Permanecendo Focado em Deus e Seus Propósitos Durante Tempos Sombrios

Permanecendo Focado em Deus e Seus Propósitos Durante Tempos Sombrios
Texto: Lamentações 3:19-33

Introdução:

1. Lamentações é um livro de lamentações que são lidas anualmente pelos judeus como uma lembrança da queda de Jerusalém e da destruição do templo. Elas servem como um lembrete de uma tragédia evitável causada pelo pecado - e um Deus que julga, mas mantém Seu pacto para sempre.

2. Esses cinco lamentos foram escritos por Jeremias no final de seu ministério de cinquenta e três anos; um ministério que foi um fracasso de uma perspectiva humana.

3. Um estudo de Jeremias e Lamentações pode nos ajudar a permanecer focados em Deus e em Seus propósitos para nós durante os tempos sombrios em que vivemos.

4. A Palavra de Deus adverte que no final da era da igreja:

a. Uma apostasia, uma queda, ocorrerá. 2 Tessalonicenses 2:3 “Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição”

b. Tempos difíceis virão. 2 Timóteo 3:1-7 “1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; 2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, 3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses. 6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; 7 sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade”.

c. Ambos; pregadores e pessoas serão motivados erroneamente. 2 Timóteo 4:1-5 “1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. 5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”.

d. O sucesso será medido por elementos externos, em vez de internos. Apocalipse 3:14-22 "14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. 17 Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas"

5. No meio de suas lamentações, Jeremias nos dá um vislumbre do que o manteve avançando apesar da perseguição, da prisão, das tentativas contra sua vida, e poucos, se houver, convertidos.

a. A capacidade de orar. V. 19-20

b. A capacidade de lembrar e trazer a memória a verdade relacionada a Deus. V. 21-23.

c. A capacidade de se concentrar em seu relacionamento com Deus e Sua bondade. V. 24-27

d. A capacidade de aceitar a vida, independentemente de suas complexidades e dificuldades. V. 28-33

6. Contudo, para uma compreensão mais clara de Jeremias e seu ministério, precisamos por algum tempo examinar Jeremias 1, pois é lá que encontramos a gênese de seu ministério e o foco de sua vida.

I. Jeremias Entendeu o Propósito de Deus na Sua Vida. Jeremias 1:4-6

A. Aqui vemos a presciência de Deus. “Antes que eu te formasse no ventre te conheci”

B. A predestinação de Deus. “e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta”.

C. A humildade e a incapacidade do homem.

D. Nós vemos estas verdades repetidas em toda a Bíblia. Romanos 8:28-30 “28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; 30 e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou”.

II. Jeremias Recebeu Instruções Claras e a Capacitação de Deus. Jeremias 1:7-10

A. A todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.

B. Não temas diante deles; pois eu seu contigo para te livrar, diz o Senhor.

C. Então a mão de Deus tocou a boca de Jeremias e ele se tornou o homem de Deus para o momento.

NOTA: Deus deu a Jeremias sua mensagem, sua autoridade e seu ministério.

III. Jeremias Recebeu Uma Garantia, um Aviso e Uma Promessa de Deus. Jeremias 1:11-19

A. Uma garantia: "Eu velo sobre a minha palavra para a cumprir"

B. Um aviso: “Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e deem-lhes tudo quanto eu te ordenar; não desanimes diante deles, para que eu não te desanime diante deles”.

C. Uma promessa: "Eis que hoje te ponho como cidade fortificada... Eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar", declara o Senhor.

Conclusão e Aplicação

1. Estamos nos aproximando do fim da Era da Igreja.

2. A apostasia é uma realidade.

3. Chegou o momento mais difícil.

4. Muitos pregadores e a maioria das pessoas estão erroneamente motivados.

5. O sucesso é medido por fatores externos e não internos.

6. É tudo sobre resultados mensuráveis e não fidelidade a Deus, Sua intenção original e Sua Palavra.

7. Que Deus nos ajude a permanecer focados, fervorosos e fiéis nestes tempos sombrios e às vezes perigosos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são todos moderados, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.

Não serão aprovados comentários:

1. Não relacionados ao tema do artigo;
2. Com pedidos de parceria;
3. Com propagandas (spam);
4. Com link para divulgar seu blog;
5. Com palavrões ou ofensas a quem quer que seja.

ATENÇÃO: Comentários com links serão excluídos!

Postagem Anterior Próxima Postagem