas vezes tratamos Jesus como um pneu sobressalente, invocando-o apenas em momentos de problemas e dificuldades. Mais tarde, o colocamos de volta no porta-malas e pensamos que procuraremos quando precisarmos dele novamente. Não devemos presumir da bondade, graça e grandeza de Deus. Devemos viver diariamente uma vida que agrade a Cristo. Devemos santificar diariamente nossos corações e vidas diante de Deus.

2. Antes de sermos poderosos para Deus, devemos primeiro agradar a Deus. Devemos chegar a um lugar onde purificamos nossas vidas aos olhos de Deus e permitir que Ele nos conduza através do rio dos milagres e nos coloque na terra da abundância, bênçãos e vida cristã vitoriosa. Deve haver um posicionamento de Cristo e uma purificação de nossos corações.

3. Oro para que Deus mova Sua Igreja hoje para a Terra Prometida de abundância, bênção e vida vitoriosa. Não há nenhum poder físico, nenhum poder político, nenhum poder social e nenhum poder espiritual que possa impedir a Igreja do Senhor Jesus Cristo de possuir seus bens em Jesus Cristo.

II. As Realidades Dos Milagres

Em Josué 3:5, lemos: “amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”.

A. Você não terá problemas em lidar com milagres se confiar em Deus. Alguns dizem que Deus é prisioneiro das leis da natureza; entretanto, não são as leis da natureza - são as leis de Deus, e Deus não está preso às leis da natureza. Deus pode fazer o que Ele quiser, quando Ele quiser e como Ele quiser. Nada pode impedi-lo. Nada. Ainda assim, outros perguntam como podemos explicar os milagres. Se pudéssemos explicar os milagres, então eles não seriam milagres. A única maneira de entendê-los é perceber que vêm de Deus. A única maneira de explicá-los é explicando Deus. Se pudéssemos fazer isso, então nosso Deus não seria um Deus muito grande. Nossas mentes finitas não podem compreender totalmente as habilidades infinitas do Deus Todo-Poderoso. Deus tem um desígnio e uma vontade. Ele quer mostrar ao mundo que ainda está vivo entre Seu povo.

1. Muitos acreditam que Albert Einstein foi o homem mais esperto e inteligente que já viveu, mas Einstein disse, não muito antes de morrer, que esperava um dia entender a eletricidade. Embora não entendamos totalmente a eletricidade, não precisamos ficar sentados no escuro até entendê-la. Não deixamos as luzes apagadas ou dizemos que Deus não pode fazer milagres só porque não entendemos.

2. Josué disse ao seu povo: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”. Não sei o quão fraco você pode ser, mas sei o quão maravilhoso é Deus. Não sei quantos problemas você pode enfrentar, mas sei o quão poderoso Ele é. Ele tem mais soluções do que problemas. 3. Precisamos entender que o poder de Deus está se manifestando em nossos corações e vidas e podemos viver vitoriosamente neste mundo.

B. Deus deseja entrar e sair para mostrar a este mundo Seu poder e Sua glória mais uma vez. Deus quer atender às nossas necessidades. Josué disse ao seu povo: verso 5 “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós”. Não precisamos nos preocupar com nossos amanhãs ou nossas dificuldades porque Deus vai fazer milagres. Ele vê o fim desde o início; Ele sabe tudo; e Ele entende tudo; Ele quer fazer milagres em nossas vidas e glorificar Seu santo nome.

III. As Razões Para os Milagres

A. Ele irá nos dirigir por caminhos desconhecidos. Em Josué, 3:4, lemos: “para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir, porquanto por este caminho nunca dantes passastes”.

1. Josué está dizendo que precisamos seguir a Arca porque nunca seguimos antes. Precisamos seguir a Arca se vamos atravessar o Jordão e entrar em Canaã. Devemos manter nossos olhos em Jesus, não na água da preocupação, mas na Arca do Todo-Poderoso. Não devemos ser observadores de rios, mas observadores de Arcas. Devemos tirar nossos olhos de nossos problemas, testes e provações e em Deus, que nos guiará por caminhos inexplorados a fim de alcançar a terra da vitória.

2. Milagres precederam quase todos os tempos do Velho e Novo Testamento, quando o Senhor fez algo novo entre Seu povo. Em Josué 3, algo novo estava para acontecer para os filhos de Israel e algo novo para nós. Nós também estamos prestes a ver relatos sobrenaturais tremendos da obra de Deus em nossas vidas. Ele vai nos guiar por caminhos desconhecidos.

B. Ele irá discernir um problema incomum. Em Josué, 3:7, lemos: “Então disse o Senhor a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, serei contigo”. Deus simplesmente disse a Josué que Ele iria confirmar Sua Palavra e a liderança de Josué.

1. Este mundo precisa mostrar o fato de que a Palavra de Deus é real, relevante e cheia de recursos. Deus ajudará, fortalecerá, salvará e curará todos os que confiam em Sua Palavra. Ele confirmará a pregação de Sua Palavra. Ele irá discernir para nós um problema incomum.

C. Ele demonstrará um poder imparável. Em Josué, 3:10, lemos: “E acrescentou: Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de vós, e que certamente expulsará de diante de vós os cananeus, os heteus, os heveus, os perizeus, os girgaseus, os amorreus e os jebuseus”

1. Sem falhar, Deus expulsará tudo o que está na terra. Deus expulsará os cananeus da carnalidade, os hititas da dor, os heveus do ódio, os perizeus da dor, os girgaseus da culpa, os amorreus da ansiedade e os jebuseus do ciúme. Deus expulsará tudo para que possamos viver vitoriosamente no Senhor Jesus Cristo. Seu poder é imparável. Ele prometeu abrir caminho para que Seu povo entrasse em Canaã e deseja que tenhamos vitória em todas as áreas de nossas vidas. Isso será feito por meio do poder miraculoso de Deus.

IV. As Recompensas Dos Milagres

Até agora aprendemos os requisitos, as razões, as realidades dos milagres. Ao encerrarmos esta mensagem, gostaria de encorajá-lo com as recompensas de milagres.

Em Josué, 3:13-15, lemos: “porque assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, pousarem nas águas do Jordão, estas serão cortadas, isto é, as águas que vêm de cima, e, amontoadas, pararão. Quando, pois, o povo partiu das suas tendas para atravessar o Jordão, levando os sacerdotes a arca do pacto adiante do povo, e quando os que levavam a arca chegaram ao Jordão, e os seus pés se mergulharam na beira das águas (porque o Jordão transbordava todas as suas ribanceiras durante todos os dias da sega)”

A. Quando os sacerdotes levitas entraram no rio Jordão, as águas se formaram em um monte. As águas pararam longe à altura de Adã, cidade que está junto a Zaretã. Os sacerdotes entraram no meio do poderoso rio Jordão. Então, todo homem, mulher, menino e menina passaram pelo rio dividido. Quando todos eles passaram pelo rio, onde eles encontraram a Arca? Eles a encontraram na parte mais profunda do rio.

1. Nos momentos mais profundos e sombrios, quando nos sentimos sozinhos, o Senhor Jesus pode ser mais real para nós do que nunca. Ele estará conosco no meio de nossos problemas, dores e dificuldades. Lá encontraremos a Arca. Lá encontraremos Jesus porque Ele será real para o Seu povo; ele estará lá para nos dar a vitória. Deus será tão real para nós como quando O adoramos na igreja.

B. Deus é especialista em conduzir Seu povo. Cada pessoa deve passar pelo rio no caminho para Canaã. Se quisermos entrar na terra da abundância, se quisermos conquistar nossa Jericó, devemos cruzar nosso Jordão. Jesus estará lá nos recompensando com Seu poder e presença miraculosos. Deus libertou os israelitas por meio de um problema não conquistado. Ao atravessarem o rio, encontraram a Arca. Ele não apenas nos livrará de problemas não conquistados, mas milagres também serão a porta para promessas não reclamadas.

C. Quarenta anos o povo de Israel vagou no deserto, mas neste dia, através do poder miraculoso de Deus, eles foram capazes de reivindicar a promessa de Deus e ir para a Terra Prometida. Por meio do poder miraculoso de Deus, somos capazes de alcançar pela fé e reivindicar as promessas de Sua Palavra. O rio se tornou a porta para a Terra Prometida. Assim como Deus os levou através do rio com Seu poder miraculoso, Ele também nos levará para a Terra Prometida da vida cristã vitoriosa.

Conclusão: O mesmo poder miraculoso de Deus que guiou o povo de Israel através do rio Jordão transbordando está disponível para nós hoje. Quando passarmos pelo Jordão, encontraremos Jesus mais real do que nunca em nossas vidas. Lembre-se dos requisitos, das realidades, dos motivos e das recompensas do poder miraculoso de Deus em ação em nossas vidas hoje.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem
Gostou Desse Esboço? Olha a Novidade Que Tenho Para Você!

Eu preparei um E-book Com 365 Esboços de Sermões selecionados criteriosamente durante meus mais de 20 anos de ministério. Organizei eles por livros bíblicos para simplificar a busca. Quero que você utilize livremente em suas pregações e possa transformar a vida das pessoas com a Palavra de Deus.

Se você deseja investir em seu ministério, ainda hoje, terá à disposição Um Sermão para Cada Dia do Ano! CLIQUE AQUI para adquirir seu livro.